Quinta-feira, 24 de Janeiro de 2008

Mau ambiente

Há o debate das ideias, há a opinião, há a polémica, há o acompanhamento da actualidade – há de tudo isto na blogoesfera, como vou notando aqui diariamente.

Mas às vezes há temas que a própria blogoesfera introduz na agenda mediática. Basta que uma televisão ou um jornal estejam atentos, e ali têm pano para mangas.

Trago hoje um bom exemplo, fresquinho, do dia, que encontrei no Blogue Ambientalista da Margem Sul, A-sul.
Sob o título Criminoso Abandono, e com recurso a um vídeo onde tudo o que é denunciado pode ser conferido, lá está a história que também vos conto, citando:

“Há cerca de três anos a autarquia do Seixal deixou o seu parque técnico situado no Fogueteiro para ocupar uma construção, propriedade do Construtor A.Silva & Silva, e a este grupo arrendada por uma quantia milionária que se arrastará às futuras gerações.
A autarquia elabora actualmente para o local, contrariamente ao expectável (...) mais betão e entre esse betão uma Torre megalómana da autoria do arquitecto Manuel Salgado projecto denominado Plano de Pormenor da Torre da Marinha.

As instalações do Fogueteiro estiveram até há algumas semanas atrás, vazias mas fechadas e vedadas.

Durante cerca de três anos o espaço, apesar de desocupado, mantinha as suas características, com construções que num país e num concelho pobre como o Seixal, sendo propriedade da autarquia, podiam ter sido utilizadas para outros fins a bem da população pois são da população património (...), e podiam assim servir actividades culturais, desportivas, educativas, de lazer...o corpo de Bombeiros...foram simplesmente abandonadas.

De há algumas semanas para cá, alguém tomou uma decisão incompreensível: foi retirada a vedação que envolvia aquela área, e abandonadas as estruturas à sorte de vândalos, desapareceram portas, e janelas, os vidros restantes apareceram partidos... Sem que ninguém vigiasse ou protegesse um património que é do município, que é de TODOS NÓS !
Traficantes e consumidores de droga e outro tipo de criminosos assentaram arraiais, ocupando aquele espaço, mantendo agora os residentes naquela área preocupados e inseguros (...).
Tudo isto responsabilidade e obra total dos responsáveis autárquicos que potenciou (...) a degradação do espaço e a vontade de população em aceitar todas as imposições da autarquia.
(...)Isto é um verdadeiro acto criminoso perpetrado por autarcas, eleitos, que deveriam por obrigação zelar por aquele património de todos e pela segurança e bem-estar das populações”.

As imagens que o blog exibe não deixam duvidas. O tema merece notícia, reportagem, denúncia, e esclarecimento. Deixo-o então aqui, na esperança de que alguém o siga. A agenda também é a blogoesfera que a faz.

publicado por PRD às 18:30
link do post | comentar

PRD

Pesquisar blog

 
Estes textos são escritos para serem “falados”, ou “lidos”, pelo que não só têm algumas marca de oralidade (evidentemente, propositadas...) como é meu hábito improvisar um pouco “em cima deles” no momento em que gravo a rubrica. Também é relevante dizer que, dado tratar-se de uma “revista de blog’s” – e uma vez que os blog’s não se preocupam com a oralidade ou com a eventual citação lida dos seus textos -, tomo a liberdade de editar minimamente os textos que selecciono. Faço-o apenas para que, em rádio, não se perca a ideia do blogger pelo facto de escrever frases longas e muito entrecortadas. Da mesma forma, não reproduzo palavrões nem frases pessoalmente ofensivas, assim como evito acusações cuja possibilidade de prova é diminuta ou inexistente. Sendo uma humilde crónica de rádio, tinha ainda assim de ter alguns princípios. São estes. Quem tiver razão de queixa, não hesite!

Textos recentes

...

Blog da Semana: As Penas ...

Outra vez o casamento ent...

Em dia

Lhasa de Sela

O ritual de Cavaco

2010

Blog do Ano 2009: O Alfai...

O ano 2009 - II

O ano 2009 - I

Arquivos

Outubro 2011

Janeiro 2010

Dezembro 2009

Novembro 2009

Outubro 2009

Setembro 2009

Julho 2009

Junho 2009

Maio 2009

Abril 2009

Março 2009

Fevereiro 2009

Janeiro 2009

Dezembro 2008

Novembro 2008

Outubro 2008

Setembro 2008

Agosto 2008

Julho 2008

Junho 2008

Maio 2008

Abril 2008

Março 2008

Fevereiro 2008

Janeiro 2008

Dezembro 2007

Novembro 2007

Outubro 2007

Setembro 2007

favorito

Leituras de sábado

Declaração de voto

Seis anos já cá cantam.

Na melhor revolução cai a...

Subscrever feeds