Sexta-feira, 30 de Novembro de 2007

Blog da semana: Letra de Forma

Chama-lhe “Uma página de crítica” e pergunta-se: “É isto um blog? Tecnicamente sim, mas o seu intento é outro”.
Já vamos então ver o intento de Letra de Forma, o meu blog da semana, uma nova proposta de Augusto M. Seabra – o critico, o jornalista, o pensador que o jornal Público dispensou das suas páginas e que depois passou brevemente pelo Diário de Noticias mas... não ficou.
Agora adere à blogoesfera porque, escreve, “a colaboração na imprensa escrita é um capítulo para mim encerrado, com algum desconforto é certo (...), mas também, e tenho de o dizer com toda a sinceridade, com um indesmentível alívio”.
“Uma página de crítica e opinião, prosseguindo no espaço digital aquela que foi a minha actividade na imprensa ao longo de muito anos. Como tal, e de acordo com a defesa que sempre fiz de que a crítica deve ser também uma actividade profissionalizada, este espaço, diferentemente da generalidade dos blogs, é também ele feito numa base profissional. De algum modo, aliás, retomam-se assim questões que tem vindo a suscitar importantes controvérsias sobre as relações dos espaços críticos na imprensa e nos blogs, e sobre se eventualmente estes estão a contribuir para o definhamento de tais espaços no meio impresso. O anacronismo do título, Letra de Forma, é também uma resposta pessoal: aqui se escreverá tal como na imprensa, interessando menos, mesmo muito pouco, algumas das interacções características da blogosfera ”.
Ou seja, o AM Seabra de sempre agora na versão digital – ele e as suas ideias, reflexões, olhares, pouco preocupado com interactividades, comentários, debates.
O blog começou há pouco mais de uma semana mas já lá tem uns bons 8 mil caracteres sobre a politica cultural do governo no que aos museus diz respeito. Titulo do post : “A Farsa dos Museus”. Primeira frase: “Por socrática graça, é Isabel Pires de Lima senhora ministra da Cultura”.
O resto, só lido. Seabra engrossa assim uma fatia nova na blogoesfera : a dos cronistas, críticos, pensadores, que a imprensa vai dispensando em nome da novidade ou de uma busca incessante de novos públicos – públicos que, no entanto, insistem em não chegar... Na verdade, uma busca rápida ao medidor de audiências da blogoesfera permite perceber que com apenas 3 textos publicados, Augusto M Seabra tem mais de 5 mil visitantes, se calhar os mesmos cinco mil que deixaram de comprar no último ano os jornais onde ele escrevia. Um assunto para pensar? Eu diria que sim.
Aí fica então o endereço: letradeforma.blogs.sapo.pt . O meu blog desta semana.
publicado por PRD às 18:25
link do post | comentar

PRD

Pesquisar blog

 
Estes textos são escritos para serem “falados”, ou “lidos”, pelo que não só têm algumas marca de oralidade (evidentemente, propositadas...) como é meu hábito improvisar um pouco “em cima deles” no momento em que gravo a rubrica. Também é relevante dizer que, dado tratar-se de uma “revista de blog’s” – e uma vez que os blog’s não se preocupam com a oralidade ou com a eventual citação lida dos seus textos -, tomo a liberdade de editar minimamente os textos que selecciono. Faço-o apenas para que, em rádio, não se perca a ideia do blogger pelo facto de escrever frases longas e muito entrecortadas. Da mesma forma, não reproduzo palavrões nem frases pessoalmente ofensivas, assim como evito acusações cuja possibilidade de prova é diminuta ou inexistente. Sendo uma humilde crónica de rádio, tinha ainda assim de ter alguns princípios. São estes. Quem tiver razão de queixa, não hesite!

Textos recentes

...

Blog da Semana: As Penas ...

Outra vez o casamento ent...

Em dia

Lhasa de Sela

O ritual de Cavaco

2010

Blog do Ano 2009: O Alfai...

O ano 2009 - II

O ano 2009 - I

Arquivos

Outubro 2011

Janeiro 2010

Dezembro 2009

Novembro 2009

Outubro 2009

Setembro 2009

Julho 2009

Junho 2009

Maio 2009

Abril 2009

Março 2009

Fevereiro 2009

Janeiro 2009

Dezembro 2008

Novembro 2008

Outubro 2008

Setembro 2008

Agosto 2008

Julho 2008

Junho 2008

Maio 2008

Abril 2008

Março 2008

Fevereiro 2008

Janeiro 2008

Dezembro 2007

Novembro 2007

Outubro 2007

Setembro 2007

favorito

Leituras de sábado

Declaração de voto

Seis anos já cá cantam.

Na melhor revolução cai a...

Subscrever feeds