Terça-feira, 8 de Dezembro de 2009

Culturas...

Aproveitemos o feriado para algo diferente. Para mais estamos em Dezembro, mês do consumo, e vale a pena notar uma outra faceta do mundo dos blogues de que nunca falei: os blogues como geradores de consumo, como aconselhadores de compras ou como recomendadores culturais.

Não é a primeira nem a segunda vez que compro um livro ou um disco por causa de um post de um blog, ou que vou ver um filme expressamente recomendado por alguém em cuja opinião confio.

Fiquei com vontade, para dar um exemplo, de ver A Nova Vida do Sr. O'Horten, o filme norueguês da temporada, depois de ler João Lopes no Sound anda Vision: “uma crónica social que se transfigura em discreta parábola sobre as atribulações do envelhecimento”, um filme “em norueguês universal”.

Ao ler o blogexisto de João Pinto e Castro, fiquei também com vontade de ler o tratado "A People's Tragedy: The Russian Revolution”, de Orlando Figes, onde fica “com a impressão de ter conhecido pessoalmente todas as pessoas que, de uma forma ou de outra, participaram na Revolução Russa” – não só os Lenines desta vida, “mas também as mulheres que durante dias, ao frio, faziam bicha para comprar pão” ou “os manifestantes de Fevereiro massacrados quando se propunham entregar uma petição ao czar. (...) De longe a melhor, mais completa e mais instrutiva coisa que jamais li sobre a revolução russa”.

Passeando pelo blog Da Literatura, de Eduardo Pitta, fico com vontade de comprar “Moderno tropical”, o livro que Ana Magalhães e Inês Gonçalves escreveram juntas: “recupera o acervo arquitectónico moderno, edificado em Angola e Moçambique entre 1948 e 1975”, de uma geração que tentou fazer a “utopia moderna em África” - “Absolutamente vintage”, remata Eduardo, deixando-me água na boca.

De passagem, ainda José do Carmo Francisco no Aspirina B recomendando «30 Anos de mau futebol» de João Pombeiro: “Num livro com frases de jogadores, árbitros, treinadores, dirigentes ou jornalistas é muito difícil escolher a mais disparatada”. Neste “mundo poliédrico”, como lhe chama, “Futebol pode ser delírio ou alucinação. Seja de Vale e Azevedo («Quando o Benfica vence as pessoas sentem-se mais realizadas, o trânsito flúi melhor e há mais produtividade»), (...) seja Miguel Sousa Tavares («O 25 de Abril só se concretizou quando o F.C. Porto foi campeão»)”.

Por fim, e para fechar, notar que os blogues também servem para deixar cartas bem adultas ao Pai Natal. Gingerbread Girl no blog Gatas em telhado de Zinco Quente, pergunta ao Pai Natal “como é que consegue ser tão popular, apesar de sofrer de obesidade mórbida. (...) Além de gordo que nem um cachalote, também nunca está fashion. Veste-se sempre de vermelho, mesmo quando não é a cor da estação”. E Ladidi no blog do Desassosego deixa a lista de presentes, da “trilogia d'A Guerra das Estrelas (os antigos) à série completa dos “Sopranos excepto a quinta e a 2ª parte da sexta”. “Vales catitas de lojas fixes de roupa” também são bem-vindos.

Era o que eu dizia: num blog vale tudo. No mês do Natal ainda vale mais.

 

publicado por PRD às 01:28
link do post | comentar

PRD

Pesquisar blog

 
Estes textos são escritos para serem “falados”, ou “lidos”, pelo que não só têm algumas marca de oralidade (evidentemente, propositadas...) como é meu hábito improvisar um pouco “em cima deles” no momento em que gravo a rubrica. Também é relevante dizer que, dado tratar-se de uma “revista de blog’s” – e uma vez que os blog’s não se preocupam com a oralidade ou com a eventual citação lida dos seus textos -, tomo a liberdade de editar minimamente os textos que selecciono. Faço-o apenas para que, em rádio, não se perca a ideia do blogger pelo facto de escrever frases longas e muito entrecortadas. Da mesma forma, não reproduzo palavrões nem frases pessoalmente ofensivas, assim como evito acusações cuja possibilidade de prova é diminuta ou inexistente. Sendo uma humilde crónica de rádio, tinha ainda assim de ter alguns princípios. São estes. Quem tiver razão de queixa, não hesite!

Textos recentes

...

Blog da Semana: As Penas ...

Outra vez o casamento ent...

Em dia

Lhasa de Sela

O ritual de Cavaco

2010

Blog do Ano 2009: O Alfai...

O ano 2009 - II

O ano 2009 - I

Arquivos

Outubro 2011

Janeiro 2010

Dezembro 2009

Novembro 2009

Outubro 2009

Setembro 2009

Julho 2009

Junho 2009

Maio 2009

Abril 2009

Março 2009

Fevereiro 2009

Janeiro 2009

Dezembro 2008

Novembro 2008

Outubro 2008

Setembro 2008

Agosto 2008

Julho 2008

Junho 2008

Maio 2008

Abril 2008

Março 2008

Fevereiro 2008

Janeiro 2008

Dezembro 2007

Novembro 2007

Outubro 2007

Setembro 2007

favorito

Leituras de sábado

Declaração de voto

Seis anos já cá cantam.

Na melhor revolução cai a...

Subscrever feeds