Sexta-feira, 28 de Março de 2008

Blog da Semana: Rita Redshoes

É um dos nomes que promete dar cartas na música pop em 2008: Rita Redshoes, a cantora dos Atomic Bees, que acabou por ficar mais conhecida por integrar, há quase cinco anos, a banda de David Fonseca. Aliás partilhou mesmo com ele o tema “Hold Still”. Bom, Rita chega finalmente ao disco a solo, “Dream On Girl”, dez anos depois de ter começado a sua aventura nos palcos. Uma imagem poderosa, uma voz fora do comum – e, bom, se vos falo dela, não é porque a Janela Indiscreta se tenha tornado uma crónica musical mas porque, claro, há blog ali à vista. Na verdade, há mesmo dois blogs...

Rainbowmaker é o blog central, inicial, aquela que alimenta há mais tempo, dois anos, e onde se pode descobrir o retrato da artista através das suas escolhas: letras de canções que vão de Nick Cave a Elis Regina, vídeos que vão de Nat King Cole a Transvision Vamp, para dar só uma pálida ideia da abertura musical da artista. Além dos vídeos e das letras, há imagens soltas ligadas quase sempre à música, enfim, eu diria que é como se entrássemos no quarto de Rita e pudéssemos vasculhar os seus discos, DVD’s, álbuns de fotografias. Textos, quase nada – só agora, mais recentes, apelando ao concertos, chamando a atenção para o disco. Por lá se pode saber, por exemplo, que amanhã, sábado, Rita Redshoes apresenta “Dream on Girl” na FNAC de Braga.

Mas, como vos disse, há outro blog: Rita_redshoes.blogs.sapo.pt. Este será, parece-me, o blog oficial da cantora e arrancou agora com um texto promocional onde se conta a sua vida desde o grupo de Teatro Ita Vero até ao primeiro projecto a solo, Photographs. No blog ficamos a conhecer também as ligações ao Myspace, ao HI5, enfim, a uma artista totalmente integrada nesta era de musica sem matéria, isto é, de música solta pelo espaço virtual. Já aqui tinha falado do blog de David Fonseca, um dos mais poderosos neste âmbito que mistura de alguma forma a promoção da música com o lado mais intimo e pessoal do autor, Rita acaba por seguir o mesmo percurso, embora de uma forma mais simples, menos dedicada. Na escolha da semana, prefiro o blog original, rainbowmaker.blogspot.com, que é mesmo um bocadinho dessa mundo secreto de Rita Redshoes, agora que o nome dela deixa de ser de culto para uns tantos e vai entrar na grande roda da notoriedade e da popularidade. Boa viagem , é o que lhe desejo – e que não deixe de ser ela própria, nem que seja apenas na escolha de um vídeo para o seu blog.

publicado por PRD às 18:33
link do post | comentar
2 comentários:
De Bruno Amaral a 29 de Março de 2008 às 16:57
Existe um Ponto a mais na morada do último blog. A correcta é http://rita_redshoes.blogs.sapo.pt/


De Armando Tavares a 31 de Março de 2008 às 16:07
Vejam em http://segurancaditasocial.blogspot.com/


Comentar post

PRD

Pesquisar blog

 
Estes textos são escritos para serem “falados”, ou “lidos”, pelo que não só têm algumas marca de oralidade (evidentemente, propositadas...) como é meu hábito improvisar um pouco “em cima deles” no momento em que gravo a rubrica. Também é relevante dizer que, dado tratar-se de uma “revista de blog’s” – e uma vez que os blog’s não se preocupam com a oralidade ou com a eventual citação lida dos seus textos -, tomo a liberdade de editar minimamente os textos que selecciono. Faço-o apenas para que, em rádio, não se perca a ideia do blogger pelo facto de escrever frases longas e muito entrecortadas. Da mesma forma, não reproduzo palavrões nem frases pessoalmente ofensivas, assim como evito acusações cuja possibilidade de prova é diminuta ou inexistente. Sendo uma humilde crónica de rádio, tinha ainda assim de ter alguns princípios. São estes. Quem tiver razão de queixa, não hesite!

Textos recentes

...

Blog da Semana: As Penas ...

Outra vez o casamento ent...

Em dia

Lhasa de Sela

O ritual de Cavaco

2010

Blog do Ano 2009: O Alfai...

O ano 2009 - II

O ano 2009 - I

Arquivos

Outubro 2011

Janeiro 2010

Dezembro 2009

Novembro 2009

Outubro 2009

Setembro 2009

Julho 2009

Junho 2009

Maio 2009

Abril 2009

Março 2009

Fevereiro 2009

Janeiro 2009

Dezembro 2008

Novembro 2008

Outubro 2008

Setembro 2008

Agosto 2008

Julho 2008

Junho 2008

Maio 2008

Abril 2008

Março 2008

Fevereiro 2008

Janeiro 2008

Dezembro 2007

Novembro 2007

Outubro 2007

Setembro 2007

favorito

Leituras de sábado

Declaração de voto

Seis anos já cá cantam.

Na melhor revolução cai a...

Subscrever feeds