Terça-feira, 19 de Fevereiro de 2008

Sócrates na SIC

As cheias na zona de Lisboa deram que falar, no dia de ontem, mas rapidamente foram ultrapassadas pela entrevista de José Sócrates à SIC, assinalando 3 anos de governação e num momento difícil de desgaste politico e publico.
Vamos à ronda, Paulo Pinto Mascarenhas no blog Atlântico escreve apenas: “Acabei de ver e ouvir o primeiro-ministro tentar hipnotizar dois jornalistas e o país inteiro. Acho que se hipnotizou a si mesmo para acreditar no que foi dizendo”.
Rui Costa Pinto, no Mais Actual, chamou à entrevista “um passeio alegre cheio de fantasia”. João Miranda, no Blasfémias, prefere escolher um momento da emissão: “Ricardo Costa teve hoje a oportunidade de perguntar a José Sócrates de forma directa e sem hipótese de escapatória a pergunta seguinte: Foi o Sr Primeiro-Ministro que fez mesmo os projectos ou limitou-se a assumir a responsabilidade e a autoria? Em vez disso, fez uma pergunta que permitiu que Sócrates voltasse a responder que assume a responsabilidade e a autoria. (...) Foi uma oportunidade perdida”.
Já Luiz Carvalho, no blog Instante Fatal, concorda com Zita Seabra do PSD e lamenta que “no meio de uma sessão de marketing político televisivo, onde Sócrates é na verdade bom, não tenha havido uma palavra para com os portugueses que sofreram perdas e danos com a noite do temporal”.

Joana Amaral Dias, no blog Bicho Carpinteiro, reconhece o talento do primeiro-ministro: “Sócrates não é engenheiro. É professor. Cada questão, três pontinhos sistematizados. Só faltava o power point. Foi esse o tom adoptado na entrevista, e que lhe permitiu passar entre os pingos da chuva. Literalmente. Muitas perguntas, poucas respostas directas. Muito comício, poucas explicações”.
Um elogio mesmo, o de Paulo Querido no blog Mas Certamente que Sim: “A prestação de José Sócrates (...) foi boa. Numa escala de 0 a 20, nota 16. Mais do que dominar linguagem da televisão, que domina, o Primeiro Ministro esteve genericamente bem, conseguindo mesmo a surpresa de se safar no impopular sector da Saúde. E teve uma vitória: onde se esperava arrogância, Sócrates saiu-se com educação”.
Uma nota final para o apontamento de Paulo Guinote no blog Educação do Meu Umbigo, que olhou para o final da entrevista, quando o primeiro-ministro abandona o estúdio e é de novo entrevistado por um jornalista da SIC-Noticias para comentar a sua própria prestação e dos entrevistadores. Chama-lhe “um novo método de comentário político” e comenta: “José Sócrates faz uma hilariante imitação do Ricardo Araújo Pereira a imitar José Sócrates”.

Implacável, a blogoesfera não demorou uma hora a dizer tudo isto. Só o começo – o resto debate-se nos dias que se seguem...

publicado por PRD às 19:02
link do post | comentar

PRD

Pesquisar blog

 
Estes textos são escritos para serem “falados”, ou “lidos”, pelo que não só têm algumas marca de oralidade (evidentemente, propositadas...) como é meu hábito improvisar um pouco “em cima deles” no momento em que gravo a rubrica. Também é relevante dizer que, dado tratar-se de uma “revista de blog’s” – e uma vez que os blog’s não se preocupam com a oralidade ou com a eventual citação lida dos seus textos -, tomo a liberdade de editar minimamente os textos que selecciono. Faço-o apenas para que, em rádio, não se perca a ideia do blogger pelo facto de escrever frases longas e muito entrecortadas. Da mesma forma, não reproduzo palavrões nem frases pessoalmente ofensivas, assim como evito acusações cuja possibilidade de prova é diminuta ou inexistente. Sendo uma humilde crónica de rádio, tinha ainda assim de ter alguns princípios. São estes. Quem tiver razão de queixa, não hesite!

Textos recentes

...

Blog da Semana: As Penas ...

Outra vez o casamento ent...

Em dia

Lhasa de Sela

O ritual de Cavaco

2010

Blog do Ano 2009: O Alfai...

O ano 2009 - II

O ano 2009 - I

Arquivos

Outubro 2011

Janeiro 2010

Dezembro 2009

Novembro 2009

Outubro 2009

Setembro 2009

Julho 2009

Junho 2009

Maio 2009

Abril 2009

Março 2009

Fevereiro 2009

Janeiro 2009

Dezembro 2008

Novembro 2008

Outubro 2008

Setembro 2008

Agosto 2008

Julho 2008

Junho 2008

Maio 2008

Abril 2008

Março 2008

Fevereiro 2008

Janeiro 2008

Dezembro 2007

Novembro 2007

Outubro 2007

Setembro 2007

favorito

Leituras de sábado

Declaração de voto

Seis anos já cá cantam.

Na melhor revolução cai a...

Subscrever feeds