Sexta-feira, 1 de Janeiro de 2010

2010

Fechado o ano 2009, temos um ano novinho em folha para explorar. O que nos espera este ano? O que pode mudar ou evoluir? No mundo dos blogues, 2009 continuou a ser um ano de afirmação, consistência, amadurecimento da plataforma em si. Ter um blog tornou-se algo banal – do estudante à dona de casa, do grupo de amigos ao grupo de interesses comuns, um blog é um meio de comunicação. E será tanto mais quanto mais activo estiver.

Neste quadro, 2010 será certamente o ano da afirmação da interactividade entre plataformas – um blog já não chega, e a interacção que é possível fazer entre o blog, o twitter, o facebook, os próprios meios de comunicação clássicos, tudo isso dará mais sentido à palavra rede.

Vivemos em rede, existimos em rede, e não escapamos à rede. Mesmo aqui, na Janela Indiscreta, em 2010 continuarei a abrir portas, como já vou fazendo, às extensões dos blogs nas redes sociais ou noutros patamares da Internet. É esse o caminho, é esse o futuro – e a esse propósito, permitam-me que cite aqui um parágrafo da crónica de Joaquim Vieira, provedor do leitor do jornal Público, que deixou esse lugar no domingo passado e, na despedida, escreveu o seguinte, aconselhando o jornal do futuro: “Entender o PÚBLICO não como um jornal em papel com um site agregado mas como uma marca de informação englobando os mais diversos suportes. Enfrentem a realidade: os jornais generalistas estão sob ameaça de morte, e eventualmente já condenados. O público está a emigrar em massa para a informação via digital e não irá fazer marcha atrás. (...) Teria de ser maior a aposta no on-line, pois reside aí o futuro. E não só: também noutros suportes digitais, já criados ou a criar. O PÚBLICO deveria por isso deixar de estar associado basicamente ao papel para se tornar, com toda a credibilidade que possui, numa fiável marca multimédia. A democracia precisará sempre do jornalismo, mas vai deixar de precisar dos jornais”. A crónica na integra está no blog do provedor do leitor, mas para o que me interessa esta é realmente a ideia chave – de que a blogoesfera é parte interessada, interessante, e efectiva.

Segunda-feira volto a olhar o mundo e actualidade através desta janela, mas o aviso fica aí: quem quiser estar por dentro do futuro tem de andar por aqui neste presente.

publicado por PRD às 02:12
link
Comentar:
De
( )Anónimo- este blog não permite a publicação de comentários anónimos.
(moderado)
Ainda não tem um Blog no SAPO? Crie já um. É grátis.

Comentário

Máximo de 4300 caracteres



Copiar caracteres

 



Pesquisar blog

 
Estes textos são escritos para serem “falados”, ou “lidos”, pelo que não só têm algumas marca de oralidade (evidentemente, propositadas...) como é meu hábito improvisar um pouco “em cima deles” no momento em que gravo a rubrica. Também é relevante dizer que, dado tratar-se de uma “revista de blog’s” – e uma vez que os blog’s não se preocupam com a oralidade ou com a eventual citação lida dos seus textos -, tomo a liberdade de editar minimamente os textos que selecciono. Faço-o apenas para que, em rádio, não se perca a ideia do blogger pelo facto de escrever frases longas e muito entrecortadas. Da mesma forma, não reproduzo palavrões nem frases pessoalmente ofensivas, assim como evito acusações cuja possibilidade de prova é diminuta ou inexistente. Sendo uma humilde crónica de rádio, tinha ainda assim de ter alguns princípios. São estes. Quem tiver razão de queixa, não hesite!

Textos recentes

...

Blog da Semana: As Penas ...

Outra vez o casamento ent...

Em dia

Lhasa de Sela

O ritual de Cavaco

2010

Blog do Ano 2009: O Alfai...

O ano 2009 - II

O ano 2009 - I

Arquivos

Outubro 2011

Janeiro 2010

Dezembro 2009

Novembro 2009

Outubro 2009

Setembro 2009

Julho 2009

Junho 2009

Maio 2009

Abril 2009

Março 2009

Fevereiro 2009

Janeiro 2009

Dezembro 2008

Novembro 2008

Outubro 2008

Setembro 2008

Agosto 2008

Julho 2008

Junho 2008

Maio 2008

Abril 2008

Março 2008

Fevereiro 2008

Janeiro 2008

Dezembro 2007

Novembro 2007

Outubro 2007

Setembro 2007

favorito

Leituras de sábado

Declaração de voto

Seis anos já cá cantam.

Na melhor revolução cai a...

Subscrever feeds