Segunda-feira, 7 de Dezembro de 2009

Ambiente e Copenhaga

Esta é a semana em que Copenhaga se torna capital mundial do ambiente e recebe a esperada cimeira que, teoricamente, contribuirá para adiar o fim do mundo por mais uns milénios.

Ninguém sabe, com rigor, o que pode acontecer ao ambiente. Há muitas ideias em discussão, e muitas formas de encarar o problema. Reparei, aliás, e já aqui o disse, que no mundo dos blogues se encontram muitos bloggers desconfiados sobre o aquecimento global, desconfiados sobre os negócios que rodeiam o ambiente. O blog O Insurgente, pela mão de Miguel, tem coligido muito do que se escreve sobre o que chamam Climagate ou climategate, e que de alguma forma põe em causa os dados do problema.

Foi lá que me redireccionei para o Gato de Cheshire, onde Luciano Amaral acha que “O século XXI já tem o seu escândalo científico: “piratas informáticos” interceptaram trocas de email de uma unidade de investigação inglesa dedicada ao estudo do clima, (...) e publicaram-nas. O resultado é uma vergonha: cientistas, indivíduos cuja actividade deveria ser o estabelecimento da verdade, aparecem a esconder e destruir dados que contrariam a sua hipótese ou a alterar dados e parâmetros de forma a confirmar a sua hipótese. A sua, não é uma hipótese qualquer: é a hipótese do aquecimento global do planeta (...). Ou seja (...) não sabemos se o “consenso científico” sobre o aquecimento global não passa afinal de uma fraude científica planetária”. E vai mais longe: “Em matéria de aquecimento global, confesso-me agnóstico. Sei que no passado o clima aqueceu e arrefeceu (...). Nada impede a ocorrência de um novo ciclo quente. Uma hipótese complementar seria a de que o actual (...) aquecimento se deveria à actividade económica humana. Mais uma vez, é possível, graças à industrialização. Mas tudo isto são hipóteses, não verdades. A histeria em torno do aquecimento global não é científica. Nem todas as hipóteses científicas se transformam em verdades e todas as verdades são potencialmente provisórias”.

Esta desconfiança manifestada por Luciano Amaral encontra-se um pouco por todo a blogoesfera – mas é obviamente contrariada por blogues como o Cimeira de Copenhaga, patrocinado pela associação Quercus, onde ontem Ana Rita Antunes contava o ambiente que se vivia na capital da Dinamarca: “reuniões preparatórias, acreditação na conferência, testes de equipamento, primeira impressões… As organizações não governamentais estiveram todo o dia reunidas (...) a definir os objectivos e a estratégia para esta Cimeira decisiva. (...) A grande questão hoje (...) é uma: vamos conseguir? Vão os países de todo o mundo acordar uma decisão que afaste a Humanidade e o planeta das consequências graves das alterações climáticas. Com os olhos do mundo inteiro em Copenhaga haverá coragem política para não o fazer? Ou… para o fazer?”

É assim que se vive o começo desta cimeira no mundo dos blogues: entre a militância convicta e a desconfiança prudente. Ou um olhar mais politico, como de Renato Teixeira no 5 Dias: “Não há capitalismo verde nem sobrará verde ao capitalismo. A escolha é entre os dois”.

Nos dias que se seguem, veremos como param as modas...

publicado por PRD às 01:27
link do post | comentar

PRD

Pesquisar blog

 
Estes textos são escritos para serem “falados”, ou “lidos”, pelo que não só têm algumas marca de oralidade (evidentemente, propositadas...) como é meu hábito improvisar um pouco “em cima deles” no momento em que gravo a rubrica. Também é relevante dizer que, dado tratar-se de uma “revista de blog’s” – e uma vez que os blog’s não se preocupam com a oralidade ou com a eventual citação lida dos seus textos -, tomo a liberdade de editar minimamente os textos que selecciono. Faço-o apenas para que, em rádio, não se perca a ideia do blogger pelo facto de escrever frases longas e muito entrecortadas. Da mesma forma, não reproduzo palavrões nem frases pessoalmente ofensivas, assim como evito acusações cuja possibilidade de prova é diminuta ou inexistente. Sendo uma humilde crónica de rádio, tinha ainda assim de ter alguns princípios. São estes. Quem tiver razão de queixa, não hesite!

Textos recentes

...

Blog da Semana: As Penas ...

Outra vez o casamento ent...

Em dia

Lhasa de Sela

O ritual de Cavaco

2010

Blog do Ano 2009: O Alfai...

O ano 2009 - II

O ano 2009 - I

Arquivos

Outubro 2011

Janeiro 2010

Dezembro 2009

Novembro 2009

Outubro 2009

Setembro 2009

Julho 2009

Junho 2009

Maio 2009

Abril 2009

Março 2009

Fevereiro 2009

Janeiro 2009

Dezembro 2008

Novembro 2008

Outubro 2008

Setembro 2008

Agosto 2008

Julho 2008

Junho 2008

Maio 2008

Abril 2008

Março 2008

Fevereiro 2008

Janeiro 2008

Dezembro 2007

Novembro 2007

Outubro 2007

Setembro 2007

favorito

Leituras de sábado

Declaração de voto

Seis anos já cá cantam.

Na melhor revolução cai a...

Subscrever feeds