Terça-feira, 8 de Janeiro de 2008

Inventar problemas

Confesso: estou farto da Lei do tabaco. Mais do que o referendo ao aborto, mais do que qualquer eleição ou debate, a blogoesfera vive obcecada com a lei do Tabaco, ou contra o tabaco, e o debate já enjoa. Procuro fugir-lhe, procuro política e os dias que passam. Encontro Pacheco Pereira no seu Abrupto:

“Agora que voltou o tempo das conspirações, só tenho uma coisa a sugerir: vale mais falar em público, dizer o que se pensa, deixar-se de fontes anónimas, deixar-se de recados, dar entrevistas com o rosto todo, assinar com o nome, fazer o esforço de discutir, (...) para todos verem tudo, saberem quem e porquê e assim estabelecer-se um contínuo entre os debates intra-partidários e o debate público sobre Portugal e os portugueses. Sempre é mais saudável do que andar a conspirar para depois colocar nos jornais, o que não é boa política e é péssima conspiração”.

Isto é sobre o PSD, só pode. Sobre o PS e o Governo, encontro BZ no blog O Insurgente, a garantir que a campanha eleitoral já começou porque a imprensa anuncia: “Sócrates diz que 2008 vai ser melhor para os portugueses”. Comenta o blogger : “As campanhas partidárias “começam” no primeiro dia da legislatura de qualquer Governo. Um político de sucesso entende que a percepção da maioria dos eleitores não é racional ou factual mas, sim, emocional. Gerir as expectativas do eleitorado é, por isso, essencial”.

Paulo Gorjão, de volta à blogoesfera no Cachimbo de Magritte , também comenta a declaração do primeiro-ministro: Nonsense , puro e duro. Evidentemente, Sócrates não tem (...) todos nem muitos motivos para estar particularmente optimista, tendo em conta a conjuntura internacional”. No mesmo blog, Paulo Marcelo acha que “esta crise está para ficar. Não é uma crise passageira, uma mera interrupção de crescimento. A coisa é mais séria, mesmo estrutural, da qual não sairemos sem mudanças profundas”. Depois de se explicar, deixa a pergunta: “Será que podemos acreditar na promessa de um Teixeira dos Santos sem gravata que afirma: «não serão pedidos mais sacrifícios aos portugueses»?

Estamos no domínio do pessimismo, ou se calhar do realismo:
Pedro Santana Lopes, no blog com o seu nome, estranhou o que chamou de nervosismo “do improviso de última hora do Ministro das Finanças”. E acrescentou: “Estranho Conselho de Ministros extraordinário. O Governo parece não saber o que há-de fazer”.

No blog Lóbi, JCS resume tudo a duas frases: “O Governo está farto do país e o país já não pode ver o Governo. O clima começa a ser de confronto”.

E só há uma forma de fugir a tanto pessimismo: com humor. Lá aterro no Blog do Marretas onde Waldorf sublinha uma declaração de Manuel Alegre em que o socialista afirma que o papel da esquerda é “Inventar soluções”. E responde-lhe: “Na verdade este Governo (...) infelizmente até agora esteve mais virado para a invenção de problemas”...

publicado por PRD às 19:03
link do post | comentar
1 comentário:
De madalena a 9 de Janeiro de 2008 às 16:46
Olá Pedro, gostava de lhe escrever mas não sei como. Como dizer-me o seu email?
Obrigada


Comentar post

PRD

Pesquisar blog

 
Estes textos são escritos para serem “falados”, ou “lidos”, pelo que não só têm algumas marca de oralidade (evidentemente, propositadas...) como é meu hábito improvisar um pouco “em cima deles” no momento em que gravo a rubrica. Também é relevante dizer que, dado tratar-se de uma “revista de blog’s” – e uma vez que os blog’s não se preocupam com a oralidade ou com a eventual citação lida dos seus textos -, tomo a liberdade de editar minimamente os textos que selecciono. Faço-o apenas para que, em rádio, não se perca a ideia do blogger pelo facto de escrever frases longas e muito entrecortadas. Da mesma forma, não reproduzo palavrões nem frases pessoalmente ofensivas, assim como evito acusações cuja possibilidade de prova é diminuta ou inexistente. Sendo uma humilde crónica de rádio, tinha ainda assim de ter alguns princípios. São estes. Quem tiver razão de queixa, não hesite!

Textos recentes

...

Blog da Semana: As Penas ...

Outra vez o casamento ent...

Em dia

Lhasa de Sela

O ritual de Cavaco

2010

Blog do Ano 2009: O Alfai...

O ano 2009 - II

O ano 2009 - I

Arquivos

Outubro 2011

Janeiro 2010

Dezembro 2009

Novembro 2009

Outubro 2009

Setembro 2009

Julho 2009

Junho 2009

Maio 2009

Abril 2009

Março 2009

Fevereiro 2009

Janeiro 2009

Dezembro 2008

Novembro 2008

Outubro 2008

Setembro 2008

Agosto 2008

Julho 2008

Junho 2008

Maio 2008

Abril 2008

Março 2008

Fevereiro 2008

Janeiro 2008

Dezembro 2007

Novembro 2007

Outubro 2007

Setembro 2007

favorito

Leituras de sábado

Declaração de voto

Seis anos já cá cantam.

Na melhor revolução cai a...

Subscrever feeds