Quarta-feira, 2 de Abril de 2008

Câmara de Comuns

A mundo dos blogues também tem as vedetas, os nomes de primeira, e mesmo os seus acontecimentos. Ora bem, acontecimento da temporada foi a entrada em funcionamento, ontem, dia das mentiras, do novo blog Câmara de Comuns. Perguntará o ouvinte: acontecimento porquê? O que tem esse blog a mais ou a menos do que tantos que nascem diariamente – diz-se que qualquer coisa como 200 por dia, em média...

Bom, o que este blog tem de diferente é exactamente a mais improvável das uniões nacionais: da esquerda à direita, um blog de gente basicamente da politica, que se junta como se fosse uma assembleia livre. Diz-se assim no editorial:

“Ocasionalmente, uma vez por mês, de hora ou hora, ou se de minuto a minuto for pertinente, a política aparecerá por estas linhas. No entanto e se pensarmos que a política está no futebol, na arte e nos espectáculos, no café da esquina, na gestão do condomínio, ou até mesmo na própria política, talvez seja compreensível que dela se fale com maior regularidade que o desejado”.

Claro que sim: no dia de estreia, e já com alguns milhares de visitantes, o Câmara de Comuns registava cerca de 20 textos obviamente políticos.

Vinte, parece muito para um dia de estreia? Parece. Talvez parece menos se virmos a ficha do blog: são 28 notáveis que assinam, de Ana Catarina Mendes a Carlos Manuel Castro, de Diogo Belford Henriques a José Pedro Amaral, passando por José Pedro Costa e Silva, Marcos Sá, Maria da Graça Carvalho, Miguel Frasquilho, Nuno Gaioso Ribeiro, Pedro Mota Soares, Rodrigo Moita de Deus, entre outros. Gente do PP, do PSD, do PS, toda junta nesta câmara que promete abalar diariamente a opinião politica publica, e neste caso também publicada. Eles dizem, em geral, que “o momento é bom” para arrancar com o blog e explicam: “Vamos ter eleições em 2009, que podem vir a ser em pack (legislativas e autárquicas). No PSD o ambiente está a aquecer, sendo que o mais certo é explodir e até já há ameaças de bomba. Mesmo o CDS, que só costuma brigar no recato dos conselhos nacionais, tem uma enigmática oposição interna a crescer, que até pode ser um soluço mas o melhor é não subestimar. A última vez que isso aconteceu, o partido acordou, na segunda-feira, com Ribeiro e Castro ao leme. Entretanto, o primeiro-ministro vai desapertando o cinto aos portugueses e se baixa mais impostos até às eleições, o mais certo é inaugurar, em 2009, o balcão Eleito Na Hora. Mas não é preciso tanto. Se a Oposição ficar como está, José Sócrates até pode repor o 1% que tirou ao IVA”.

Razões de sobra para abrir hoje a Janela a esta novo blog, que naturalmente vai integrar o já vastíssimo painel daqueles que comentam diariamente a actualidade – e que depois eu, por aqui, modestamente, vou citando.

publicado por PRD às 18:40
link do post | comentar

PRD

Pesquisar blog

 
Estes textos são escritos para serem “falados”, ou “lidos”, pelo que não só têm algumas marca de oralidade (evidentemente, propositadas...) como é meu hábito improvisar um pouco “em cima deles” no momento em que gravo a rubrica. Também é relevante dizer que, dado tratar-se de uma “revista de blog’s” – e uma vez que os blog’s não se preocupam com a oralidade ou com a eventual citação lida dos seus textos -, tomo a liberdade de editar minimamente os textos que selecciono. Faço-o apenas para que, em rádio, não se perca a ideia do blogger pelo facto de escrever frases longas e muito entrecortadas. Da mesma forma, não reproduzo palavrões nem frases pessoalmente ofensivas, assim como evito acusações cuja possibilidade de prova é diminuta ou inexistente. Sendo uma humilde crónica de rádio, tinha ainda assim de ter alguns princípios. São estes. Quem tiver razão de queixa, não hesite!

Textos recentes

...

Blog da Semana: As Penas ...

Outra vez o casamento ent...

Em dia

Lhasa de Sela

O ritual de Cavaco

2010

Blog do Ano 2009: O Alfai...

O ano 2009 - II

O ano 2009 - I

Arquivos

Outubro 2011

Janeiro 2010

Dezembro 2009

Novembro 2009

Outubro 2009

Setembro 2009

Julho 2009

Junho 2009

Maio 2009

Abril 2009

Março 2009

Fevereiro 2009

Janeiro 2009

Dezembro 2008

Novembro 2008

Outubro 2008

Setembro 2008

Agosto 2008

Julho 2008

Junho 2008

Maio 2008

Abril 2008

Março 2008

Fevereiro 2008

Janeiro 2008

Dezembro 2007

Novembro 2007

Outubro 2007

Setembro 2007

favorito

Leituras de sábado

Declaração de voto

Seis anos já cá cantam.

Na melhor revolução cai a...

Subscrever feeds