Quarta-feira, 13 de Fevereiro de 2008

Palavras soltas

Hoje sem tema definido, recolho na blogoesfera ideias engraçadas, frases notáveis, bons pensamentos. Ainda sobre Obama e os eleições americanas, uma divertida analogia de Paulo Pinto Mascarenhas no blog da revista Atlântico: “Barack Obama é o Manuel Alegre das primárias norte-americanas. Contesta tudo e todos no seu partido mas ainda acaba em número dois”.
Ana de Amsterdam, no blog com o mesmo nome, deixa esta ideia forte que tem a ver também com Obama, e depois de ressalvar que ela própria tem sangue de várias raças: “Escolher um presidente por ser negro é pior do que rejeitá-lo pela sua cor”.

Discute-se a América – e quando se discute a América, fala-se de capitalismo. Maradona, no blog A Causa Foi Modificada:

“Curioso é o facto de o capitalismo ser uma ideia tão difícil de vender no mercado livre das ideias. Não fosse o azar com o comunismo, e o socialismo selvagem ainda seria o titular indiscutível”.

E logo Hélder, n’O Insurgente, lhe responde:

“Num mercado livre os produtos vendem-se e compram-se em dinheiro. Ora, um Ferrari é muito mais difícil de vender que um Ford Fiesta (...). No mercado das ideias o preço mede-se em realidade. É óbvio que o capitalismo tem que ser mais difícil de vender que o Fiesta socialista. A realidade é cara”.
Regresso aqui ao rectângulo e ao tema da semana. Sob o titulo “Pescadinha de rabo na boca” pergunta Victor Abreu no blog Jantar das Quartas: “Como é que a classe política pode "combater" a corrupção, se é a classe política o grande foco dessa mesma corrupção?”
E agora outra pergunta: ”O que é que lucra um homem chegar ao pico de uma montanha se, depois, não consegue descer?”. É Fernando Sobral quem deixa a questão no seu blog O Pulo do Gato. E escreve: “O recentemente falecido Sir Edmund Hillary, sobre o assunto, dizia (...): “Eu, pessoalmente, inclino-me a pensar que é bastante importante o poder descer do cimo”. Subir ao pico (do poder, da arrogância, do dever cumprido) pode ter sido o sonho de José Sócrates quando foi eleito. Saber descer à realidade parece ser, neste momento, o seu choque frontal com o clamor da sociedade”.
Este confronto com a realidade devolve-me a Pedro Mexia e ao seu excelente blog Estado Civil. Encontro esta ideia notável: “Somos frágeis e fátuos e insignificantes. O amor às vezes reduz essa insignificância ou cria a ilusão de que significamos alguma coisa. Outras vezes é o mesmo amor que nos reduz à nossa insignificância. E de cada vez que aprendemos isto, aprendemos isto pela primeira vez”.
Desdramatizo agora o final com o humor de Waldorf do Blog dos Marretas. Ao saber que o Dakar 2009 se vai realizar entre a Argentina e o Chile, aí veio ele desfazer o tema: “Outra boa ideia era fazer o Grande Prémio do Mónaco em Havana ou o Torneio de Roland Garros em Vila Velha da Rabona”. Fechar a sorrir é essencial nos dias que correm...

publicado por PRD às 23:39
link do post | comentar

PRD

Pesquisar blog

 
Estes textos são escritos para serem “falados”, ou “lidos”, pelo que não só têm algumas marca de oralidade (evidentemente, propositadas...) como é meu hábito improvisar um pouco “em cima deles” no momento em que gravo a rubrica. Também é relevante dizer que, dado tratar-se de uma “revista de blog’s” – e uma vez que os blog’s não se preocupam com a oralidade ou com a eventual citação lida dos seus textos -, tomo a liberdade de editar minimamente os textos que selecciono. Faço-o apenas para que, em rádio, não se perca a ideia do blogger pelo facto de escrever frases longas e muito entrecortadas. Da mesma forma, não reproduzo palavrões nem frases pessoalmente ofensivas, assim como evito acusações cuja possibilidade de prova é diminuta ou inexistente. Sendo uma humilde crónica de rádio, tinha ainda assim de ter alguns princípios. São estes. Quem tiver razão de queixa, não hesite!

Textos recentes

...

Blog da Semana: As Penas ...

Outra vez o casamento ent...

Em dia

Lhasa de Sela

O ritual de Cavaco

2010

Blog do Ano 2009: O Alfai...

O ano 2009 - II

O ano 2009 - I

Arquivos

Outubro 2011

Janeiro 2010

Dezembro 2009

Novembro 2009

Outubro 2009

Setembro 2009

Julho 2009

Junho 2009

Maio 2009

Abril 2009

Março 2009

Fevereiro 2009

Janeiro 2009

Dezembro 2008

Novembro 2008

Outubro 2008

Setembro 2008

Agosto 2008

Julho 2008

Junho 2008

Maio 2008

Abril 2008

Março 2008

Fevereiro 2008

Janeiro 2008

Dezembro 2007

Novembro 2007

Outubro 2007

Setembro 2007

favorito

Leituras de sábado

Declaração de voto

Seis anos já cá cantam.

Na melhor revolução cai a...

Subscrever feeds