Quinta-feira, 15 de Novembro de 2007

Folhetim nas alturas

Há um regresso cíclico do tema aeroporto ao debate nacional. Parece combinado entre instituições, governo, oposições e meios de comunicação: volta não volta, mais qualquer coisinha. Muitas vezes nem sequer é por causa directa do aeroporto, mas pode ser, por exemplo, por conta do traçado do TGV
Vital Moreira, no blog Causa Nossa, notou qualquer coisinha. Esta:
"A decisão [sobre a localização no novo aeroporto] é política, não é técnica", disse o presidente do LNEC.Quando os políticos procuram exonerar-se das suas responsabilidades e entregar decisões políticas aos técnicos é salutar ouvir um técnico recordar o óbvio".
Eduardo Pitta, no blog Da Literatura, notou outra coisinha e o seu post é certeiro quanto a decisões politicas e técnicas. Vale a pena ouvi-lo com atenção, com prejuízo de outras opiniões:
“Aqui há uns meses, no auge da polémica da Ota, a CIP tirou da cartola um estudo que apontava Alcochete como melhor solução para o futuro aeroporto de Lisboa. (...) Porém, não tendo a CIP divulgado a identidade do núcleo duro de financiadores desse estudo, acho muito estranho que os media, sempre tão compulsivos com questões de transparência, sobretudo no que toca ao governo, não estejam interessados em divulgar uma informação que é um segredo de Polichinelo. E é curial que o façam, porque estão em jogo conflitos de interesses. Afinal de contas, a opinião pública deve ficar a saber, preto no branco, quem defende o quê e porquê. Isto dito, (...) o desatino da CIP face ao que considera ser a estratégia comunicacional do governo (o pretexto foi a divulgação de um estudo da RAVE sobre o traçado de alta velocidade) parece traduzir o desejo de substituir-se ao governo na condução das obras públicas. O que começou por ser uma discussão em torno do melhor sítio para construir o futuro aeroporto de Lisboa, transformou-se rapidamente (...) num pacote que associa o futuro aeroporto à construção de duas novas pontes sobre o Tejo, logo duas, bem como à alteração do traçado do TGV. Ele são túneis, viadutos, pontes, autoestradas, entroncamentos de linhas, etc. Isto não é um estudo para fixar a melhor localização de um aeroporto. Isto é um programa de governo. Convinha, primeiro, ir a eleições.”
Ou seja, isto anda tudo ligado. Tão ligado, tão ligado, que João Gonçalves, no Portugal dos Pequeninos, até se dá ao luxo de iluminar o Presidente da Republica:
“Cavaco não acredita (...) que a decisão sobre o novo aeroporto de Lisboa esteja tomada. Falta o LNEC pronunciar-se, o organismo sobre quem o governo depositou a responsabilidade de "analisar" todos os estudos. Sucede que o LNEC tem uma tutela que me dispenso de nomear. E essa tutela tem o João Morgado Fernandes para regular o trânsito. Ou seja, o LNEC terá seguramente independência técnica mas não tem a que conta para a tomada de decisão política. (...) Em política, na política de hoje, nem tudo o que parece é.”
Embora nem tudo o que pareça, efectivamente seja, é verdade que quando nos cheira que vai correr mal, corre mesmo mal. Teme-se o pior...
publicado por PRD às 19:48
link do post | comentar

PRD

Pesquisar blog

 
Estes textos são escritos para serem “falados”, ou “lidos”, pelo que não só têm algumas marca de oralidade (evidentemente, propositadas...) como é meu hábito improvisar um pouco “em cima deles” no momento em que gravo a rubrica. Também é relevante dizer que, dado tratar-se de uma “revista de blog’s” – e uma vez que os blog’s não se preocupam com a oralidade ou com a eventual citação lida dos seus textos -, tomo a liberdade de editar minimamente os textos que selecciono. Faço-o apenas para que, em rádio, não se perca a ideia do blogger pelo facto de escrever frases longas e muito entrecortadas. Da mesma forma, não reproduzo palavrões nem frases pessoalmente ofensivas, assim como evito acusações cuja possibilidade de prova é diminuta ou inexistente. Sendo uma humilde crónica de rádio, tinha ainda assim de ter alguns princípios. São estes. Quem tiver razão de queixa, não hesite!

Textos recentes

...

Blog da Semana: As Penas ...

Outra vez o casamento ent...

Em dia

Lhasa de Sela

O ritual de Cavaco

2010

Blog do Ano 2009: O Alfai...

O ano 2009 - II

O ano 2009 - I

Arquivos

Outubro 2011

Janeiro 2010

Dezembro 2009

Novembro 2009

Outubro 2009

Setembro 2009

Julho 2009

Junho 2009

Maio 2009

Abril 2009

Março 2009

Fevereiro 2009

Janeiro 2009

Dezembro 2008

Novembro 2008

Outubro 2008

Setembro 2008

Agosto 2008

Julho 2008

Junho 2008

Maio 2008

Abril 2008

Março 2008

Fevereiro 2008

Janeiro 2008

Dezembro 2007

Novembro 2007

Outubro 2007

Setembro 2007

favorito

Leituras de sábado

Declaração de voto

Seis anos já cá cantam.

Na melhor revolução cai a...

Subscrever feeds