Terça-feira, 22 de Janeiro de 2008

Dois lados da mesma moeda

Falemos então de dinheiro, ontem foi dia mau para as bolsas, os Estados Unidos pairam sobre a Europa, na blogoesfera há ideias, começo pelo blog Economia & Finanças onde Rui Cerdeira Branco escreve:
“Até sexta-feira passada a perspectiva mais veiculada era a de podermos estar perante algo raro: a Europa a passar pelos pingos da chuva enquanto do outro lado do Atlântico a recessão fizesse o seu percurso. Hoje, com duas ou três palavras simbólicas tudo mudou e o cenário que faz escola na cabeça de muita gente é bem mais conhecido: ninguém vai ao fundo sozinho. (...) Definitivamente, mesmo que face a condições normais, o preço de alguns “bifes” esteja muito barato, ainda não é tempo de investir na bolsa a menos que tenha nervos de aço ou que goste de “hibernar”.
João Pinto e Castro no Blogexisto é mais radical e catastrofista:

"O momento ideal para investir é quando há sangue a correr nas ruas", eis o imortal conselho do banqueiro Nathan Rothschild, fundador da dinastia do mesmo nome cuja fortuna se multiplicou com a derrota de Napoleão em Waterloo.

A recomendação é válida com duas qualificações:
a) Desde que se tenha dinheiro - de preferência muito dinheiro - para investir
b) Desde que ao sangue não se siga ainda mais sangue
Entretanto, pelo sim pelo não, recordem nas vossas orações desta noite aquela mão cheia de desgraçados que hoje vai para cama com menos um milhar de milhão de euros do que ontem”.
Igualmente pessimista encontro André Carvalho no blog Geração Rasca. Ele começa por dizes que “Apesar de nas últimas semanas já ser evidente que as bolsas entraram em ciclo bear market”,(...) José Sócrates continua a garantir, que este é que "vai ser o ano do crescimento económico e do regresso do investimento".” Mas depois assusta-se:

”Se nos últimos anos vivemos num período de crescimento económico e foi o que foi, nem quero imaginar como será a recessão”.
Recessão, crise, medo, esta é a palavra de ordem
É justamente quando estou a juntar estas ideias que passo pelo Blog Operatório e leio José Teófilo Duarte:

“Em comparação com o ano passado, os casinos portugueses duplicaram os lucros. Portugal é um dos países europeus que mais joga. Vão abrir mais três destes locais de fortuna e azar nos tempos mais próximos. Não acreditamos nos valores do trabalho, pelos vistos, mas não dispensamos o conforto das alcatifas que nos prometem sorte sem esforço”.
Lá está: crise de um lado, expansão e desenvolvimento do outro. Quanto maior é a crise, maior é a loucura de jogar com o dinheiro... Há sempre dois lados para uma mesma moeda..

 
 
publicado por PRD às 19:09
link do post | comentar

PRD

Pesquisar blog

 
Estes textos são escritos para serem “falados”, ou “lidos”, pelo que não só têm algumas marca de oralidade (evidentemente, propositadas...) como é meu hábito improvisar um pouco “em cima deles” no momento em que gravo a rubrica. Também é relevante dizer que, dado tratar-se de uma “revista de blog’s” – e uma vez que os blog’s não se preocupam com a oralidade ou com a eventual citação lida dos seus textos -, tomo a liberdade de editar minimamente os textos que selecciono. Faço-o apenas para que, em rádio, não se perca a ideia do blogger pelo facto de escrever frases longas e muito entrecortadas. Da mesma forma, não reproduzo palavrões nem frases pessoalmente ofensivas, assim como evito acusações cuja possibilidade de prova é diminuta ou inexistente. Sendo uma humilde crónica de rádio, tinha ainda assim de ter alguns princípios. São estes. Quem tiver razão de queixa, não hesite!

Textos recentes

...

Blog da Semana: As Penas ...

Outra vez o casamento ent...

Em dia

Lhasa de Sela

O ritual de Cavaco

2010

Blog do Ano 2009: O Alfai...

O ano 2009 - II

O ano 2009 - I

Arquivos

Outubro 2011

Janeiro 2010

Dezembro 2009

Novembro 2009

Outubro 2009

Setembro 2009

Julho 2009

Junho 2009

Maio 2009

Abril 2009

Março 2009

Fevereiro 2009

Janeiro 2009

Dezembro 2008

Novembro 2008

Outubro 2008

Setembro 2008

Agosto 2008

Julho 2008

Junho 2008

Maio 2008

Abril 2008

Março 2008

Fevereiro 2008

Janeiro 2008

Dezembro 2007

Novembro 2007

Outubro 2007

Setembro 2007

favorito

Leituras de sábado

Declaração de voto

Seis anos já cá cantam.

Na melhor revolução cai a...

Subscrever feeds