Sexta-feira, 9 de Novembro de 2007

Blog da Semana: Bussola

“Os lisboetas não são necessariamente, e por regra, menos inteligentes do que nós” – este era o titulo de um dos primeiros posts, a 23 de Outubro de 2007... A coisa prometia, portanto. E promete. O novíssimo blogue Bússola merece obviamente constituir destaque da semana porque começa assim, a vir de Norte para Sul, sem medos, e com textos onde se escreve: “Sobe-me a mostarda ao nariz sempre que um lisboeta acha de bom gosto cumprimentar-me usando uma canhota tentativa de imitar o nosso sotaque: «Atão, murcóm?!. Cumu bai o Puaaaartu?». Imbuído de um espírito cristão, contenho-me e absolvo a idiotice do infeliz, que na sua santa e doce ignorância está convencido que não tem sotaque e a sua amaricada maneira de falar é o cânone. Nessas alturas, respiro fundo, e repito mentalmente, as vezes que se revelar necessário, o maior dos ensinamentos biblícos: «Bem aventurados os pobres de espírito, porque deles será o Reino dos Céus/Bem aventurados os pobres de espírito, porque deles será o Reino dos Céus!»». Quando a minha tensão arterial regressa à normalidade, concentro os meus esforços em evitar que a condescendência que me vai na alma se reflicta no sorriso que componho.”
Teme-se o pior neste texto de Jorge Fiel? Teme-se, claro. Ao seu lado estão nomes como Manuel Serrão, Julio Magalhães, Rogério Gomes e Manuel Queiroz, entre outros, e obviamente que o Norte comanda esta bússola que anima agora a blogoesfera.”Neste dealbar do século XXI, há alfacinhas em demasia a pensarem que Lisboa é o Sol à volta da qual gira o resto do país. O que é, convenhamos, pouco inteligente”, acrescenta Jorge Fiel nesse texto quase estatutário do novo blog. Texto que, diga-se, remata assim, citandoAlmeida Garrett: «Se na nossa cidade há muito quem troque o b pelo v, há muito pouco quem troque a liberdade pela servidão».
Eis então um blog com pronuncia do Norte, com gente do Norte, com uma bússola apontada sempre ao mesmo ponto cardeal. E com humor, critica, picardia e ironia em doses generosas, ao lado de ideias e reflexões e temas de debate.
A Janela Indiscreta é alfacinha mas não é fundamentalista – por isso à Janela, esta semana, está o novo blog de “Bussolistas, Nortistas e por isso verdadeiramente elitistas”, como escreve Manuel Serrão num post em que arrasa o filme Corrupção e o apelida de... benfiquista. Eu até sou do Benfica e não conto ver a fita, nem entrar nessas fitas. Mas entro com gosto na Bússola para reencontrar o Norte militante. Encontra-se em http://bussola.blogs.sapo.pt/. Volto na segunda-feira, com noticias de um mundo a norte, a sul, ou onde quer que a minha bússola vá parar...
publicado por PRD às 00:39
link do post | comentar

PRD

Pesquisar blog

 
Estes textos são escritos para serem “falados”, ou “lidos”, pelo que não só têm algumas marca de oralidade (evidentemente, propositadas...) como é meu hábito improvisar um pouco “em cima deles” no momento em que gravo a rubrica. Também é relevante dizer que, dado tratar-se de uma “revista de blog’s” – e uma vez que os blog’s não se preocupam com a oralidade ou com a eventual citação lida dos seus textos -, tomo a liberdade de editar minimamente os textos que selecciono. Faço-o apenas para que, em rádio, não se perca a ideia do blogger pelo facto de escrever frases longas e muito entrecortadas. Da mesma forma, não reproduzo palavrões nem frases pessoalmente ofensivas, assim como evito acusações cuja possibilidade de prova é diminuta ou inexistente. Sendo uma humilde crónica de rádio, tinha ainda assim de ter alguns princípios. São estes. Quem tiver razão de queixa, não hesite!

Textos recentes

...

Blog da Semana: As Penas ...

Outra vez o casamento ent...

Em dia

Lhasa de Sela

O ritual de Cavaco

2010

Blog do Ano 2009: O Alfai...

O ano 2009 - II

O ano 2009 - I

Arquivos

Outubro 2011

Janeiro 2010

Dezembro 2009

Novembro 2009

Outubro 2009

Setembro 2009

Julho 2009

Junho 2009

Maio 2009

Abril 2009

Março 2009

Fevereiro 2009

Janeiro 2009

Dezembro 2008

Novembro 2008

Outubro 2008

Setembro 2008

Agosto 2008

Julho 2008

Junho 2008

Maio 2008

Abril 2008

Março 2008

Fevereiro 2008

Janeiro 2008

Dezembro 2007

Novembro 2007

Outubro 2007

Setembro 2007

favorito

Leituras de sábado

Declaração de voto

Seis anos já cá cantam.

Na melhor revolução cai a...

Subscrever feeds