Quarta-feira, 12 de Dezembro de 2007

Breve encontro...

Ontem foi dia de confronto no Parlamento entre o Governo e a oposição. José Sócrates escolheu o ensino como tema central, mas os outros partidos não hesitaram em abrir a discussão a temas mais escaldantes da actualidade.
No blog Atlântico, Pedro Marques Lopes acha que, “Pela primeira vez desde que assumiu o cargo de Primeiro-Ministro, José Sócrates perdeu, e de forma clara, um debate parlamentar. Mérito a Santana Lopes e a Paulo Portas que desta vez foram melhores que o Primeiro-Ministro. Claro está que o novo regimento da Assembleia já não beneficia de maneira tão evidente o Governo, porém nada pode obscurecer a evidente derrota de Sócrates”
Vìtor Matos, no blog Elevador da Bica, assina mesmo uma Crónica Parlamentar, e classifica assim os protagonistas do confronto de ontem:
“Santana Lopes esteve um furinho acima, mas ainda assim muito abaixo do que devia, e abaixo das prestações de Marques Mendes, mesmo quando eram más. (...) Havia gente nos corredores a louvar um soundbyte de Santana a chamar “homem da Regisconta” a Sócrates. Pareceu apenas gratuito. Paulo Portas esteve impecável na técnica parlamentar, à inglesa. Perguntas rápidas, claras e objectivas, assertivas e sem hipótese de fuga, das quais já tinha a resposta, para provar que o PM não respondia (...) José Sócrates está em baixo de forma, (...) está menos preparado, (...) e o debate não lhe correu tão de feição quanto outros”.
João Gonçalves, no Portugal dos Pequeninos, preferiu pegar num dos temas em debate para o desmontar e assim desmontar também o próprio encontro no Parlamento: “Um dos truques mais estafados usado na política para assustar o "povo", consiste em falar-lhe em "insegurança" e no "aumento da criminalidade". Acontece que, chamar isso à colação por causa de ajustes de contas entre gente pouco recomendável, não é correcto. Portas atacou o governo por aí (...). E, na opinião de João, devia ter atacado pelas figuras do Ministro e do Director da PJ. Remata: “O "homem médio" preocupa-se com os pequenos furtos(...). Muito provavelmente, o "homem médio" até acha louvável que os "homens da noite" se eliminem uns aos outros a tiro, nem que seja no passeio onde mora. Não vale a pena ir por aí”.
No mesmo sentido vai Assensio, no blog Bico do Gás, mas apontado ao PSD. Dizendo que “Santana criou um monstro”, escreve: “É a forma deste monstro bicéfalo. Ontem, o líder do partido afirma que "não ficaria mal ao senhor primeiro-ministro pedir desculpa pela situação de insegurança que se vive em Portugal". Hoje, Santana, o mestre do populismo português, atenua a crítica do seu pupilo, Menezes, talvez considerando-a exagerada até pelos seus padrões”.
Assim foi o debate, entre as acusações do costume e as respostas habituais. Parece que Sócrates esteve em baixa, Portas em alta, e Santana igual a si próprio – como o PCP e o bloco.
Educação não foi tema principal – segurança e insegurança, sim. Mas sobre isso falamos amanhã...
 
publicado por PRD às 19:21
link do post | comentar

PRD

Pesquisar blog

 
Estes textos são escritos para serem “falados”, ou “lidos”, pelo que não só têm algumas marca de oralidade (evidentemente, propositadas...) como é meu hábito improvisar um pouco “em cima deles” no momento em que gravo a rubrica. Também é relevante dizer que, dado tratar-se de uma “revista de blog’s” – e uma vez que os blog’s não se preocupam com a oralidade ou com a eventual citação lida dos seus textos -, tomo a liberdade de editar minimamente os textos que selecciono. Faço-o apenas para que, em rádio, não se perca a ideia do blogger pelo facto de escrever frases longas e muito entrecortadas. Da mesma forma, não reproduzo palavrões nem frases pessoalmente ofensivas, assim como evito acusações cuja possibilidade de prova é diminuta ou inexistente. Sendo uma humilde crónica de rádio, tinha ainda assim de ter alguns princípios. São estes. Quem tiver razão de queixa, não hesite!

Textos recentes

...

Blog da Semana: As Penas ...

Outra vez o casamento ent...

Em dia

Lhasa de Sela

O ritual de Cavaco

2010

Blog do Ano 2009: O Alfai...

O ano 2009 - II

O ano 2009 - I

Arquivos

Outubro 2011

Janeiro 2010

Dezembro 2009

Novembro 2009

Outubro 2009

Setembro 2009

Julho 2009

Junho 2009

Maio 2009

Abril 2009

Março 2009

Fevereiro 2009

Janeiro 2009

Dezembro 2008

Novembro 2008

Outubro 2008

Setembro 2008

Agosto 2008

Julho 2008

Junho 2008

Maio 2008

Abril 2008

Março 2008

Fevereiro 2008

Janeiro 2008

Dezembro 2007

Novembro 2007

Outubro 2007

Setembro 2007

favorito

Leituras de sábado

Declaração de voto

Seis anos já cá cantam.

Na melhor revolução cai a...

Subscrever feeds