Terça-feira, 18 de Março de 2008

Os caminhos de um link

Aqui há dias estava num debate sobre a blogoesfera e ouvi o autor de um livro sobre o tema, Luís Carmelo, do blog Miniscente, falar da linguagem dos blogues como algo sempre incompleto, cortado ás postas pelos links que dentro dos blogues se fazem de um lado para o outro. E hoje decidi preguiçosamente seguir esta ideia cortada aos bocados.
Estou a ler Francisco José Viegas no Origem das Espécies. Ele diz assim: “Está tudo dito. Mesmo para mim, que odeio piercings. Esta é a notícia sobre a guerra aos piercings”.

Está lá o link, clico, vou parar à noticia: “PS entregou hoje no Parlamento um projecto de lei que regula o funcionamento dos estabelecimentos que fazem tatuagens e aplicam “piercings”, passando a ser proibida a sua aplicação na língua”.
O Fracisco continua: “como me faltam palavras, peço para ler a Teresa Ribeiro, o João Gonçalves, o Paulo Gorjão, Ana Margarida Craveiro e o Rui Carmo. Às vezes, o absurdo toma conta de tudo, e de tal maneira, que é muito difícil convencer as pessoas de que vivem rodeadas de gente absurda”.
Agora é fácil, vou clicar em cima dos nomes de que fala o Francisco José Viegas, e tenho um olhar sobre esta questão dos piercings...
Teresa Ribeiro, no Corta-Fitas, acha que se deve ir mais longe: “Para arrumar de vez com os maus hábitos dos portugueses eu propunha que se fosse até ao fim e interditasse também:

1 - O acesso às praias entre as 11h e as 16h

2 – A venda de chupa-chupas, gomas e rebuçados às crianças

3 – O consumo de álcool
4 – O consumo de fast-food
5 – O consumo de tabaco

Também veria com bons olhos a proibição de noitadas e da venda de sapatos com o salto demasiado alto a senhoras com excesso de peso”.
João Gonçalves, no Portugal dos Pequeninos é agreste e seco: “O PS, mesquinho e asséptico, obcecado com a saúde, quer à viva força "normalizar" o português desde pequenino. (...) Se dependesse desta estranha "esquerda moderna", andávamos todos de calções ao sábado de manhã, logo às sete horas, a correr como desalmados. Só falta mesmo estender o bracinho”
Continuo a seguir o link de Viegas, aterro no Cachimbo de Magritte e leio Paulo Gorjão: “Agradeço que o PS apresente um projecto de lei tão breve quanto possível sobre um assunto que me tem tirado o sono. Refiro-me, como já perceberam, ao tipo de corta-unhas que posso utilizar. Por exemplo, gostaria de saber as cores, dimensões e material do corta-unhas perfeito”.
Ainda Ana Margarida Craveiro, no blogue Atlântico: “Só posso assumir que os critérios sejam estéticos, e que o partido maravilha do jogging nos quer todos iguais, porque é idiota demais dizer que um piercing na língua é um risco de saúde pública”. 

E fecho no O Insurgente, com Rui Carmo, que remata o seu post com a pergunta fatal: “Estes zelotas não têm mais nada com que se entreter?”
E assim se faz a leitura na blogoesfera: num só blog, A Origem das Espécies, encontrei ligações para outros cinco blogues, além da noticia original, e fui atalhando a leitura de uns para os outros, e de passagem lendo outras ideias, outros temas. E assim cheguei aqui. Confesso: sem um só piercing...

publicado por PRD às 19:16
link do post | comentar

PRD

Pesquisar blog

 
Estes textos são escritos para serem “falados”, ou “lidos”, pelo que não só têm algumas marca de oralidade (evidentemente, propositadas...) como é meu hábito improvisar um pouco “em cima deles” no momento em que gravo a rubrica. Também é relevante dizer que, dado tratar-se de uma “revista de blog’s” – e uma vez que os blog’s não se preocupam com a oralidade ou com a eventual citação lida dos seus textos -, tomo a liberdade de editar minimamente os textos que selecciono. Faço-o apenas para que, em rádio, não se perca a ideia do blogger pelo facto de escrever frases longas e muito entrecortadas. Da mesma forma, não reproduzo palavrões nem frases pessoalmente ofensivas, assim como evito acusações cuja possibilidade de prova é diminuta ou inexistente. Sendo uma humilde crónica de rádio, tinha ainda assim de ter alguns princípios. São estes. Quem tiver razão de queixa, não hesite!

Textos recentes

...

Blog da Semana: As Penas ...

Outra vez o casamento ent...

Em dia

Lhasa de Sela

O ritual de Cavaco

2010

Blog do Ano 2009: O Alfai...

O ano 2009 - II

O ano 2009 - I

Arquivos

Outubro 2011

Janeiro 2010

Dezembro 2009

Novembro 2009

Outubro 2009

Setembro 2009

Julho 2009

Junho 2009

Maio 2009

Abril 2009

Março 2009

Fevereiro 2009

Janeiro 2009

Dezembro 2008

Novembro 2008

Outubro 2008

Setembro 2008

Agosto 2008

Julho 2008

Junho 2008

Maio 2008

Abril 2008

Março 2008

Fevereiro 2008

Janeiro 2008

Dezembro 2007

Novembro 2007

Outubro 2007

Setembro 2007

favorito

Leituras de sábado

Declaração de voto

Seis anos já cá cantam.

Na melhor revolução cai a...

Subscrever feeds