Sexta-feira, 7 de Dezembro de 2007

Blog da semana: Campo de Ourique Shopping

Nesta escolha semanal de um blog preocupo-me com uma única ideia: trazer à Janela Indiscreta os blogues que, pelas suas características, não cabem no olhar diário que aqui faço entre segunda e quinta-feira. Não se trata de uma escolha tipo prémio – embora me preocupe com a qualidade dessa escolha -, mas antes uma busca de variedade e diferença.
Por isso procuro encontrar blogues que complementem essa leitura diária, e que na soma de todos os que por aqui passam consigam, de alguma maneira, demonstrar a variedade e a multiplicidade de blogues que existem.
Praticamente, um para cada gosto de cada cidadão.
Mais um exemplo, então: http :/ guiacampodeourique.blogspot.com /" http :/ guiacampodeourique.blogspot.com .
O nome diz tudo e quando se entra no blog está lá claro como água:
“A versão complementar do guia Campo de Ourique Shopping , para ir lendo enquanto não aparece um novo número em papel”.
Ora bem: o guia Campo de Ourique Shopping é uma iniciativa que tem tanto de comercial como de cultura. Uma revista que sai semestralmente, distribuição gratuita em locais seleccionados e em pelo menos um jornal de Lisboa, e que desvenda o melhor do comércio local, das lojas de bairro, do que é trendy , do que é tradicional, do que é bom e português. O Guia existe em vários bairros, mas este de Campo de Ourique tem obviamente um amor especial a bairro. Leia-se:
“As ruas de Campo de Ourique não têm fim. Existem na geografia da cidade, no mapa geométrico, mas igualmente na nossa memória, nas palavras que partilhamos e no sentido de pertença a um lugar - algo que não se explica, vive-se. Por isso, as ruas de Campo de Ourique são infinitas. Cada alinhamento de prédios representa coisas diferentes para pessoas diferentes (...). As ruas de Campo de Ourique são tão compridas, mas tão compridas, que nem sequer cabem no guia que fazemos duas vezes por ano. Quem entra numa delas na versão em papel arrisca-se a mergulhar no mundo virtual antes de chegar à última esquina. Foi por sabermos isto que decidimos, ao fim de cinco anos e meio, criar este blogue. Um prolongamento online do nosso trabalho semestral. E aqui vai caber tudo: textos soltos, fotografias, entrevistas, descobertas, perfis de pessoas do bairro, atmosferas, novas lojas, desafios”.
Lá está: o que aqui temos é um novo tipo de blog, que mistura um lado comercial com um lado emocional, quase pessoal, e que traz para a blogoesfera uma comunidade, neste caso um bairro, e os seus negócios, o seu comércio.
A ideia é feliz e diferente, e por isso este campo de Ourique shopping é o meu blog da semana. Secretamente, também por este motivo: depois de Alvalade, que é o meu bairro de sempre, campo de Ourique é para mim o bairro mais perfeito de Lisboa.
publicado por PRD às 18:57
link do post | comentar

PRD

Pesquisar blog

 
Estes textos são escritos para serem “falados”, ou “lidos”, pelo que não só têm algumas marca de oralidade (evidentemente, propositadas...) como é meu hábito improvisar um pouco “em cima deles” no momento em que gravo a rubrica. Também é relevante dizer que, dado tratar-se de uma “revista de blog’s” – e uma vez que os blog’s não se preocupam com a oralidade ou com a eventual citação lida dos seus textos -, tomo a liberdade de editar minimamente os textos que selecciono. Faço-o apenas para que, em rádio, não se perca a ideia do blogger pelo facto de escrever frases longas e muito entrecortadas. Da mesma forma, não reproduzo palavrões nem frases pessoalmente ofensivas, assim como evito acusações cuja possibilidade de prova é diminuta ou inexistente. Sendo uma humilde crónica de rádio, tinha ainda assim de ter alguns princípios. São estes. Quem tiver razão de queixa, não hesite!

Textos recentes

...

Blog da Semana: As Penas ...

Outra vez o casamento ent...

Em dia

Lhasa de Sela

O ritual de Cavaco

2010

Blog do Ano 2009: O Alfai...

O ano 2009 - II

O ano 2009 - I

Arquivos

Outubro 2011

Janeiro 2010

Dezembro 2009

Novembro 2009

Outubro 2009

Setembro 2009

Julho 2009

Junho 2009

Maio 2009

Abril 2009

Março 2009

Fevereiro 2009

Janeiro 2009

Dezembro 2008

Novembro 2008

Outubro 2008

Setembro 2008

Agosto 2008

Julho 2008

Junho 2008

Maio 2008

Abril 2008

Março 2008

Fevereiro 2008

Janeiro 2008

Dezembro 2007

Novembro 2007

Outubro 2007

Setembro 2007

favorito

Leituras de sábado

Declaração de voto

Seis anos já cá cantam.

Na melhor revolução cai a...

Subscrever feeds