Segunda-feira, 7 de Abril de 2008

O tri do FCP

Tinha que ser: o Futebol Clube do Porto venceu a Superliga cinco semanas antes do fim do campeonato – merece que se veja o que dele se diz, e começo com uma análise extensa de LR no blog Blasfémias, que acha que o Porto não merece os troféus que ganha. Tornando curta a longa história:
“Como é possível tanta vitória seguida? Não se nasce virado para a Lua todas as semanas ao longo de 30 anos. Isto só é possível à custa de corrupção em grande escala, (...) mobilizando milhões que fluíram caudalosamente de “saco azul” sem fundo, financiado sabe-se lá como. (...) Por mim, estou farto de resultados falseados e de péssimas exibições. Como me prezo de ser um rapaz solidário, vou passar a torcer pelos mais fracos. Hoje serei boavisteiro e bracarense. Para a semana e até final do campeonato, vimaranense”.
Bruno Sena Martins, no Avatares de um desejo, não está de acordo de certeza: “Portista nascido e criado no exílio, defini a minha "orientação desportiva" na ausência de outras referências que não o amor epistolar. Ser correspondido deve ser isto”.
Rui Costa Pinto, no Mais Actual, também não vê o filme negro: “Depois de tudo o que se passou no mundo do futebol nos últimos três anos, o mérito desportivo de mais uma vitória do Porto não pode ser colocado em causa”. Mas, há sempre um mas, escreve ainda: “Contudo, os festejos de uma sociedade que se identifica apenas com o resultado desportivo para afirmar uma identidade regional, aliás, pelos piores motivos, deveria merecer a maior reflexão”.
Um benfiquista, José Medeiros Ferreira, no blog Bicho carpinteiro, lança a sua explicação: o Porto ganha “Com mais demérito dos adversários do que habitualmente. Isso não me impede de dar os parabéns a todos os portistas que conheço. Mas há dois que quero distinguir: o Miguel Guedes, símbolo da nova geração que aí vem e companheiro educado nos Artistas da Bola, e Jesualdo Ferreira, o eterno treinador adjunto no Benfica que demonstra o valor que tem num clube bem organizado”.

Outro benfiquista, Francisco Nunes Vicente, blog Mar Salgado: “Tenho obrigação de cumprimentar o FCP pela conquista do título de campeão nacional. E tenho o gosto de ver amigos meus felizes por uma conquista , esta sim, limpa e desportiva”
No meio do entusiasmo, há quem continue a não perceber o fenómeno do futebol. É o caso de Victor Abreu no blog Jantar das quartas:

”É em alturas de grande comoção futebolística como a deste fim-de-semana, que o país se assemelha, incomoda e tristemente, a uma enorme aldeia dos macacos em desvario. E com direito a exaustiva cobertura televisiva da simiesca agitação”. 

O futebol mexe com tudo, mexe com todos. Na blogoesfera, esta vitória foi assim debatida, mas não demasiado polémica. Afinal, vitórias anunciadas não deixam margem para grandes polémicas, todos o sabemos...

publicado por PRD às 23:06
link do post | comentar

PRD

Pesquisar blog

 
Estes textos são escritos para serem “falados”, ou “lidos”, pelo que não só têm algumas marca de oralidade (evidentemente, propositadas...) como é meu hábito improvisar um pouco “em cima deles” no momento em que gravo a rubrica. Também é relevante dizer que, dado tratar-se de uma “revista de blog’s” – e uma vez que os blog’s não se preocupam com a oralidade ou com a eventual citação lida dos seus textos -, tomo a liberdade de editar minimamente os textos que selecciono. Faço-o apenas para que, em rádio, não se perca a ideia do blogger pelo facto de escrever frases longas e muito entrecortadas. Da mesma forma, não reproduzo palavrões nem frases pessoalmente ofensivas, assim como evito acusações cuja possibilidade de prova é diminuta ou inexistente. Sendo uma humilde crónica de rádio, tinha ainda assim de ter alguns princípios. São estes. Quem tiver razão de queixa, não hesite!

Textos recentes

...

Blog da Semana: As Penas ...

Outra vez o casamento ent...

Em dia

Lhasa de Sela

O ritual de Cavaco

2010

Blog do Ano 2009: O Alfai...

O ano 2009 - II

O ano 2009 - I

Arquivos

Outubro 2011

Janeiro 2010

Dezembro 2009

Novembro 2009

Outubro 2009

Setembro 2009

Julho 2009

Junho 2009

Maio 2009

Abril 2009

Março 2009

Fevereiro 2009

Janeiro 2009

Dezembro 2008

Novembro 2008

Outubro 2008

Setembro 2008

Agosto 2008

Julho 2008

Junho 2008

Maio 2008

Abril 2008

Março 2008

Fevereiro 2008

Janeiro 2008

Dezembro 2007

Novembro 2007

Outubro 2007

Setembro 2007

favorito

Leituras de sábado

Declaração de voto

Seis anos já cá cantam.

Na melhor revolução cai a...

Subscrever feeds