Terça-feira, 5 de Fevereiro de 2008

Máscaras de Carnaval

Bom, se o dia é de Carnaval, aproveitemos a maré e brinquemos às máscaras, aos disfarces, às palhaçadas. Falemos, então, de futebol...
Podemos começar por Bolhão Pato, um pseudónimo no blog “Mãos ao ar” que, com graça, arrisca um post intitulado: “Ctrl + Alt + Delete”. E explica:

“Reiniciar a temporada, por favor.

Pelo menos, e isso que eu faço quando estou a jogar CM2 e perco em Belém. Não se pode cair mais fundo do que isto”

O mesmo blogger tinha feito, dias antes, uma analise ao Sporting-Porto que titulou “Ganhar à Benfica”. E onde escrevia:”Eu fiz como o comentador Rui Santos: entre atribuir um pedaço de mérito à exibição do Sporting, (...) e entregar toda a responsabilidade pelo resultado à fortuna, ao acaso ou à virgem, preferi a virgem. Sempre faz companhia. Experimentei assim, pela primeira vez em tantos anos de sofrimento, a sensação de ganhar à Benfica. Confesso que é muito agradável”.
No sempre bem informado  “Blog da bola”, outro pseudónimo que assina “bate-bolas” escreve sobre o estado geral da liga:
“O que está a acontecer é que o Porto já se apercebeu que pode falhar à vontade porque na jornada seguinte os seus mais directos adversários copiam o desaire e desta forma mantém sempre a mesma vantagem. Falem do Camacho, de Luís Filipe Vieira e da política de contratações. Falem de Filipe Soares Franco, dos seus recuos e avanços e da falta de dinheiro para contratações (...) Que é feito da garra leonina que fez com que Dias da Cunha se demitisse, assim como Peseiro? Que soluções têm o Benfica e o Sporting se não se sente o peso da oposição nos dois clubes da segunda circular? Se se deve culpar Paulo Bento das más exibições ou quem assumiu a responsabilidade das aquisições? O mesmo retrato encaixa no Benfica. Será Camacho o grande responsável pelo que está a acontecer?”
Perguntas sem resposta, ou com resposta para quem sabe. Fecho a volta com Manuel Jorge Marmelo no blog Teatro Anatómico. São generalidades, mas boas para o remate da crónica:
“Haverá obviamente quem não goste de futebol (...). Trata-se de quem se limita, como se dizia num anúncio com alguns anos, a negar uma ciência que não conhece. (...) Sendo absolutamente misterioso o modus operandi dos deuses do futebol, não é menos certo que estas divindades, ao menos, são pródigas na exibição das manifestações da sua existência. Basta-nos, aos crentes, estar no sofá, diante da televisão, para que, jogo após jogo, os milagres sucedam e os mais improváveis heróis acabem coroados com a efémera glória que um jogo de futebol concede”.
Melhor imagem deste mundo de vitórias e derrotas seria difícil. Amanhã acordamos para outro carnaval...

publicado por PRD às 22:22
link do post | comentar

PRD

Pesquisar blog

 
Estes textos são escritos para serem “falados”, ou “lidos”, pelo que não só têm algumas marca de oralidade (evidentemente, propositadas...) como é meu hábito improvisar um pouco “em cima deles” no momento em que gravo a rubrica. Também é relevante dizer que, dado tratar-se de uma “revista de blog’s” – e uma vez que os blog’s não se preocupam com a oralidade ou com a eventual citação lida dos seus textos -, tomo a liberdade de editar minimamente os textos que selecciono. Faço-o apenas para que, em rádio, não se perca a ideia do blogger pelo facto de escrever frases longas e muito entrecortadas. Da mesma forma, não reproduzo palavrões nem frases pessoalmente ofensivas, assim como evito acusações cuja possibilidade de prova é diminuta ou inexistente. Sendo uma humilde crónica de rádio, tinha ainda assim de ter alguns princípios. São estes. Quem tiver razão de queixa, não hesite!

Textos recentes

...

Blog da Semana: As Penas ...

Outra vez o casamento ent...

Em dia

Lhasa de Sela

O ritual de Cavaco

2010

Blog do Ano 2009: O Alfai...

O ano 2009 - II

O ano 2009 - I

Arquivos

Outubro 2011

Janeiro 2010

Dezembro 2009

Novembro 2009

Outubro 2009

Setembro 2009

Julho 2009

Junho 2009

Maio 2009

Abril 2009

Março 2009

Fevereiro 2009

Janeiro 2009

Dezembro 2008

Novembro 2008

Outubro 2008

Setembro 2008

Agosto 2008

Julho 2008

Junho 2008

Maio 2008

Abril 2008

Março 2008

Fevereiro 2008

Janeiro 2008

Dezembro 2007

Novembro 2007

Outubro 2007

Setembro 2007

favorito

Leituras de sábado

Declaração de voto

Seis anos já cá cantam.

Na melhor revolução cai a...

Subscrever feeds