Segunda-feira, 25 de Fevereiro de 2008

O CDS e a memória de Lucas Pires

Eu até já sabia qual era a paisagem que hoje ia olhar a partir desta Janela Indiscreta, quando dei com Pedro Marques Lopes no blog da Atlântico. Escrevia assim:
“O actual estado do CDS faz lembrar uma cena da Vida de Brian onde estão reunidos uns activistas de um movimento. Nesse encontro clandestino vão vociferando contra o invasor romano mas de quem eles não gostam mesmo é dos membros dos outros grupos que teoricamente também lutam contra os mesmos romanos. Claro que acabam por lutar apenas entre eles. (...) O CDS cada vez mais se parece com os partidos de extrema-esquerda em 1975. A grande diferença é que estes aprenderam com os erros e conseguiram-se fundir no Bloco de Esquerda. (...) O CDS está a fazer o caminho inverso e ameaça fragmentar-se em pequenos grupos”. No blog 31 da Armada, Paulo Pinto de Mascarenhas, depois de confessar que é do CDS “desde que me conheço politicamente - ou seja, praticamente desde o 25 de Abril”, lamente o estado do partido e adianta uma explicação: “o CDS talvez seja pequeno porque alguns dos seus militantes e dos seus dirigentes o querem assim. Pequenino. Um partido quase confessional, tipo clube, onde se encontram aos domingos depois da missa. Enquanto puder vou tentar que isto não seja verdade”.

É interessante a reflexão sobre o CDS no momento em que - lá está o tema a que me ía dedicar hoje... - Simão, Martinho, Rafael e Jacinto, os quatro filhos de Francisco Lucas Pires, abrem um blog para lembrar o seu pai, com textos, memórias, “palavras de esclarecer o ontem e iluminar o amanhã”. Um dos fundadores e líderes do CDS está, graças à blogoesfera, de novo sob o olhar publico.

Miguel Poiares Maduro, que o teve no seu júri de doutoramento, escreve no blog geração de 60 que “a forma de (Lucas Pires) pensar, profundamente original, provocadora e de rasgo ensaísta antecipa a energia intelectual dos blogs. Se os textos não tivessem data original e o nome do autor pensaríamos estar perante um dos blogs do momento! Através deles damo-nos conta que Francisco Lucas Pires foi um bloguista antes dos blogs!”

João Gonçalves, no blog Portugal dos Pequeninos, descreve-o como “um intelectual inteiro, um homem justo e bom que faz falta a esta democracia descerebrada. Esta homenagem talvez ajude as gerações mais novas a entenderem que a política pós-25 nem sempre foi um local mal frequentado”.

Basta ir ao blog, que está em http:// franciscolucaspires.blogspot.com, e tudo fica claro.

Ideias inovadoras, reflexões inteligentes, pistas para o futuro.
Num momento em que o CDS/PP parece mesmo não saber que rumo levar, ou que lhe resta no quadro politico, lembrar Lucas Pires, fundador do Partido e um homem de bem num mundo sinuoso e pouco claro, parece uma coincidência daquelas que, dizia a escritora, não existem mesmo...

E que falta nos faz este homem nos dias cinzentos que vivemos...

publicado por PRD às 19:10
link do post | comentar

PRD

Pesquisar blog

 
Estes textos são escritos para serem “falados”, ou “lidos”, pelo que não só têm algumas marca de oralidade (evidentemente, propositadas...) como é meu hábito improvisar um pouco “em cima deles” no momento em que gravo a rubrica. Também é relevante dizer que, dado tratar-se de uma “revista de blog’s” – e uma vez que os blog’s não se preocupam com a oralidade ou com a eventual citação lida dos seus textos -, tomo a liberdade de editar minimamente os textos que selecciono. Faço-o apenas para que, em rádio, não se perca a ideia do blogger pelo facto de escrever frases longas e muito entrecortadas. Da mesma forma, não reproduzo palavrões nem frases pessoalmente ofensivas, assim como evito acusações cuja possibilidade de prova é diminuta ou inexistente. Sendo uma humilde crónica de rádio, tinha ainda assim de ter alguns princípios. São estes. Quem tiver razão de queixa, não hesite!

Textos recentes

...

Blog da Semana: As Penas ...

Outra vez o casamento ent...

Em dia

Lhasa de Sela

O ritual de Cavaco

2010

Blog do Ano 2009: O Alfai...

O ano 2009 - II

O ano 2009 - I

Arquivos

Outubro 2011

Janeiro 2010

Dezembro 2009

Novembro 2009

Outubro 2009

Setembro 2009

Julho 2009

Junho 2009

Maio 2009

Abril 2009

Março 2009

Fevereiro 2009

Janeiro 2009

Dezembro 2008

Novembro 2008

Outubro 2008

Setembro 2008

Agosto 2008

Julho 2008

Junho 2008

Maio 2008

Abril 2008

Março 2008

Fevereiro 2008

Janeiro 2008

Dezembro 2007

Novembro 2007

Outubro 2007

Setembro 2007

favorito

Leituras de sábado

Declaração de voto

Seis anos já cá cantam.

Na melhor revolução cai a...

Subscrever feeds