Terça-feira, 29 de Dezembro de 2009

O ano 2009 - I

Está na hora de começar a olhar o ano que passou, 2009, neste universo específico em que me movo diariamente e que passa pela Internet, mais especialmente pelos blogues.

Hoje e amanhã, vou tentar desenhar aqui o que foi o ano nesta plataforma. E é incontornável começar pela politica – 2009 foi um ano de eleições diversas, de combates duros na politica, de um PS vitima do desgaste governativo, de um PSD perdido e de liderança duvidosa. Como sempre, desde que nasceu o blog, o debate politico exacerba-se na rede. Os apoiantes tornam-se mais militantes, os críticos são ainda mais críticos – e os confrontos são, muitas vezes, de violência desmedida.

Blogues como o Câmara Corporativa, claramente colado ao Governo e ao PS, ou Arrastão, claramente próximo do Bloco de Esquerda, ou o 31 da Armada, á direita, protagonizam um 2009 de permanente troca de argumentos. A estes se juntam os blogues individuais de um Pacheco Pereira ou de um Santana Lopes, num ping pong permanente.

Este ano, com eleições legislativas e autárquicas, os próprios partidos tinham de ganhar protagonismo no mundo dos blogues – e lá vieram os sítios de apoio a cada um dos concorrentes, como vieram também os blogues presumivelmente independentes, colectivos, de apoio a uma força ou outra.

Entre as muitas criticas que recebo por esta Janela, destaca-se o facto de recorrentemente falar de alguns blogues. Como se só houvesse aqueles, ou os outros não interessassem. É óbvio que isso não sucede, mas é verdade que há alguns blogues com passe social aqui na casa - e se isso ocorre, deve-se ao protagonismo, à iniciativa, e à atitude desses blogues. Nessa medida, falar de 2009 e não falar do eterno e mais que repetido 31 da Armada seria uma injustiça – foi este blog, convêm não esquecer, que reabriu o debate sobre republica e monarquia substituindo a bandeira nacional pela bandeira monárquica na Câmara Municipal de Lisboa. E foi tb este blog que no dia 25 de Novembro colocou no Campo Pequeno uma estátua de 2 metros representando Jaime Neves em homenagem ao militar estrela dessa data de 1975... Não só comandou estas operações, como as trabalhou em vídeo e em posts que ajudaram a dar ainda mais visibilidade às acções.

À medida que os anos passam e os blogues crescem, amadurecem, e a própria plataforma ganha consistência a riqueza, até do ponto de vista dos recursos disponíveis, é evidente que a politica e os políticos acabam por lhe reconhecer mais relevância.

2009 mostrou isso mesmo – e por isso, simbolicamente, a imagem que me fica deste tempo na relação entre blogues e politica é de José Sócrates candidato a primeiro-ministro em campanha, aceitar uma tertúlia em Lisboa com bloggers de todas as origens. O homem que antes se tinha referido ao mundo dos blogues como uma espécie de seita mafiosa, ou o inferno em versão 2.0, acaba por dar o braço a torcer e reconhecer o meio como válido para fazer passar a sua mensagem. Políticos e blogues? Se não os podes vencer, junta-te a eles.

publicado por PRD às 02:09
link do post | comentar

PRD

Pesquisar blog

 
Estes textos são escritos para serem “falados”, ou “lidos”, pelo que não só têm algumas marca de oralidade (evidentemente, propositadas...) como é meu hábito improvisar um pouco “em cima deles” no momento em que gravo a rubrica. Também é relevante dizer que, dado tratar-se de uma “revista de blog’s” – e uma vez que os blog’s não se preocupam com a oralidade ou com a eventual citação lida dos seus textos -, tomo a liberdade de editar minimamente os textos que selecciono. Faço-o apenas para que, em rádio, não se perca a ideia do blogger pelo facto de escrever frases longas e muito entrecortadas. Da mesma forma, não reproduzo palavrões nem frases pessoalmente ofensivas, assim como evito acusações cuja possibilidade de prova é diminuta ou inexistente. Sendo uma humilde crónica de rádio, tinha ainda assim de ter alguns princípios. São estes. Quem tiver razão de queixa, não hesite!

Textos recentes

...

Blog da Semana: As Penas ...

Outra vez o casamento ent...

Em dia

Lhasa de Sela

O ritual de Cavaco

2010

Blog do Ano 2009: O Alfai...

O ano 2009 - II

O ano 2009 - I

Arquivos

Outubro 2011

Janeiro 2010

Dezembro 2009

Novembro 2009

Outubro 2009

Setembro 2009

Julho 2009

Junho 2009

Maio 2009

Abril 2009

Março 2009

Fevereiro 2009

Janeiro 2009

Dezembro 2008

Novembro 2008

Outubro 2008

Setembro 2008

Agosto 2008

Julho 2008

Junho 2008

Maio 2008

Abril 2008

Março 2008

Fevereiro 2008

Janeiro 2008

Dezembro 2007

Novembro 2007

Outubro 2007

Setembro 2007

favorito

Leituras de sábado

Declaração de voto

Seis anos já cá cantam.

Na melhor revolução cai a...

Subscrever feeds