Sexta-feira, 23 de Novembro de 2007

Blog da semana: Ié-Ié

Começou discretamente com um post onde se dizia:
Kalifas , Galãs, Ekos , Morcegos, Diabólicos, Flechas, Claves, Protões, Sheiks , Fliers , Lua Azul, Deltons , G-men , Diamantes Negros, Chinchilas, Dakotas , Krawas .... Soa estranho? Fique então atento a este espaço. Voltarei em breve com boas novidades, espero”.
E não tardaram as novidades neste blog recente, tem 2 meses, mas que escolho para meu eleito da semana. Chama-se Ié-Ié apesar de se encontrar no endereço http:/ /guedelhudos.blogspot.com , é de um único autor, não identificado – mas trata-se sem dúvida de alguém cujo passado está ligado à música, nomeadamente nos anos 60, entre Coimbra, Londres e Lisboa. Dos Beatles aos Sheiks , dos festivais de musica pop aos primeiro grupos portugueses – onde tocaram, entre muitos, nomes famosos como Proença de Carvalho – o blog é um repositório riquíssimo de histórias, memórias, e recheado de iconografia: capas de discos, noticias de jornal, cartazes de festivais, até papeis de embrulho de discotecas e lojas desses anos em que a música era o carro chefe da cultura popular.
Os textos do blog são bem escritos, com humor, descontraídos, e procuram recuperar memórias mais do que fazer História. Exemplo prático:
“Em Setembro de 1963, conta-se ali, o cinema Roma, de Lisboa, para promover o filme "Mocidade em Férias", com Cliff Richard e os Shadows , resolveu organizar um concurso de bandas a que deu o (agora) engraçado título Conjuntos Portugueses do tipo do The Shadows ". Não me lembro desta tradição noutros países, mas em Portugal, na década de 60, houve milhares de concursos yé-yé Não havia cidade que não tivesse o seu. Mas do meu ponto de vista, só houve três grandes concursos: Rei do Twist (1963), este de que vos falo agora, e o mui famoso Concurso Ié-Ié em 1965/1966, de que vos falarei noutra ocasião. Só para vos abrir o apetite, apenas direi agora que do júri desse concurso fez parte o ex-ministro dos Negócios Estrangeiros de Cavaco Silva e actual notável de Luís Filipe Menezes nóvel líder do PSD), Martins da Cruz.”
O autor do blog segue então com o relato do Concurso, socorrendo-se da imprensa da época, dos anúncios, até mesmo do regulamento do concurso, onde se dizia que nas audições prévias “não se exigem os trajos com que aparecerão perante o público. Apenas se tornam indispensáveis os instrumentos de música e respectivos aparelhos de amplificação”.
O vencedor do concurso, apresentado, veja-se bem, por Fernando Peça, foi o "Conjunto Mistério de Fernando Concha". Segundo o Diário Popular, passou pelo cinema Roma "uma enorme multidão, na sua essência constituída por jovens apaniguados do azougado ritmo dos nossos dias - o twist ”...
Como este, há muitos mais relatos, histórias, memórias e imagens dos bons velhos anos 60 para ver no blog. Ié-Ié pois claro, no tempo de todas as nostalgias, uma nostalgia musical na blogoesfera .
publicado por PRD às 18:23
link do post | comentar
1 comentário:
De gps a 15 de Abril de 2009 às 21:53
LPA rules


Comentar post

PRD

Pesquisar blog

 
Estes textos são escritos para serem “falados”, ou “lidos”, pelo que não só têm algumas marca de oralidade (evidentemente, propositadas...) como é meu hábito improvisar um pouco “em cima deles” no momento em que gravo a rubrica. Também é relevante dizer que, dado tratar-se de uma “revista de blog’s” – e uma vez que os blog’s não se preocupam com a oralidade ou com a eventual citação lida dos seus textos -, tomo a liberdade de editar minimamente os textos que selecciono. Faço-o apenas para que, em rádio, não se perca a ideia do blogger pelo facto de escrever frases longas e muito entrecortadas. Da mesma forma, não reproduzo palavrões nem frases pessoalmente ofensivas, assim como evito acusações cuja possibilidade de prova é diminuta ou inexistente. Sendo uma humilde crónica de rádio, tinha ainda assim de ter alguns princípios. São estes. Quem tiver razão de queixa, não hesite!

Textos recentes

...

Blog da Semana: As Penas ...

Outra vez o casamento ent...

Em dia

Lhasa de Sela

O ritual de Cavaco

2010

Blog do Ano 2009: O Alfai...

O ano 2009 - II

O ano 2009 - I

Arquivos

Outubro 2011

Janeiro 2010

Dezembro 2009

Novembro 2009

Outubro 2009

Setembro 2009

Julho 2009

Junho 2009

Maio 2009

Abril 2009

Março 2009

Fevereiro 2009

Janeiro 2009

Dezembro 2008

Novembro 2008

Outubro 2008

Setembro 2008

Agosto 2008

Julho 2008

Junho 2008

Maio 2008

Abril 2008

Março 2008

Fevereiro 2008

Janeiro 2008

Dezembro 2007

Novembro 2007

Outubro 2007

Setembro 2007

favorito

Leituras de sábado

Declaração de voto

Seis anos já cá cantam.

Na melhor revolução cai a...

Subscrever feeds