Quinta-feira, 21 de Fevereiro de 2008

Por água abaixo

A notícia é por demais conhecida, mas os comentários na blogoesfera tardaram, talvez porque estes três últimos dias foram fartos em informação ou em matéria para reflexão e análise. Mas vamos então pôr em dia o que se disse na blogoesfera sobre o chumbo do tribunal de Contas ao empréstimo à Câmara de Lisboa.
Mais do que o chumbo, interessa perceber o que se segue ou o que se pensa que se pode seguir... Daniel Oliveira, no Arrastão, não tem dúvidas: é “uma péssima notícia para a cidade de Lisboa e para os muitos pequenos fornecedores da Câmara. O preço da passagem de Santana Lopes e Carmona Rodrigues pela Câmara de Lisboa será muito alto. Mas também não deixa de ser irónico que seja a lei das Finanças Locais, de que Costa é um dos autores, a impedi-lo de dirigir a autarquia. Esperemos que PSD e Carmona tenham a decência de assumir as suas responsabilidades”
Adolfo Mesquita Nunes, no blog Arte da Fuga, prefere olhar para o futuro e vê-lo como um desafio: “Agora (...) é tempo de vermos (...) se António Costa é ou não um bom Presidente da Câmara Municipal de Lisboa. Como qualquer dona de casa que tem apenas de gerir o que tem, António Costa terá de largar os amanhãs que prometiam cantar com o dinheiro jorrando do empréstimo para, verdadeiramente, governar. E isso faz-se elencando prioridades e hierarquizando problemas. É nesse momento, nessa hora de escolher, com o pouco que se tem, o que deve ser feito, que se vê a fibra e a capacidade de um político. É por isso hora de saber se os concursos de ideias e as mudanças de logótipos e outras coisas que tais se vão manter na agenda da Câmara ou se, pelo contrário, são os lisboetas que vêm em primeiro lugar”.

No mesmo sentido escreve JCD no Blasfémias. Depois de elencar uma série de problemas que custam dinheiro mas talvez não devessem ser suportados financeiramente pela Câmara – das SRU à Egeac, da Gebalis à Casa da América Latina -, enfim, escreve: “Por aqui se vê a fibra de um político. Temos homem na autarquia ou vamos apenas assistir à choraminguice do costume e à habitual distribuição de culpas?”
No blog Nortadas, Carlos Furtado vê o chumbo como uma lição: “é um sério alerta para todos aqueles que acreditam que a melhor política camarária é endividar sem critério e "chutar" depois o problema para a frente”.

A duvida, de momento, é mesmo saber como vai António Costa dar a volta à crise que a sua própria lei criou – e que o levou a dizer que as leis são filhas dos políticos mas depois ganham vida própria – por isso resta-nos sorrir para fecha o dia com o Arcebispo de Cantuária que conta no seu blog:
“Ontem fui a Lisboa. Notei um certo abatimento na cidade. Até o empréstimo da Câmara foi por água abaixo”.

Por água abaixo, sim. Literalmente.

publicado por PRD às 23:45
link do post | comentar

PRD

Pesquisar blog

 
Estes textos são escritos para serem “falados”, ou “lidos”, pelo que não só têm algumas marca de oralidade (evidentemente, propositadas...) como é meu hábito improvisar um pouco “em cima deles” no momento em que gravo a rubrica. Também é relevante dizer que, dado tratar-se de uma “revista de blog’s” – e uma vez que os blog’s não se preocupam com a oralidade ou com a eventual citação lida dos seus textos -, tomo a liberdade de editar minimamente os textos que selecciono. Faço-o apenas para que, em rádio, não se perca a ideia do blogger pelo facto de escrever frases longas e muito entrecortadas. Da mesma forma, não reproduzo palavrões nem frases pessoalmente ofensivas, assim como evito acusações cuja possibilidade de prova é diminuta ou inexistente. Sendo uma humilde crónica de rádio, tinha ainda assim de ter alguns princípios. São estes. Quem tiver razão de queixa, não hesite!

Textos recentes

...

Blog da Semana: As Penas ...

Outra vez o casamento ent...

Em dia

Lhasa de Sela

O ritual de Cavaco

2010

Blog do Ano 2009: O Alfai...

O ano 2009 - II

O ano 2009 - I

Arquivos

Outubro 2011

Janeiro 2010

Dezembro 2009

Novembro 2009

Outubro 2009

Setembro 2009

Julho 2009

Junho 2009

Maio 2009

Abril 2009

Março 2009

Fevereiro 2009

Janeiro 2009

Dezembro 2008

Novembro 2008

Outubro 2008

Setembro 2008

Agosto 2008

Julho 2008

Junho 2008

Maio 2008

Abril 2008

Março 2008

Fevereiro 2008

Janeiro 2008

Dezembro 2007

Novembro 2007

Outubro 2007

Setembro 2007

favorito

Leituras de sábado

Declaração de voto

Seis anos já cá cantam.

Na melhor revolução cai a...

Subscrever feeds