Terça-feira, 18 de Dezembro de 2007

Vai abrir a caça ao fumador

Tabaco, fumadores, nova lei – o debate vai aquecer nos próximos dias com a aproximação do primeiro de Janeiro. Por enquanto, a blogoesfera ainda se dispersa, mas já começa a haver sinais do que aí vem. Ontem, por exemplo, Jorge Ferreira, no blog Tomar Partido, criou polémica com este post :
“Estou curioso para ver o que vão fazer nas prisões com a nova lei do tabaco. O Governo vai pôr seringas à disposição dos presos toxicodependentes, mas quer proibir os cigarros, o que seria verdadeiramente fantástico. Uma solução para um fumador preso será talvez injectar nicotina. E se permitir que os presos fumem, então será caso para dizer que quem se porta mal safa-se sempre. Bem, bem vistas as coisas já vivemos num país com múltiplos exemplos destes”. Vasco Barreto, no blog Memória Inventada, não demorou tempo a responder: “Este parágrafo (…) é péssimo em... enfim, em tudo. Na forma, porque os adesivos e as pastilhas de nicotina anulam o punch do "injectar nicotina". No rigor, porque (…) poderão ser criadas áreas para reclusos fumadores, em celas ou camaratas. E no princípio, pois esta lei, independentemente de eventuais pulsões higienistas, na prática pretende defender a saúde de quem não fuma e não apenas complicar a vida aos fumadores”. Filipe Nunes Vicente, no blog Mar Salgado, critica também Jorge Ferreira mas por outro lado: “Quem ainda não quis perceber que os presos têm heroína porque existem funcionários corruptos e/ou incompetentes, e quem ainda não percebeu que seringas esterilizadas não são um luxo mas uma forma de prevenir as infecções pelos vários tipos de HIV (…), também não é agora que vai perceber. Inevitavelmente”
No blog Portugal Tuga , o tema merece ainda uma pergunta no mínimo divertida: “Mas… e se fumarem? Pagam multa? Vão presos?”
A questão dos detidos e do fumo é uma das muitas que começa a agora a levantar-se face à nova lei. Mas também há boas notícias. F . Vale no blog Open Mind revela, com base em notícia de jornal, aquilo que considera ser “um incentivo para os fumadores nacionais”:
Estima-se que desde a entrada em vigor da lei já tenham deixado de fumar mais de 1,2 milhões de pessoas em Espanha”.
No sentido oposto, ou seja, entre a liberdade e o incentivo, Daniel Oliveira abre no blog Arrastão um apelo público:
“Não sei se conseguirei levar esta ideia a bom porto. Mas apelo aos leitores do Arrastão que, a partir de dia 1 de Janeiro, me informem de restaurantes, bares e discotecas da sua cidade onde se pode continuar a fumar para aqui lhes fazer publicidade gratuita num roteiro para fumadores”.
E no mesmo dia em que lança o desafio, um anónimo ADM abre o blog Dignidade do Fumador. Carta de princípios sumária: “A intenção é juntar as vozes que como eu aos 17 anos (mais tarde ou mais cedo) começaram a fumar numa sociedade que para além de não condenar o seu uso quase o fomentava. (…) Criei este Blog para que aqueles que se sentem Excluídos e humilhados por uma lei que olha para nós, simples fumadores, como criminosos que ainda não somos, mas que não queremos vir a ser, só porque um dia, como era normal na nossa sociedade, começámos a fumar”
O tema vai dar pano para mangas. Está aberto o debate, antes de abrir a caça ao fumador…
publicado por PRD às 18:59
link do post | comentar
3 comentários:
De Sandra Rocha a 19 de Dezembro de 2007 às 11:04
Realmente vai ser uma grande batalha ou vai haver muitas multas ou vão-se conformar.

Eu não sou fumadora mas respeito quem fume como quero que me respeitem, há certo locais que acho bem que seja proibido, agora em restaurantes ou bares acho que deveriam era dividirem como há em certos locais fumadores e não fumadores mas é sempre dificil porque num grupo de pessoas há sempre os dois lados.
Ficamos a aguardar.


De MrCosmos a 26 de Dezembro de 2007 às 01:12
Também ja tive oportunidade de comentar no meu "espaço" sobre o assunto.
Isto ainda vai dar muito que falar.


De Jose Mesquita a 3 de Janeiro de 2008 às 11:07
Este país está a tornar-se o país das proibições. Proibido fumar, proibido circular a mais de 120km, proibido beber, proibido fumar um charro e a lista nunca mais acaba.
Eu não vivi no tempo de Salazar mas face às circunstâncias penso que na altura era um país com mais alguma liberdade. O Sr. Sócrates que é um indivíduo que vai morrer saudável devia de banir o tabaco das prateleiras e de tratar melhor da saúde dos portugueses e não andar a fechar unidades hospitalares, centros de saúde, maternidades e afins.
Por falar no tempo de Salazar, corremos o risco do reaparecimento, embora eles já existam, de delatores, a apontar o dedo aos fumadores e a denunciar quem fuma e onde se fuma. Enfim, o nosso país é pequenino em tudo.


Comentar post

PRD

Pesquisar blog

 
Estes textos são escritos para serem “falados”, ou “lidos”, pelo que não só têm algumas marca de oralidade (evidentemente, propositadas...) como é meu hábito improvisar um pouco “em cima deles” no momento em que gravo a rubrica. Também é relevante dizer que, dado tratar-se de uma “revista de blog’s” – e uma vez que os blog’s não se preocupam com a oralidade ou com a eventual citação lida dos seus textos -, tomo a liberdade de editar minimamente os textos que selecciono. Faço-o apenas para que, em rádio, não se perca a ideia do blogger pelo facto de escrever frases longas e muito entrecortadas. Da mesma forma, não reproduzo palavrões nem frases pessoalmente ofensivas, assim como evito acusações cuja possibilidade de prova é diminuta ou inexistente. Sendo uma humilde crónica de rádio, tinha ainda assim de ter alguns princípios. São estes. Quem tiver razão de queixa, não hesite!

Textos recentes

...

Blog da Semana: As Penas ...

Outra vez o casamento ent...

Em dia

Lhasa de Sela

O ritual de Cavaco

2010

Blog do Ano 2009: O Alfai...

O ano 2009 - II

O ano 2009 - I

Arquivos

Outubro 2011

Janeiro 2010

Dezembro 2009

Novembro 2009

Outubro 2009

Setembro 2009

Julho 2009

Junho 2009

Maio 2009

Abril 2009

Março 2009

Fevereiro 2009

Janeiro 2009

Dezembro 2008

Novembro 2008

Outubro 2008

Setembro 2008

Agosto 2008

Julho 2008

Junho 2008

Maio 2008

Abril 2008

Março 2008

Fevereiro 2008

Janeiro 2008

Dezembro 2007

Novembro 2007

Outubro 2007

Setembro 2007

favorito

Leituras de sábado

Declaração de voto

Seis anos já cá cantam.

Na melhor revolução cai a...

Subscrever feeds