Sexta-feira, 4 de Janeiro de 2008

Blog da semana: Gravidário

É um ano todo novo que começa... E foi por essa via que me inspirei para escolher o blog da semana. Escolhi um legítimo representante de uma classe de blogues que abunda na internet: os diários de grávidas. Isso mesmo: mulheres que decidem partilhar com o mundo a magia, a beleza, a intensidade, também as dores e os momentos menos simpáticos, dos nove meses que dura uma gravidez.
Há imensos blogues deste tipo, escolhi um que me pareceu equilibrado, nem excessivamente sentimental nem demasiado prático, uma fina mistura do vasto universo de experiências e sensações que a maternidade sempre implica.
Experimentem então: http://gravidario.blogspot.com/
Chegam ao Gravidário, “História de uma gravidez em processo, a começar na cabeça, antes de passar à barriga. Quiçá um ano de gestação”.
A autora abre o blog antes mesmo de estar grávida, em Fevereiro de 2007. Começa por contar a consulta à ginecologista que abre o processo:
“A consulta correu como previsto, ou não fosse esta uma segunda viagem: ácido fólico assim que esteja a contar engravidar, análises, citologia e ecografia. Desta vez juntámos aos exames da praxe uma mamografia. Discutimos as vantagens e inconveninentes de uma amniocentese (Ah, pois! Que a aspirante a grávida é cota a caminho dos 35!). Conversámos sobre a gravidez anterior, como correu bem, sem problemas - matámos saudades. Tudo isto num clima de tal proximidade como só podia acontecer entre mulheres”.
Daí para a frente é todo o processo, o dia-a-dia desde o primeiríssimo dia.
As últimas noites de copos:
“Duas Quintas, Monte Velho e Alvarinho por companhia. Tenho dois meses para me despedir”.
Os meses que vão passando, e há a descoberta de que é um rapaz, o Carlos.
“Sentir-lhe um pezinho, aqui mesmo por baixo do meu umbigo, de tal forma que o pude agarrar, aperceber-me perfeitamente do calcanhar, pedir-lhe que não se esticasse tanto, em vão... Esteve assim mais uma meia hora. Também o pai lhe acariciou aquele pé, a irmã, eu de novo, muitas vezes, mas nada o demoveu. Quase podia ter aproveitado para te experimentar as botas. De repente tomou nova posição e pronto... a mãe respirou aliviada e triste - Quando te voltarei a envolver assim, nas mãos? Ainda falta tanto, embora às vezes me pareça já amanhã...”
Discursos comoventes, uns dias mais práticos, outros mais ensimesmados. O Carlos vai nascer em Fevereiro e a mãe, no Gravidário, vive os dias com intensidade:
“Sempre achei bonita a imagem de uma mulher grávida no Natal. Nunca tinha acontecido. É desta”
Ou este post: “Estar grávida é... O estado de fragilidade emocional levar-me às lágrimas com a actuação dos filhos dos outros, na festa de Natal da minha filha (a mais velha)”.
Em Fevereiro chegará então o Carlos e o blog terá atingido o seu objectivo. Ou pode começar ali outro blog. Não sei: sei que até eu, que fui pai há 11 anos, me comovi com alguns momentos deste Gravidário que hoje escolho “blog da semana”.
publicado por PRD às 19:02
link do post | comentar

PRD

Pesquisar blog

 
Estes textos são escritos para serem “falados”, ou “lidos”, pelo que não só têm algumas marca de oralidade (evidentemente, propositadas...) como é meu hábito improvisar um pouco “em cima deles” no momento em que gravo a rubrica. Também é relevante dizer que, dado tratar-se de uma “revista de blog’s” – e uma vez que os blog’s não se preocupam com a oralidade ou com a eventual citação lida dos seus textos -, tomo a liberdade de editar minimamente os textos que selecciono. Faço-o apenas para que, em rádio, não se perca a ideia do blogger pelo facto de escrever frases longas e muito entrecortadas. Da mesma forma, não reproduzo palavrões nem frases pessoalmente ofensivas, assim como evito acusações cuja possibilidade de prova é diminuta ou inexistente. Sendo uma humilde crónica de rádio, tinha ainda assim de ter alguns princípios. São estes. Quem tiver razão de queixa, não hesite!

Textos recentes

...

Blog da Semana: As Penas ...

Outra vez o casamento ent...

Em dia

Lhasa de Sela

O ritual de Cavaco

2010

Blog do Ano 2009: O Alfai...

O ano 2009 - II

O ano 2009 - I

Arquivos

Outubro 2011

Janeiro 2010

Dezembro 2009

Novembro 2009

Outubro 2009

Setembro 2009

Julho 2009

Junho 2009

Maio 2009

Abril 2009

Março 2009

Fevereiro 2009

Janeiro 2009

Dezembro 2008

Novembro 2008

Outubro 2008

Setembro 2008

Agosto 2008

Julho 2008

Junho 2008

Maio 2008

Abril 2008

Março 2008

Fevereiro 2008

Janeiro 2008

Dezembro 2007

Novembro 2007

Outubro 2007

Setembro 2007

favorito

Leituras de sábado

Declaração de voto

Seis anos já cá cantam.

Na melhor revolução cai a...

Subscrever feeds