Terça-feira, 15 de Dezembro de 2009

Notícias do Mundo bom

Não é só o espírito da época, é um sinal de lucidez: de vez em quando, aqui na Janela, procuro as noticias de um mundo bom – os posts onde se elogia, onde se mostram coisas boas, bem feitas, onde se contraria este cinzento frio e invernal que o clima mostra, mas que anda bem por dentro de nós.

Começo por ler Duarte Calvão, um jornalista que procura sempre o melhor da vida, e que escreveu ontem um belo post sobre o Autocarro 92. Diz ele, exactamente procurando o mundo bom, que “Às vezes, é nos lugares mais inesperados que encontramos motivos para gostar de Portugal. Nos últimos meses, voltei a ser utilizador de autocarros e fiquei surpreendido com o salto de qualidade que deram (...), comparando com as minhas últimas experiências, que já datavam de há um bom par de anos. Um dos que me transporta é o pequeno 92, que vai do Terreiro do Paço ao Príncipe Real”. Duarte Calvão conta como, no percurso, sentiu proximidade entre as pessoas, simpatia e profissionalismo do motorista, um ambiente que convoca uma Lisboa ainda humana, ainda chegada. Quando saiu do autocarro, Duarte sente “pena de não compartilhar daquela intimidade alegre, mas contente por  ter visto um lado bom dos portugueses, que tanta vez fica ocultado pelos nossos sempre citados defeitos”. Procurem o Corta-fitas e leiam na integram o post, que vale bem a pena.

Na mesma linha reencontro a Blonde no blog Blode with a PHD. Fala-nos de fado: “Está a fazer um ano que descobri o Fado (...). E, naquelas coincidências cósmicas inexplicáveis, quem me convidou para ouvir fado o ano passado, convidou-me, again, para ouvir fado. Que diferença, meu Deus. Que diferença de estado de espírito e o que ela traz de novidade e alegria. (...) Estou alegre como não estava o ano passado. (...) Interessante como este ano ouvi fado sem pensar na tristeza que o fado canta. Abstraí-me da dor lusa, do negro das roupas e fixei-me nas vozes (que vozes...), concentrei-me na teatralidade da Simone que, não tendo já o viço na voz, tem o encanto de quem nos conquista com a expressão da maturidade que lhe admiramos. Não me doeu na alma e penso se é só com dor que entranhamos o fado. Talvez não, senão não teria gostado”.

A Blonde tem sangue de outras raças a correr-lhe nas veias, por isso estas descobertas ganham sempre estatuto – e o fado, bem vistas as coisas, está outra vez em alta.

Boa noticia também, soubemos ontem, Ayrton Senna foi considerado o melhor piloto de sempre da Fórmula 1, segundo uma votação da revista inglesa Autosport. André Abrantes Amaral, como já antes José Manuel Fernandes no Facebook, sente-se consolado: “A verdade vem sempre ao de cima. Para quem tenha dúvidas, a mítica primeira volta em Donington é suficiente para que estas se dissipem. Corria o ano de 1993”. O vídeo está no You Tube e vale a pena ver.

Fecho com mais um comentário do dia a uma noticia boa ainda do fim-de-semana:

Manuel Clemente, bispo do Porto, é o prémio Pessoa 2009. E Rui Costa Pinto, no blog Mais Actual, lembrou que “É uma distinção oportuna que indicia que entre os mais altos dignitários da Igreja portuguesa existe um discurso ao nível dos tempos”.

E assim abri hoje a Janela a noticias só do mundo bom...

publicado por PRD às 01:53
link do post | comentar

PRD

Pesquisar blog

 
Estes textos são escritos para serem “falados”, ou “lidos”, pelo que não só têm algumas marca de oralidade (evidentemente, propositadas...) como é meu hábito improvisar um pouco “em cima deles” no momento em que gravo a rubrica. Também é relevante dizer que, dado tratar-se de uma “revista de blog’s” – e uma vez que os blog’s não se preocupam com a oralidade ou com a eventual citação lida dos seus textos -, tomo a liberdade de editar minimamente os textos que selecciono. Faço-o apenas para que, em rádio, não se perca a ideia do blogger pelo facto de escrever frases longas e muito entrecortadas. Da mesma forma, não reproduzo palavrões nem frases pessoalmente ofensivas, assim como evito acusações cuja possibilidade de prova é diminuta ou inexistente. Sendo uma humilde crónica de rádio, tinha ainda assim de ter alguns princípios. São estes. Quem tiver razão de queixa, não hesite!

Textos recentes

...

Blog da Semana: As Penas ...

Outra vez o casamento ent...

Em dia

Lhasa de Sela

O ritual de Cavaco

2010

Blog do Ano 2009: O Alfai...

O ano 2009 - II

O ano 2009 - I

Arquivos

Outubro 2011

Janeiro 2010

Dezembro 2009

Novembro 2009

Outubro 2009

Setembro 2009

Julho 2009

Junho 2009

Maio 2009

Abril 2009

Março 2009

Fevereiro 2009

Janeiro 2009

Dezembro 2008

Novembro 2008

Outubro 2008

Setembro 2008

Agosto 2008

Julho 2008

Junho 2008

Maio 2008

Abril 2008

Março 2008

Fevereiro 2008

Janeiro 2008

Dezembro 2007

Novembro 2007

Outubro 2007

Setembro 2007

favorito

Leituras de sábado

Declaração de voto

Seis anos já cá cantam.

Na melhor revolução cai a...

Subscrever feeds