Sexta-feira, 16 de Novembro de 2007

Blog da semana: Cachimbo de Magritte

“Este blogue nasce de uma ausência: a ausência sentida por todos os seus autores de um blogue de respiração mais lenta, onde se possa escrever e pensar sem a ditadura do imediatismo. Não temos a mínima pretensão de falar de tudo e ainda menos de tudo ao mesmo tempo. Queremos reflectir a actualidade, mas sem nos deixarmos levar pela espuma dos dias. Reunimos um grupo de pessoas com formações e percursos muito diferentes para alargar a visão panorâmica do blogue. Há tubarões do management e da advocacia, jornalistas quase cínicos e académicos irrealistas, jovens autarcas e professores utópicos. Em suma, temos representantes dos ofícios mais vilipendiados da sociedade portuguesa. Guardámos uma vaga para dirigentes desportivos com provas dadas de corrupção, mas pedimos que não enviem mais currículos.”
Foi assim que começou o Cachimbo de Magritte, o meu blog da semana, com Filipe Anacoreta, Paulo Marcelo, Mafala Avelar, Pedro Picoito e Francisco Van Zeller,  entre outros – a lista é grande.
O Cachimbo é realmente um largo e grande ponto de encontro onde se juntam ideias, tendências, segundo um critério que está lá bem explicado:
“O Cachimbo de Magritte é um blogue de comentário político. Ocasionalmente, trata também de coisas sérias. Sabe que a realidade nem sempre é o que parece. Não tem uma ideologia e desconfia de ideologias. Prefere Burke à burqa e Aron aos arianos. Acredita que Portugal é uma teimosia viável e o 11 de Setembro uma vasta conspiração para Mário Soares aparecer na RTP. Não quer o poder, mas já está por tudo. Fuma-se devagar e, ao contrário do que diz o Estado, não provoca impotência”
Inteligente, humorado, culto, interessante - e pausado, sem duvida, mesmo quando debate.
Prova provada disso mesmo, deixo-vos um post recente de Paulo Marcelo:
“A União Europeia continua preocupada com o seu bem-estar. Para que nada lhe falte, mas nada mesmo, a Comissão decidiu agora impor aos Estados membros a criação de uma linha telefónica de apoio emocional. Segundo a própria Decisão da Comissão Europeia, este serviço «oferece a quem telefona um contacto verdadeiramente humano, uma escuta sem juízos de valor. Oferece apoio emocional a quem sofre de solidão, a quem se encontra em situação de crise psicológica ou está a pensar pôr fim à vida.»
E se o serviço não estiver permanentemente disponível, ou seja, 24 horas por dia, 7 dias por semana, a nível nacional, Bruxelas exige que o serviço garanta que, durante os períodos de indisponibilidade, quem telefonar seja informado da data e hora em que o serviço voltará a estar disponível.
Nada melhor do que um burocrata para nos oferecer um contacto verdadeiramente humano. Se alguma vez pensar em acabar com a vida já sabe o que fazer. E fixe bem o número: 116123. Se estiver indisponível deixe recado e volte a ligar, mas no horário de expediente.
É tão bom ser europeu e saber que alguém se preocupa connosco.
Obrigado Bruxelas.”
Esta semana eu, que até deixei de fumar, estou com o cachimbo. O Cachimbo de Magritte (em http://cachimbodemagritte.blogspot.com/) .
publicado por PRD às 23:54
link do post | comentar

PRD

Pesquisar blog

 
Estes textos são escritos para serem “falados”, ou “lidos”, pelo que não só têm algumas marca de oralidade (evidentemente, propositadas...) como é meu hábito improvisar um pouco “em cima deles” no momento em que gravo a rubrica. Também é relevante dizer que, dado tratar-se de uma “revista de blog’s” – e uma vez que os blog’s não se preocupam com a oralidade ou com a eventual citação lida dos seus textos -, tomo a liberdade de editar minimamente os textos que selecciono. Faço-o apenas para que, em rádio, não se perca a ideia do blogger pelo facto de escrever frases longas e muito entrecortadas. Da mesma forma, não reproduzo palavrões nem frases pessoalmente ofensivas, assim como evito acusações cuja possibilidade de prova é diminuta ou inexistente. Sendo uma humilde crónica de rádio, tinha ainda assim de ter alguns princípios. São estes. Quem tiver razão de queixa, não hesite!

Textos recentes

...

Blog da Semana: As Penas ...

Outra vez o casamento ent...

Em dia

Lhasa de Sela

O ritual de Cavaco

2010

Blog do Ano 2009: O Alfai...

O ano 2009 - II

O ano 2009 - I

Arquivos

Outubro 2011

Janeiro 2010

Dezembro 2009

Novembro 2009

Outubro 2009

Setembro 2009

Julho 2009

Junho 2009

Maio 2009

Abril 2009

Março 2009

Fevereiro 2009

Janeiro 2009

Dezembro 2008

Novembro 2008

Outubro 2008

Setembro 2008

Agosto 2008

Julho 2008

Junho 2008

Maio 2008

Abril 2008

Março 2008

Fevereiro 2008

Janeiro 2008

Dezembro 2007

Novembro 2007

Outubro 2007

Setembro 2007

favorito

Leituras de sábado

Declaração de voto

Seis anos já cá cantam.

Na melhor revolução cai a...

Subscrever feeds