Quinta-feira, 27 de Março de 2008

O IVA

Se o Governo não baixasse impostos, que malandro era o Governo porque pode baixar e não baixa. Agora baixou o IVA, e que malandro é o Governo por estar a baixar o imposto...
É mais ou menos assim que os blogues por onde navego reagem à notícia do dia. É claro que, como faz Rui Castro no 31 da Armada, alguns começam por citar José Sócrates no passado dia 14, ou seja, há 10 dias apenas: quem fala em baixar impostos demonstra "leviandade e irresponsabilidade", disse o primeiro-ministro. Agora, já não diz.
Uma socialista, Sofia Loureiro dos Santos, no blog Defender o Quadrado, nota que “José Sócrates cansou-se de ser previsível e de governar à direita, como o acusam os mais esquerdistas do PS. E como o tempo urge, (...) resolveu tomar medidas que contentem a classe média e Manuel Alegre”. Mas a mesma Sofia não deixa de olhar a oposição: “O que não me surpreende é ouvir aqueles que têm vindo a exigir redução de impostos há meses se estejam agora a esforçar por demonstrar como esta medida é má e eleitoralista. Nada de novo, portanto, no reino da oposição”.
Assim fala, por exemplo, Daniel Oliveira no blog Arrastão: “Como sempre: primeiro sacrifícios, depois campanha eleitoral, depois sacrifícios de novo”. Ou Carlos Abreu Amorim no Blasfémias: “Deve ser irresistível – os momentos pré-eleitorais provocam ânsias aos políticos profissionais capazes de os fazer esquecer o que juraram e os anátemas que lançaram a quem dizia que eles deveriam fazer aquilo que acabam sempre por fazer”.

Reconhecendo que “estas são objectivamente boas notícias”, Paulo Marcelo, no Cachimbo de Magritte, conclui três coisas: “Primeira. Hoje começou a campanha eleitoral. Segunda. Se nada de anómalo acontecer, o PS vai ganhar as eleições legislativas de 2009 (...). Terceira.

Se o PSD de Menezes continuar neste rumo inconsistente vai entregar a maioria absoluta numa bandeja a José Sócrates”.
No fundo é assim: todos reconhecem que a descida do IVA é de aplaudir, muitos vêem-na, no entanto, como arranque de campanha eleitoral. O que leva por exemplo David Dinis a escrever no blog O Insubmisso: “Para mim a conta está feita: um ponto de IVA a menos é igual a um voto a menos”.

No caso de Vital Moreira, se pudesse seria um voto a mais. Feliz no blog Causa Nossa, pois ele próprio já tinha defendido esta redução do IVA. Agora vai mais longe: “continuo a defender que a descida do IVA deveria ser acompanhada de medidas eficazes para combater a grande evasão ao imposto, como sucede nos sectores dos serviços, da restauração etc.

Não percebo por que é que em Portugal não é possível tornar efectivamente obrigatória a emissão de factura fiscal na aquisição de todos os bens e serviços”.
Uma ideia que fica para dar corpo a um mais efectivo cumprimento fiscal – e às tantas uma ponte para o futuro, se pensarmos que o IVA pode voltar a descer mais um bocadinho. O debate fica em aberto...

publicado por PRD às 18:29
link do post | comentar
1 comentário:
De joão melo a 29 de Março de 2008 às 03:02
ei!!!estão aqui uns dias em falta...mau maria ..ou melhor dizendo..mau pedro!!


Comentar post

PRD

Pesquisar blog

 
Estes textos são escritos para serem “falados”, ou “lidos”, pelo que não só têm algumas marca de oralidade (evidentemente, propositadas...) como é meu hábito improvisar um pouco “em cima deles” no momento em que gravo a rubrica. Também é relevante dizer que, dado tratar-se de uma “revista de blog’s” – e uma vez que os blog’s não se preocupam com a oralidade ou com a eventual citação lida dos seus textos -, tomo a liberdade de editar minimamente os textos que selecciono. Faço-o apenas para que, em rádio, não se perca a ideia do blogger pelo facto de escrever frases longas e muito entrecortadas. Da mesma forma, não reproduzo palavrões nem frases pessoalmente ofensivas, assim como evito acusações cuja possibilidade de prova é diminuta ou inexistente. Sendo uma humilde crónica de rádio, tinha ainda assim de ter alguns princípios. São estes. Quem tiver razão de queixa, não hesite!

Textos recentes

...

Blog da Semana: As Penas ...

Outra vez o casamento ent...

Em dia

Lhasa de Sela

O ritual de Cavaco

2010

Blog do Ano 2009: O Alfai...

O ano 2009 - II

O ano 2009 - I

Arquivos

Outubro 2011

Janeiro 2010

Dezembro 2009

Novembro 2009

Outubro 2009

Setembro 2009

Julho 2009

Junho 2009

Maio 2009

Abril 2009

Março 2009

Fevereiro 2009

Janeiro 2009

Dezembro 2008

Novembro 2008

Outubro 2008

Setembro 2008

Agosto 2008

Julho 2008

Junho 2008

Maio 2008

Abril 2008

Março 2008

Fevereiro 2008

Janeiro 2008

Dezembro 2007

Novembro 2007

Outubro 2007

Setembro 2007

favorito

Leituras de sábado

Declaração de voto

Seis anos já cá cantam.

Na melhor revolução cai a...

Subscrever feeds