Quinta-feira, 28 de Fevereiro de 2008

Menezes na TV

Deu uma entrevista à SIC Noticias, avançou com propostas avulso, e agora que se discutem se alguém as quiser discutir. Assim foi Luís Filipe Menezes esta semana. Das ideias que trouxe para o debate publico, a mais polémica é sem duvida a do fim da publicidade na RTP. Se Menezes for um dia primeiro-ministro, acaba a facturação no canal público de TV
“Menezes relança a discussão sobre a RTP sem que, mais uma vez, como sempre, toque no que é verdadeiramente essencial”, escreve Adolfo Mesquita Nunes, Arte da Fuga. Para ele, essencial é isto: “o problema que ali está não tem qualquer solução satisfatória que não seja, precisamente, a saída do Estado. Até lá, podem todos andar a discutir mais milhão ou menos milhão que a coisa continuará como dantes”.
No blog Jumento, o caminho da reflexão é outro: “O líder do PSD foi à SIC e aproveitou para piscar o olho a Pinto Balsemão prometendo que no seu governo (...) acabaria com a publicidade na RTP, a mesma RTP que há pouco tempo foi reestruturada por um governo do seu partido”.
Miguel Abrantes, no blog Câmara Corporativa, aproveita para recuperar declarações de Arons de Carvalho que esclarecem o líder do PSD: “Trata-se de um gesto simpático, sobretudo para os donos da SIC e da TVI, mas é uma medida que ia custar 60 milhões de euros por ano aos portugueses através dos impostos”, acrescentando que “a televisão sem publicidade é um luxo que só três países europeus tem”.
João Pedro Henriques, no Glória Fácil, recorda o estado do país: num momento de profunda crise, “tudo o que o líder do maior partido da oposição tem para dizer é que vai tirar a publicidade da RTP? Se Menezes queria dar esta prendinha ao dr. Balsemão, não podia tê-lo num tête-à-tête privado? Será que ele, como Sócrates, também vive noutro país que não este que se chama Portugal?”
No mesmo sentido vai Eduardo Saraiva, no blog O Andarilho, quando pergunta:

“ No actual momento, a publicidade na RTP será uma das grandes preocupações dos portugueses? Na minha modesta opinião, 99% dos portugueses não estão nada, mesmo nada preocupados com este assunto”.
Daniel Marques, no blog com o seu nome, acha que o líder do PSD apenas pretendeu “piscar o olho aos grandes grupos de Comunicação Social, viabilizar a criação de um quinto canal nacional generalista e acalmar as gentes da SIC e da TVI. Assim, é levado ao colo até às eleições pelos grupos interessados pelo quinto canal e pelos actuais operadores privados, porque as preocupações com a captura de publicidade televisiva deixam de ser um problema e todos ficam a ganhar. Todos excepto os contribuintes, esses terão de sustentar a RTP a 100 por cento”.
No fim de contas, no entanto, parece-me que quem tem mesmo razão é JCS, no blog Lóbi, quando chama a este momento televisivo o “Paradoxo de Menezes” e escreve:
“Ao dizer que acaba, se for primeiro-ministro, com a publicidade na RTP, Luís Filipe Menezes deu garantias à RTP de que não ficará sem publicidade”.

publicado por PRD às 21:29
link do post | comentar

PRD

Pesquisar blog

 
Estes textos são escritos para serem “falados”, ou “lidos”, pelo que não só têm algumas marca de oralidade (evidentemente, propositadas...) como é meu hábito improvisar um pouco “em cima deles” no momento em que gravo a rubrica. Também é relevante dizer que, dado tratar-se de uma “revista de blog’s” – e uma vez que os blog’s não se preocupam com a oralidade ou com a eventual citação lida dos seus textos -, tomo a liberdade de editar minimamente os textos que selecciono. Faço-o apenas para que, em rádio, não se perca a ideia do blogger pelo facto de escrever frases longas e muito entrecortadas. Da mesma forma, não reproduzo palavrões nem frases pessoalmente ofensivas, assim como evito acusações cuja possibilidade de prova é diminuta ou inexistente. Sendo uma humilde crónica de rádio, tinha ainda assim de ter alguns princípios. São estes. Quem tiver razão de queixa, não hesite!

Textos recentes

...

Blog da Semana: As Penas ...

Outra vez o casamento ent...

Em dia

Lhasa de Sela

O ritual de Cavaco

2010

Blog do Ano 2009: O Alfai...

O ano 2009 - II

O ano 2009 - I

Arquivos

Outubro 2011

Janeiro 2010

Dezembro 2009

Novembro 2009

Outubro 2009

Setembro 2009

Julho 2009

Junho 2009

Maio 2009

Abril 2009

Março 2009

Fevereiro 2009

Janeiro 2009

Dezembro 2008

Novembro 2008

Outubro 2008

Setembro 2008

Agosto 2008

Julho 2008

Junho 2008

Maio 2008

Abril 2008

Março 2008

Fevereiro 2008

Janeiro 2008

Dezembro 2007

Novembro 2007

Outubro 2007

Setembro 2007

favorito

Leituras de sábado

Declaração de voto

Seis anos já cá cantam.

Na melhor revolução cai a...

Subscrever feeds