Quinta-feira, 6 de Dezembro de 2007

Ainda há saco?

A notícia veio ontem no Público, foi debatida ao longo do dia, desmentida pelo Governo, mas hoje regressa ao jornal para finalmente se perceber que há ali trapalhada: o Governo pensou mesmo taxar o uso dos sacos de plástico nos supermercados mas depois recuou. Bem ou mal, as opiniões dividem-se e a blogoesfera é um bom painel para a amostra:
Rui Cerdeira Branco no blog Adufe: “Eu uso os meus sacos de compras do hipermercado para acondicionar lixo, nomeadamente para acondicionar lixo separado com destino à reciclagem. Se passar a pagar 5 cêntimos por saco não vou deixar de consumir sacos. Aliás fico a perceber que acondicionar lixo em sacos diferente passa a custar mais dinheiro do que se meter tudo ao monte”
Maremoto, no blog Papiro, confessa que acabaria por dar a resposta pretendida ao desafio: “Só comprarei sacos de plástico quando precisar deles. Criarei os meus meios de transporte para as compras, como faço hoje no Lidl ou no Pingo Doce. Fiquem lá com os sacos”. Mas depois deixa uma pergunta pertinente: “Porque é que não criam embalagens sem ser de plástico?”
Brincando com a palavra saco e saque, Francisco Mendes da Silva no 31 da armada afirma: “Às vezes penso que não é outra a história do socialismo - um saque embrulhado, não em plástico, mas em papel celofane”
Contra também está Vitor Cunha no Atlântico:
“Ontem foram os sacos de plástico, hoje são os contadores de consumos eléctricos. Já não sei o que falta pagar de novo. E há sempre alguém com sorriso aberto, pronto para explicar que pagar faz bem à saúde e ao futuro dos nossos filhos”.
No blog Jumento, reconhece-se que “recentemente o Reino Unido resolveu o problema da forma mais simples, proibiu a sua utilização no comércio, ponto final. Por cá o governo foi espertalhão, descobriu uma forma de obter mais receitas, os sacos continuavam a existir mas o Estado obtinha um saco azul para o ambiente”.
A ideia morreu na praia, de qualquer forma, por isso agora resta o debate sobre o que fazer com tanto saco.
Tiago Carneiro no blog Democracia em Portugal pede coragem:
“Acabem com os sacos de plástico!!! Papel!!! Reciclado!!! Mas com legislação que não penalize o consumidor!!! As grandes superfícies que paguem!!!”
RMVG , no blog Alcáçovas, aplaude a ideia: “Uma medida com a qual concordo totalmente.” E o dá o exemplo da Irlanda: “depois de uma aplicação de uma taxa o consumo de sacos plásticos diminui cerca de 90%. Em Portugal o decréscimo também se fez notar nos supermercados em que se tem de pagar o saco”. Mas logo um leitor lhe responde: “Eu também concordo apesar de desconfiar que a suceder seremos nós, os clientes, que teremos que pagar os sacos, de uma forma ou de outra”.
Ou seja: dois debates em cima da mesa... Um: taxar ou não os sacos. Dois: quem paga a taxa? Concordo com esta ideia: de uma forma ou de outra, mais tarde ou mais cedo, seremos todos nós.
publicado por PRD às 22:54
link do post | comentar

PRD

Pesquisar blog

 
Estes textos são escritos para serem “falados”, ou “lidos”, pelo que não só têm algumas marca de oralidade (evidentemente, propositadas...) como é meu hábito improvisar um pouco “em cima deles” no momento em que gravo a rubrica. Também é relevante dizer que, dado tratar-se de uma “revista de blog’s” – e uma vez que os blog’s não se preocupam com a oralidade ou com a eventual citação lida dos seus textos -, tomo a liberdade de editar minimamente os textos que selecciono. Faço-o apenas para que, em rádio, não se perca a ideia do blogger pelo facto de escrever frases longas e muito entrecortadas. Da mesma forma, não reproduzo palavrões nem frases pessoalmente ofensivas, assim como evito acusações cuja possibilidade de prova é diminuta ou inexistente. Sendo uma humilde crónica de rádio, tinha ainda assim de ter alguns princípios. São estes. Quem tiver razão de queixa, não hesite!

Textos recentes

...

Blog da Semana: As Penas ...

Outra vez o casamento ent...

Em dia

Lhasa de Sela

O ritual de Cavaco

2010

Blog do Ano 2009: O Alfai...

O ano 2009 - II

O ano 2009 - I

Arquivos

Outubro 2011

Janeiro 2010

Dezembro 2009

Novembro 2009

Outubro 2009

Setembro 2009

Julho 2009

Junho 2009

Maio 2009

Abril 2009

Março 2009

Fevereiro 2009

Janeiro 2009

Dezembro 2008

Novembro 2008

Outubro 2008

Setembro 2008

Agosto 2008

Julho 2008

Junho 2008

Maio 2008

Abril 2008

Março 2008

Fevereiro 2008

Janeiro 2008

Dezembro 2007

Novembro 2007

Outubro 2007

Setembro 2007

favorito

Leituras de sábado

Declaração de voto

Seis anos já cá cantam.

Na melhor revolução cai a...

Subscrever feeds