Sexta-feira, 8 de Janeiro de 2010

Blog da Semana: As Penas do Flamingo

“Jam session, pilates sem personal trainer, e desenho de modelo nu” - assim se subtitula o blog As penas do Flamingo. É o meu destaque desta semana, encontra-se em aspenasdoflamingo.blogs.sapo.pt/, e é um blog assinado por dois jornalistas, um deles no activo, o outro mais ligado nos últimos anos à comunicação empresarial: Luís Naves, do Diário de Notícias, e João Vilallobos.

A razão que me leva a escolhê-lo resulta das circunstancias dos seus dois autores: tanto Luis Naves como João Vilallobos escreveram já noutros blogues colectivos, como o Corta Fitas ou o Prazeres Minúsculos, em registos mais próximos da actualidade, do comentário politico e social.

Aqui, nas Penas do Flamingo, ambos dão largas às suas veias poéticas, de ficcionistas, de escritores. Aliás, Luís Naves tem um percurso paralelo na ficção em livros como O Silêncio do Vento e Territórios de Caça.

O blog é então um espaço privilegiado para separar as águas – o jornalista e comentador usa outros patamares para o exercício profissional, e reserva para esta cantinho o gosto pela ficção, pela poesia. A amizade que liga Luís Naves e João Vilalobos talvez explique este encontro sob as Penas do Flamingo.

Lendo o blog, parece-me ver nele também um poiso de ensaios sobre a escrita de cada um dos autores – como se pudéssemos ter ali rascunhos de textos futuros, experiências, pequenas ousadias.

Nem por acaso, há poucas semanas, um post-poema de Luís Naves:

 

É difícil falar do amor

Parece fácil falar de amor

E há outros temas bem mais urgentes

planeta a sufocar, crises emergentes

o mar a subir, o excesso de calor

 Pensar nas paixões, quis eu supor

daria versos pouco exigentes

ideias banais, algo incoerentes

poesia sem chama e sem ardor.

 Soube então o que falhara em entender:

a água passada é como um rio imenso

que se impõe ao presente, temível, denso

 Um desgosto corre sempre assim, penso

e recordá-lo de menos é esquecer:

ter amado não é ter vivido, é ainda viver

 

Nestas palavras está, de alguma forma, a essência do blog e a lógica de o destacar. Estamos ainda nos primeiros dias do ano, talvez a ideia de um espaço onde livremente deixamos crescer o potencial escritor ou poeta que há dentro de nós, dizia, talvez essa ideia inspire os ouvintes da Janela Indiscreta e daqui resultem novos blogues, mais escrita, mais talento à vista.

publicado por PRD às 02:46
link | comentar
8 comentários:
De João Villalobos a 13 de Janeiro de 2010 às 08:45
Muito obrigado pelo destaque, Pedro. Só agora vi porque faço pesquisa pelo meu nome e é Villalobos :) Abraço


De Lúcio Mauro Moreira (Eu) a 13 de Janeiro de 2010 às 17:32
Car Pedro sigo o seu blog com alguma regularidade, não tanta como a que desejava mas sim com a que me é permitida.
Escrevo-lhe após ter ouvido várias pessoas a insistirem comigo para publicar alguns dos meus textos, e, mesmo assim tenho alguma relutância em lhe pedir que os observe ou que me possa ceder algum endereço electrónico para que lhe envie, ainda que no blog estejam sempre com música. Gostaria que se pudesse dispender segundos a lê-lo me dissesse do alto da sua sabedoria e formação jornalística o que acha dos mesmos.
Deixo-lhe aqui um dos endereços de um dos contos que inicia neste post e termina nove posts depois.

http://dofundodomeupoco.blogspot.com/2009/11/sinopses-xv.html

Muito Obrigado pelo tempo que dispendeu a ler este coment

Lúcio Mauro Moreira


De Aguia de Ouro a 20 de Janeiro de 2010 às 14:36
Newsletter Semanal #6

Blog Águia de Ouro

Com um Benfica cada vez mais forte, e cada vez mais com um único concorrente ao título na presente edição da Liga Sagres, o Sporting de Braga, o futuro avizinha-se risonho para a equipa de Jorge Jesus!
Contínua para votação o onze da década do Sport Lisboa e Benfica, os melhores jogadores que passaram entre 2000 e 2009 pelo Benfica estão para votação numa táctica de 4-4-2. Vote no onze que pensa que marcou a década do Sport Lisboa e Benfica.

Posts Anteriores:

- Veia Goleadora
- Seremos Campeões!
- Batalha importante...
- Calendário...
- Líderes ex-aequo...
- Fenomenal
- O Onze da década

http://aguia-de-ouro.blogspot.com


De Como Criar um Blog a 4 de Abril de 2010 às 19:15
Não conhecia este blog, obrigado pela dica!


De Revista Cultura ENTRE Culturas a 10 de Outubro de 2010 às 01:43
A Revista Cultura ENTRE Culturas tem o prazer de o convidar e aos seus leitores a assistir ao Colóquio Internacional Oriente-Ocidente, que decorrerá nos dias 10, na Faculdade de Letras ( Anfiteatro III) da Universidade de Lisboa, e 11 de Novembro, na Câmara Municipal de Lisboa, Largo do Município (Sala do Arquivo dos Paços do Concelho), durante o qual será lançado o nº2 desta publicação periódica e a obra "Descobrir-se Buda" de Paulo Borges.
Este Colóquio Internacional Intercultural foca-se nas temáticas dos diálogos e cruzamentos, celebrando os 500 anos da chegada dos portugueses a Goa.

Revista Cultura ENTRE Culturas, a elevar a interculturalidade a matriz da sustentabilidade da diversidade sócio-cultural global...

Gratos pela atenção.





De DNogueira a 24 de Outubro de 2010 às 15:39
http://ww1.rtp.pt/multimedia/progAudio.php?prog=2361&clip_wma=74893

O dia em que a Terra pariu Mineiros.. um deles, tinha a Mulher e a Amante, cá fora à espera dele... Esta "janela" ouvi-a em directo no carro, e gostei imenso...

Porque é que duas grandes rubricas de excelência da Rádio Nacional, o Tubo de Ensaio na TSF e esta Janela Indiscreta, tem de ser emitidas ao mesmo tempo em dois "canais"? Parece o síndrome dos telejornais nacionais todos à mesma hora...

"Eu daqui não saio... Eu daqui também não saio..."

Já agora, e este blog adormeceu porque? ;)

DN


De Fatima a 23 de Dezembro de 2010 às 23:46
A SIMECQ-Cultura vem desejar um Feliz Natal e um Novo Ano cheio de saúde, paz e amor.


De número do loud coringa a 26 de Julho de 2021 às 19:10
Achei muito interessante atualmente esta sua postagens.


Comentar post

Pesquisar blog

 
Estes textos são escritos para serem “falados”, ou “lidos”, pelo que não só têm algumas marca de oralidade (evidentemente, propositadas...) como é meu hábito improvisar um pouco “em cima deles” no momento em que gravo a rubrica. Também é relevante dizer que, dado tratar-se de uma “revista de blog’s” – e uma vez que os blog’s não se preocupam com a oralidade ou com a eventual citação lida dos seus textos -, tomo a liberdade de editar minimamente os textos que selecciono. Faço-o apenas para que, em rádio, não se perca a ideia do blogger pelo facto de escrever frases longas e muito entrecortadas. Da mesma forma, não reproduzo palavrões nem frases pessoalmente ofensivas, assim como evito acusações cuja possibilidade de prova é diminuta ou inexistente. Sendo uma humilde crónica de rádio, tinha ainda assim de ter alguns princípios. São estes. Quem tiver razão de queixa, não hesite!

Textos recentes

...

Blog da Semana: As Penas ...

Outra vez o casamento ent...

Em dia

Lhasa de Sela

O ritual de Cavaco

2010

Blog do Ano 2009: O Alfai...

O ano 2009 - II

O ano 2009 - I

Arquivos

Outubro 2011

Janeiro 2010

Dezembro 2009

Novembro 2009

Outubro 2009

Setembro 2009

Julho 2009

Junho 2009

Maio 2009

Abril 2009

Março 2009

Fevereiro 2009

Janeiro 2009

Dezembro 2008

Novembro 2008

Outubro 2008

Setembro 2008

Agosto 2008

Julho 2008

Junho 2008

Maio 2008

Abril 2008

Março 2008

Fevereiro 2008

Janeiro 2008

Dezembro 2007

Novembro 2007

Outubro 2007

Setembro 2007

favorito

Leituras de sábado

Declaração de voto

Seis anos já cá cantam.

Na melhor revolução cai a...

Subscrever feeds