Quarta-feira, 28 de Novembro de 2007

Escassa cultura...

As coisas não têm corrido de feição para a ministra da cultura, Isabel Pires de Lima.
Diogo Belford Henriques, no blog 31 da Armada, fez o levantamento sumário:
“A Ministra da Cultura que afirmou que a exposição do Hermitage é importante porque os nossos museus "têm pouca arte antiga" ... e deixa que o MNAA feche as salas com os painéis de S. Vicente; A Ministra da Cultura que diz que o MNAA fecha salas devido a um atraso  por parte da direcção do Instituto dos Museus e da Conservação... e não os demite; A Ministra da Cultura que, sobre o quadro "Deposição de Cristo no Túmulo", do pintor Giovanni Tiepolo, garantiu que Governo "não está a par com todo o rigor nem do processo em relação ao quadro nem dos montantes envolvidos"... veio depois dizer que "Houve um lapso do meu gabinete". (...) A Ministra da Cultura não deve demorar a ser deposta”.
O problema é que, como se não bastasse, o quadro de Tiepolo vai a leilão na amanhã, quinta-feira, porque o Estado não tem dinheiro para o comprar...
Bom, vamos aos comentários: Pedro Picoito, no blog Cachimbo de Magritte, diz que o episódio “serve de perfeita ilustração à nossa política cultural de fachada”. E nota que o mesmo estado que não tem 1 milhão e 250 mil euros para comprar este quadro conseguiu 1 milhão e meio para ter a exposição do Hermitage em Lisbo. Pergunta Picoito: “Serei eu o único a ver onde pára o capital que nos permitiria ter mais um Tiepolo nas Janelas Verdes?”
Tiago Card, no blog O insecto: “Os desnorteios na Cultura começam (...) a cansar. Longe vão os tempos em que o Partido Socialista era conhecido pelo especial rigor e cuidado com que cuidava desta pasta”
Paulo Pinto Mascarenhas, no blog Atlântico:
“Isabel Pires de Lima já demonstrou por diversas vezes que não serve como ministra da Cultura e se José Sócrates ainda tinha alguma dúvida, o “caso do Tiepolo português” deveria ser a gota de água. (...) A irresponsabilidade assumida, o acto de desresponsabilização da ministra, é inaceitável”.
Zé Povinho no blog com o mesmo nome, Zé Povinho, interroga-se sobre “se não há muitos mais assuntos que a responsável pela tutela da Cultura desconhece, e que são da sua responsabilidade política?”
E fecho com Augusto M. Seabra. O critico, o intelectual, afastado do jornal Publico e depois do DN, regressa ao activo com um blog, Letra de Forma. A ele voltarei na sexta-feira, para já um remate apenas do que escreveu ontem sobre o Ministério da Cultura em geral e este caso em particular:
“O conto é exemplar, do que é incompetência e falta de carácter político de uma governante, e daquilo para que serve um seu fiel director de Instituto: para lhe garantir obedientes funcionários, sempre prontos, mesmo quando humilhados, às normas do servilismo vigente. É a grave farsa da incompetência e mesmo do descalabro em vigor no ministério da Cultura”.
Fala-se em remodelação no governo para o começo de 2008, bom, a Cultura parece que está em maus lençóis...
publicado por PRD às 23:16
link do post | comentar

PRD

Pesquisar blog

 
Estes textos são escritos para serem “falados”, ou “lidos”, pelo que não só têm algumas marca de oralidade (evidentemente, propositadas...) como é meu hábito improvisar um pouco “em cima deles” no momento em que gravo a rubrica. Também é relevante dizer que, dado tratar-se de uma “revista de blog’s” – e uma vez que os blog’s não se preocupam com a oralidade ou com a eventual citação lida dos seus textos -, tomo a liberdade de editar minimamente os textos que selecciono. Faço-o apenas para que, em rádio, não se perca a ideia do blogger pelo facto de escrever frases longas e muito entrecortadas. Da mesma forma, não reproduzo palavrões nem frases pessoalmente ofensivas, assim como evito acusações cuja possibilidade de prova é diminuta ou inexistente. Sendo uma humilde crónica de rádio, tinha ainda assim de ter alguns princípios. São estes. Quem tiver razão de queixa, não hesite!

Textos recentes

...

Blog da Semana: As Penas ...

Outra vez o casamento ent...

Em dia

Lhasa de Sela

O ritual de Cavaco

2010

Blog do Ano 2009: O Alfai...

O ano 2009 - II

O ano 2009 - I

Arquivos

Outubro 2011

Janeiro 2010

Dezembro 2009

Novembro 2009

Outubro 2009

Setembro 2009

Julho 2009

Junho 2009

Maio 2009

Abril 2009

Março 2009

Fevereiro 2009

Janeiro 2009

Dezembro 2008

Novembro 2008

Outubro 2008

Setembro 2008

Agosto 2008

Julho 2008

Junho 2008

Maio 2008

Abril 2008

Março 2008

Fevereiro 2008

Janeiro 2008

Dezembro 2007

Novembro 2007

Outubro 2007

Setembro 2007

favorito

Leituras de sábado

Declaração de voto

Seis anos já cá cantam.

Na melhor revolução cai a...

Subscrever feeds