Segunda-feira, 17 de Dezembro de 2007

Noites em branco...

Andava meio mundo a queixar-se da Policia Judiciária, que parecia adormecida ou aos papéis nos casos violentos da noite portuense, e ontem houve finalmente acção e detenções e atitude. Nem por isso foram todos convencidos. Tomás Vasques, por exemplo, no blog Hoje Há Conquilhas, acha que no essencial nada mudou:
“A PJ alterou a estratégia no combate ao crime violento na noite portuense. Até ontem, tudo indicava que tinha decidido acabar com a matança através da operação «Olhar de longe», ou seja, quando se matassem todos uns aos outros, o assunto estava arrumado. Ontem, deu início à operação «Noite branca», ou seja, deu o sinal de que podem estragar os «negócios» da noite caso não parem de se matarem uns aos outros. De resto, continua tudo na mesma”.
No entanto, por detrás deste caso, ou por causa dele, outros temas vieram à baila na blogoesfera, ligados obviamente à segurança dos cidadãos. Manuel Jorge Marmelo, no blog Teatro Anatómico, levanta um desses novos problemas, a propósito da instalação de um sistema de videovigilância nas ruas da Zona Histórica do Porto:
“As imagens serão, supostamente, monitorizadas exclusivamente pela PSP e preservarão a privacidade dos moradores no recato dos seus lares. Repito: supostamente. Com tanta pirataria, escuta, intercepção de dados, falsificação & etc., creio que ninguém nos pode garantir que seja impossível a qualquer pessoa mal intencionada ter acesso às imagens e à privacidade de quem está em casa e de quem está na rua. (...) Pode até ser verdade que a Ribeira vigiada pelas câmaras dos donos dos bares se transforme numa zona seguríssima. Mas, pela parte que me toca, vou pensar três vezes de cada vez que me apetecer ir beber um copo”.
Rogério Gomes, no blog nortenho Bússola, prefere levantar outra questão a propósito do mesmo caso e das críticas que Rui Rio fez às autoridades:
“O que me faz impressão não é propriamente a crítica à autoridade policial (...). O que me incomoda é que seja o presidente da Câmara do Porto, o presidente da Junta Metropolitana do Porto, a trazer para a praça pública uma crítica tão mordaz e claramente excessiva a quem tentará o melhor que pode para cumprir a sua missão. (...) O problema é relativamente simples: ou no Porto não há polícias capazes ou eles são de algum modo coniventes com a situação. E, então, há que pedir responsabilidades a quem ao longo dos anos foi montando a máquina policial no distrito (...). O que há que exigir é mais e melhores agentes e inspectores, mais meios e condições, e melhor direcção. Atacá-los, humilhá-los na praça pública não me parece razoável e muito menos proveitoso”.
Na verdade, foi preciso deslocar a investigação para Lisboa para algo acontecer. A ver vamos que dia se seguirá a essa Noite Branca. Razão talvez tenha João Miranda quando escreveu., no Blasfémias: “A polícia só conseguirá controlar a violência na noite do Porto no dia em que se tornar no gang mais poderoso da cidade”.
publicado por PRD às 21:25
link do post | comentar

PRD

Pesquisar blog

 
Estes textos são escritos para serem “falados”, ou “lidos”, pelo que não só têm algumas marca de oralidade (evidentemente, propositadas...) como é meu hábito improvisar um pouco “em cima deles” no momento em que gravo a rubrica. Também é relevante dizer que, dado tratar-se de uma “revista de blog’s” – e uma vez que os blog’s não se preocupam com a oralidade ou com a eventual citação lida dos seus textos -, tomo a liberdade de editar minimamente os textos que selecciono. Faço-o apenas para que, em rádio, não se perca a ideia do blogger pelo facto de escrever frases longas e muito entrecortadas. Da mesma forma, não reproduzo palavrões nem frases pessoalmente ofensivas, assim como evito acusações cuja possibilidade de prova é diminuta ou inexistente. Sendo uma humilde crónica de rádio, tinha ainda assim de ter alguns princípios. São estes. Quem tiver razão de queixa, não hesite!

Textos recentes

...

Blog da Semana: As Penas ...

Outra vez o casamento ent...

Em dia

Lhasa de Sela

O ritual de Cavaco

2010

Blog do Ano 2009: O Alfai...

O ano 2009 - II

O ano 2009 - I

Arquivos

Outubro 2011

Janeiro 2010

Dezembro 2009

Novembro 2009

Outubro 2009

Setembro 2009

Julho 2009

Junho 2009

Maio 2009

Abril 2009

Março 2009

Fevereiro 2009

Janeiro 2009

Dezembro 2008

Novembro 2008

Outubro 2008

Setembro 2008

Agosto 2008

Julho 2008

Junho 2008

Maio 2008

Abril 2008

Março 2008

Fevereiro 2008

Janeiro 2008

Dezembro 2007

Novembro 2007

Outubro 2007

Setembro 2007

favorito

Leituras de sábado

Declaração de voto

Seis anos já cá cantam.

Na melhor revolução cai a...

Subscrever feeds