Sexta-feira, 7 de Março de 2008

Cartas com História

Blogues, blogues de todo os estilos – procuro sempre, à sexta-feira, algo de novo, ou de pouco usual, ou de original. Hoje vou pela História num registo pelo menos surpreendente: Luís Bonifácio é um blogger prolixo, autor do Nova Floresta. Assumido monárquico, de Benavente, Ribatejo. Em Outubro de 2004 anunciou a criação do blog Cartas da Republica. E explicou-se:
“O presente Blogue tem por finalidade apresentar uma prespectiva da 1ª República através da correspondência recebida por duas figuras do regime, Raimundo Meira, coronel de artilharia, Governador-civil de Viana do Castelo, Deputado e Senador pelo Partido Democrático, Governador-geral de Timor, e Simas Machado, General, Deputado e Senador do Partido Evolucionista e mais tarde do Partido Liberal, (...) governador militar de Lisboa por ocasião da revolução de 28 de Maio. As cartas foram escritas por inúmeras personalidades políticas, de entre as quais destaco Afonso Costa, António José de Almeida, (...) Egas Moniz (...) Homem-Cristo (...) Teixeira Lopes (...) Cândido de Figueiredo”.
Trata-se portanto da revelação de um espólio, certamente pessoal ou de família, que quatro anos depois continua a ser regularmente alimentado e actualizado. As cartas são sempre enquadradas, deixo apenas um exemplo, sob o titulo “Amuos”:
“A organização do congresso não correu de feição a Simas Machado, que em carta escrita a António José de Almeida ponderou não se deslocar a Lisboa. Este, em carta datada de 6 de Abril, o tenta demover dessa decisão”.
Fala-se do Congresso do Partido Evolucionista...
“Meu prezado Amigo

Recebi a sua carta e escrevo-lhe esta para o demover da resolução em que está de não vir ao congresso.

É indispensável que V.Ex.ª assista a essa reunião do nosso partido porque se a questão do número é muito importante, a questão da qualidade não o é menos. E o meu amigo ao aumentar a quantidade em mais um, aumenta a qualidade em mais mil.
Peço-lhe pois encarecidamente que disponha as suas coisas e apareça cá ainda que não seja senão de passagem.
António José de Almeida”
A maioria das cartas fala da situação política, do caos, da barafunda, muitas vezes poderiam ser cartas dos dias de hoje. Exemplo:
“Que não haja desânimo, dizes-me que sim, eu pelo menos não desanimo: antes vibro com franca fé pela República, meu único credo político no passado e no presente, e no futuro se não surgir um certo rei perfeito”. Bom, não são de agora, são de antigamente – mas lê-las e acompanhar as explicações de Luís Bonifácio constitui uma interessante e às vezes divertida lição de História. “As cartas, diz o autor, são em número de 460 e cobrem o periodo que vai de 1911 a 1927, abrangendo portanto, quase todo o regime”.
Fica assim o meu blog da semana em cartasportuguesas.blogspot.com/. Uma viagem ao passado – façam então boa viagem...

publicado por PRD às 21:12
link do post | comentar

PRD

Pesquisar blog

 
Estes textos são escritos para serem “falados”, ou “lidos”, pelo que não só têm algumas marca de oralidade (evidentemente, propositadas...) como é meu hábito improvisar um pouco “em cima deles” no momento em que gravo a rubrica. Também é relevante dizer que, dado tratar-se de uma “revista de blog’s” – e uma vez que os blog’s não se preocupam com a oralidade ou com a eventual citação lida dos seus textos -, tomo a liberdade de editar minimamente os textos que selecciono. Faço-o apenas para que, em rádio, não se perca a ideia do blogger pelo facto de escrever frases longas e muito entrecortadas. Da mesma forma, não reproduzo palavrões nem frases pessoalmente ofensivas, assim como evito acusações cuja possibilidade de prova é diminuta ou inexistente. Sendo uma humilde crónica de rádio, tinha ainda assim de ter alguns princípios. São estes. Quem tiver razão de queixa, não hesite!

Textos recentes

...

Blog da Semana: As Penas ...

Outra vez o casamento ent...

Em dia

Lhasa de Sela

O ritual de Cavaco

2010

Blog do Ano 2009: O Alfai...

O ano 2009 - II

O ano 2009 - I

Arquivos

Outubro 2011

Janeiro 2010

Dezembro 2009

Novembro 2009

Outubro 2009

Setembro 2009

Julho 2009

Junho 2009

Maio 2009

Abril 2009

Março 2009

Fevereiro 2009

Janeiro 2009

Dezembro 2008

Novembro 2008

Outubro 2008

Setembro 2008

Agosto 2008

Julho 2008

Junho 2008

Maio 2008

Abril 2008

Março 2008

Fevereiro 2008

Janeiro 2008

Dezembro 2007

Novembro 2007

Outubro 2007

Setembro 2007

favorito

Leituras de sábado

Declaração de voto

Seis anos já cá cantam.

Na melhor revolução cai a...

Subscrever feeds