Sexta-feira, 21 de Dezembro de 2007

Blog da semana: Bitaites

Estamos na fase crítica dos balanços do ano. Eu próprio me apresto a lançar um olhar à blogoesfera de 2007 daqui a poucos dias. Mas hoje, na escolha do blog da semana, arrisco o óbvio: escolho aquele que uma votação dupla – de leitores de blogues e de um júri de pessoas ligadas à comunidade blogger – elegeu como o melhor blog de 2007. Chama-se Bitaites, é assinado por Marco, e tem como subtítulo “A Informática foi apenas um pretexto”.
Uma leitura atenta do blog permite-me dizer que não é taxativamente o melhor do ano. Mas é bom – porque vem do mundo da informática mas escreve em bom português, porque tem humor, porque tem interesses para lá da informática, porque informa para lá de opinar.
O futuro, digo eu, passa por esta saudável confluência de vectores: opinião, informação, entretenimento, humor, afectos. O Bitaites é tudo isso com grafismo arejado e eficaz e a imagem usada com parcimónia, o que me agrada.
Quando soube que ganhou o prémio de melhor blog do ano, o autor do Bitaites chegou-se à frente:
Sinto-me a Paris Hilton da blogosfera: loira, burra e cheia de atenções que não mereço. Não pretendo é fazer um vídeo porno rasca ou desfilar como um gafanhoto fotogénico - escusam de insistir”. Inteligente, analisa o fenómeno:
”Classificamos tudo. E a mais cruel dessas classificações é a que estabelece um determinado projecto como ‘O melhor entre não sei quantos’. Os sensatos relativizam (...), os que têm dor de cotovelo ou levam isto demasiado a peito passam logo ao ataque. As pessoas que aqui chegaram por causa do prémio quadruplicaram o número de visitas do blogue. Muitas chegaram aqui à espera que eu seja ‘melhor’ do que cada uma das múltiplas referências que carregam – como se vê, nem vale a pena pensar no assunto. Não se trocam certezas como se estas fossem cromos de caderneta, a não ser que o coleccionador seja o José Veiga”.
Noutro post, Marco explica a lógica da sua vitória, com uma humildade desarmante e às tantas escreve: ”Aos que acham que desprezo esta vitória por fora e me delicio por dentro, chamando-me hipócrita, peço que aprendam a diferenciar cérebro de estômago. Estas coisas são apenas Pão-de-ló para o ego: engordam mas não alimentam. Encheram-me a barriguinha, mas não me inspiraram”.
E para não desanimar quem chega ao blog por causa do prémio, o autor, inteligente, descarrega alguns dos seus melhores posts do passado, para que se percebam os seus interesses, o seu estilo, e o que na verdade é este Bitaites agora eleito.
Resultado: pode não ser o melhor blog de Portugal no ano da graça de 2007, mas é obviamente um excelente blog, bem escrito, inteligente, humorado, informado.
Podem encontrá-lo em http://bitaites.org/ e o autor seguramente partilha neste momento as palavras de um homem cujo trabalho admira: o fotógrafo Henri Cartier-Bresson. Dizia ele, citado no Bitaites:
«O reconhecimento é um fardo muito pesado para se carregar. Não quero ser fotografado, identificado, quero ser anónimo. A celebridade é horrível. Eu sou libertário. Tenho horror ao poder. A notoriedade como fotógrafo é uma forma de poder que recuso».
publicado por PRD às 18:42
link do post | comentar

PRD

Pesquisar blog

 
Estes textos são escritos para serem “falados”, ou “lidos”, pelo que não só têm algumas marca de oralidade (evidentemente, propositadas...) como é meu hábito improvisar um pouco “em cima deles” no momento em que gravo a rubrica. Também é relevante dizer que, dado tratar-se de uma “revista de blog’s” – e uma vez que os blog’s não se preocupam com a oralidade ou com a eventual citação lida dos seus textos -, tomo a liberdade de editar minimamente os textos que selecciono. Faço-o apenas para que, em rádio, não se perca a ideia do blogger pelo facto de escrever frases longas e muito entrecortadas. Da mesma forma, não reproduzo palavrões nem frases pessoalmente ofensivas, assim como evito acusações cuja possibilidade de prova é diminuta ou inexistente. Sendo uma humilde crónica de rádio, tinha ainda assim de ter alguns princípios. São estes. Quem tiver razão de queixa, não hesite!

Textos recentes

...

Blog da Semana: As Penas ...

Outra vez o casamento ent...

Em dia

Lhasa de Sela

O ritual de Cavaco

2010

Blog do Ano 2009: O Alfai...

O ano 2009 - II

O ano 2009 - I

Arquivos

Outubro 2011

Janeiro 2010

Dezembro 2009

Novembro 2009

Outubro 2009

Setembro 2009

Julho 2009

Junho 2009

Maio 2009

Abril 2009

Março 2009

Fevereiro 2009

Janeiro 2009

Dezembro 2008

Novembro 2008

Outubro 2008

Setembro 2008

Agosto 2008

Julho 2008

Junho 2008

Maio 2008

Abril 2008

Março 2008

Fevereiro 2008

Janeiro 2008

Dezembro 2007

Novembro 2007

Outubro 2007

Setembro 2007

favorito

Leituras de sábado

Declaração de voto

Seis anos já cá cantam.

Na melhor revolução cai a...

Subscrever feeds