Quarta-feira, 23 de Janeiro de 2008

2 anos de Cavaco

A blogoesfera costuma cultivar as datas com apuro e aprumo, mas não ligou grande coisa aos 2 anos sobre a eleição do Professor Cavaco Silva para Presidente da República, que ontem se assinalaram.
Encontrei um elogio, que é coisa rara neste universo... Eduardo Saraiva, no blog Andarilho, reafirma a convicção com que apoiou Cavaco, acha que “Os portugueses, hoje, reconhecem a importância dessa eleição”, e recupera o que escrevera antes da eleições: "Portugal não precisa de salvadores da pátria nem de homens providenciais. Simplesmente, precisa dos melhores. Por isso, considero que o professor Cavaco Silva é, de entre os candidatos, o melhor para servir Portugal".
No blog Hoje há Conquilhas, Tomás Vasques não assinala a data mas sublinha o balanço do próprio Presidente. Depois de titular “Sobre a nossa economia fala quem sabe (ou será que agora já não sabe?)”, cita: «Tenho que dizer, com seriedade, que está melhor, na medida em que a taxa de crescimento económico é hoje mais forte do que era quando fui eleito. A confiança, apesar de tudo, também é hoje mais forte do que era há dois anos a esta parte".
Não estando relacionado com o Presidente, mas muito actual neste discurso mais optimista ou mais pessimista, acabo por encontrar um interessante texto do anónimo autor do blog Jumento. Escreve:
“Os políticos portugueses ainda não perceberam que os seus discursos optimistas pouco influenciam a economia, poderão enganar os eleitores mais descuidados ou ignorantes ou distraídos, mas pouco influenciam as decisões dos investidores e agentes económicos e, em particular, dos investidores. (...) Os políticos portugueses insistem no erro de tentarem confundir os ciclos políticos com os ciclos económicos, como pouco podem fazer com os parcos instrumentos de política económica que lhes resta têm a ilusão de que o discurso político pode influenciar a realidade. O resultado é desastroso. (...) Entre uma realidade que ninguém explica e um discurso político desfasado dessa realidade os portugueses vivem num mundo de sonhos e depressões, num dia dizem-lhes que são uns malandros pouco produtivo, no outro prometem-lhes o oásis”.
Esta análise dá que pensar, especialmente nestes dias em que a ameaça da recessão paira de novo sobre as nossas cabeças.
Num momento politico especial, em que Portugal vê paz entre a Presidência e o Governo, paz e mesmo muito sintonia, esta reflexão sobre o discurso politico poderia merecer um olhar do Presidente. Ontem havia um blog que colocava Cavaco e Sócrates no corpo desenhado dos clássicos Dupont e Dupond, da banda desenhada Tintin. Nem tanto ao mar nem tanto à terra – mas que este aniversário passa por essa paz, isso passa com certeza. A blogoesfera prova-o uma vez mais.

publicado por PRD às 18:16
link do post | comentar

PRD

Pesquisar blog

 
Estes textos são escritos para serem “falados”, ou “lidos”, pelo que não só têm algumas marca de oralidade (evidentemente, propositadas...) como é meu hábito improvisar um pouco “em cima deles” no momento em que gravo a rubrica. Também é relevante dizer que, dado tratar-se de uma “revista de blog’s” – e uma vez que os blog’s não se preocupam com a oralidade ou com a eventual citação lida dos seus textos -, tomo a liberdade de editar minimamente os textos que selecciono. Faço-o apenas para que, em rádio, não se perca a ideia do blogger pelo facto de escrever frases longas e muito entrecortadas. Da mesma forma, não reproduzo palavrões nem frases pessoalmente ofensivas, assim como evito acusações cuja possibilidade de prova é diminuta ou inexistente. Sendo uma humilde crónica de rádio, tinha ainda assim de ter alguns princípios. São estes. Quem tiver razão de queixa, não hesite!

Textos recentes

...

Blog da Semana: As Penas ...

Outra vez o casamento ent...

Em dia

Lhasa de Sela

O ritual de Cavaco

2010

Blog do Ano 2009: O Alfai...

O ano 2009 - II

O ano 2009 - I

Arquivos

Outubro 2011

Janeiro 2010

Dezembro 2009

Novembro 2009

Outubro 2009

Setembro 2009

Julho 2009

Junho 2009

Maio 2009

Abril 2009

Março 2009

Fevereiro 2009

Janeiro 2009

Dezembro 2008

Novembro 2008

Outubro 2008

Setembro 2008

Agosto 2008

Julho 2008

Junho 2008

Maio 2008

Abril 2008

Março 2008

Fevereiro 2008

Janeiro 2008

Dezembro 2007

Novembro 2007

Outubro 2007

Setembro 2007

favorito

Leituras de sábado

Declaração de voto

Seis anos já cá cantam.

Na melhor revolução cai a...

Subscrever feeds