Quinta-feira, 10 de Dezembro de 2009

Palhaçadas

A primeira audição da Comissão Parlamentar de Saúde fica para a História por uma troca de ofensas entre a deputada Maria José Nogueira Pinto e o deputado socialista Ricardo Gonçalves. Desde ontem à tarde que não se fala de outra coisa porque Maria José, farta de ser interrompida e interpelada pelo deputado socialista, chamou-lhe... palhaço.

Usando um verso de José Afonso, José Freitas no Aventar diz que “O Circo saiu à rua num dia assim”: “Já tínhamos o “circo” da Fórmula 1, o “circo” em que se transforma, por vezes, o futebol nacional, o verdadeiro e real circo, aquele espectáculo de saltimbancos que corre o país de lés a lés. Agora temos o “circo” do Parlamento. E com  direito a palhaçadas e tudo… Que dois belos minutos. Que dois belos exemplos. Será que estamos a pagar a deputados ou a artistas saltimbancos?”

No Portugal dos Pequeninos, João Gonçalves anuncia que passa a ter companhia no blog, neste caso Tiago Moreira Ramalho, que se estreia justamente com este tema:

“É sempre um espectáculo confrangedor ter dois «representantes do povo» à batatada. Claro que aqui meti «representantes do povo» entre aspas porque ambos são apenas representantes de si próprios e porta-votos de um outro a quem prestam contas.

Um comportamento decente seria a apresentação da demissão tanto de um como de outro. Mas decência é coisa que já não se espera, principalmente vinda de certos personagens. E com as instituições transformadas em circos, chamar «palhaço» a quem quer que seja é, antes de tudo o resto, um exercício de informação pública rigorosa”. No defender o Quadrado, Sofia Loureiro dos Santos é mais lacónica: “Há inúmeros e graves problemas a discutir e a esclarecer, nomeadamente na área da saúde. Os cidadãos merecem mais respeito por parte dos seus representantes”.

No Câmara Corporativo, o presumível Miguel Abrantes – as tal figra que ninguém sabe se existe mas defende sempre o Governo, chama a Maria José Nogueira Pinto a “Tia taxista no estertor do Ferreirismo”, e Paulo Pinto Mascaranheas pede simplesmente: “Não insultem os palhaços!”. O mesmo acha Jorge Soares, no blog o Que é o Jantar, que vê nos palhaços figuras mais dignas do que “alguns senhores deputados”.

E lá está Paulo Ferreira, no blog A regra do jogo, explicando que “Palhaço é uma actividade artística desempenhada por um actor cuja intenção é divertir o público através de comportamento e maneirismos ridículos, que decorre em espaço próprio, normalmente um circo, e apreciado por um público que a ele se desloca propositadamente para o efeito. Existem até bons profissionais dessa arte e ofício que se deslocam a casa para festinhas de crianças. Tendo isto bem presente gostaria de saber se alguém me pode dar o número de telefone da deputada eleita pelo PSD por Lisboa? Com os companheiros de lista e bancada António Preto e Helena Lopes da Costa aposto que devem proporcionar horas de divertimento a miúdos e graúdos por um baixo custo”.

E assim vai o circo em Portugal...

publicado por PRD às 01:35
link do post | comentar

PRD

Pesquisar blog

 
Estes textos são escritos para serem “falados”, ou “lidos”, pelo que não só têm algumas marca de oralidade (evidentemente, propositadas...) como é meu hábito improvisar um pouco “em cima deles” no momento em que gravo a rubrica. Também é relevante dizer que, dado tratar-se de uma “revista de blog’s” – e uma vez que os blog’s não se preocupam com a oralidade ou com a eventual citação lida dos seus textos -, tomo a liberdade de editar minimamente os textos que selecciono. Faço-o apenas para que, em rádio, não se perca a ideia do blogger pelo facto de escrever frases longas e muito entrecortadas. Da mesma forma, não reproduzo palavrões nem frases pessoalmente ofensivas, assim como evito acusações cuja possibilidade de prova é diminuta ou inexistente. Sendo uma humilde crónica de rádio, tinha ainda assim de ter alguns princípios. São estes. Quem tiver razão de queixa, não hesite!

Textos recentes

...

Blog da Semana: As Penas ...

Outra vez o casamento ent...

Em dia

Lhasa de Sela

O ritual de Cavaco

2010

Blog do Ano 2009: O Alfai...

O ano 2009 - II

O ano 2009 - I

Arquivos

Outubro 2011

Janeiro 2010

Dezembro 2009

Novembro 2009

Outubro 2009

Setembro 2009

Julho 2009

Junho 2009

Maio 2009

Abril 2009

Março 2009

Fevereiro 2009

Janeiro 2009

Dezembro 2008

Novembro 2008

Outubro 2008

Setembro 2008

Agosto 2008

Julho 2008

Junho 2008

Maio 2008

Abril 2008

Março 2008

Fevereiro 2008

Janeiro 2008

Dezembro 2007

Novembro 2007

Outubro 2007

Setembro 2007

favorito

Leituras de sábado

Declaração de voto

Seis anos já cá cantam.

Na melhor revolução cai a...

Subscrever feeds