Sexta-feira, 4 de Dezembro de 2009

Blog da Semana: Palavras Soltas

Hoje, em vez de um blog, trago uma ideia, espelhada num blog, e que o próprio blog vai seguir. Ou seja, em vez do blog da semana, trago-vos a ideia da semana. Começo por dizer que não sei onde fica a Igreja do Milharado, mas é lá que se encontra a árvore do Tempo, que Isabel Lopes Mota, autora do blog Palavras Soltas, decidiu divulgar e acompanhar.

Isabel é uma mulher profundamente católica que no seu perfil revela uma história de vida feliz. “O meu maior luxo, conta, é o tempo, que é sempre escasso para tantos e para tudo o que a vida me oferece. Trago para este blog palavras à solta entre dois mundos, um mais pessoal e outro relacionado com tudo o que aprendo e me acontece no mundo do voluntariado. Agradeço a todos os que me visitam e a todos os que me dão a conhecer mundos maravilhosos através deste fabuloso meio de comunicação”.

Dito isto, vamos ao que interessa, a Árvore do Tempo que está na Igreja do Milharado. Conta Isabel: “O projecto é do Padre Paulo Serra, Prior do Milharado, que é um homem cheio de ideias originais, simples e sempre muito cativantes... Esta é uma delas. Trata-se de uma árvore de Natal que, em vez de ser decorada com bolas, fitas e luzes, será enfeitada, gradual e semanalmente com folhas, flores e frutos feitos de papel. Será uma árvore de Natal muito diferente (...). Pois bem, em vez de pedir roupas e brinquedos, o que normalmente leva a darmos o que já não precisamos e, raramente, o que nos faz falta... este ano o Padre Paulo pediu-nos que ofereçamos algo que todos precisamos sempre muito... pediu-nos tempo! Sim, tempo! Tempo para dedicarmos ao outro... tempo para visitar um doente, para estar sentado com o filho, meia hora, a brincar ou a fazer um jogo... tempo para ir jantar fora com a mulher ou o marido (...) Que ofereçamos o nosso tempo a fazer um trabalho em tricot ou postais de Natal que possam ser vendidos e arranjar fundos para as Instituições de Solidariedade Social (...)... enfim, pediu-nos tempo. E, também nos pediu para pensarmos em como nos podemos dedicar um pouco mais ao outro”.

O desafio da árvore é exactamente esse: cada pessoa, adulto ou criança, “escreverá semanalmente, na folha de papel, o que fez essa semana e que tempo dedicou ao outro, sem assinaturas, sem vaidades. O grande desejo para este Natal é que consigamos "vestir" e decorar a nossa árvore com muito tempo”.

É realmente uma boa e original ideia, que vinda da Igreja não pede nada para a Igreja, devolve a cada pessoa o verdadeiro espírito do Natal. Isabel conta que em sua casa já há muitas folhas para preencher com tempo ocupado, tempo de qualidade, tempo bom. “Temos que acreditar na alegria, que tenho a certeza absoluta, todo o ser humano sente quando se dá”, diz ainda a Isabel, que pede para que passem a palavra e desafia: “convidem todos este Natal a dar um pouco do seu tempo. E não fiquem por aqui... há imensas árvores despidas, à espera de folhas feitas de tempo”.

Isabel Mota promete mostrar semanalmente como é vestida esta árvore que começa por ter apenas ramos. Podem ver e evolução em gato-pintado.blogspot.com/, morada do blog Palavras Soltas. Uma ideia de Natal que ganha estatuto de destaque da minha semana.

publicado por PRD às 01:26
link do post | comentar

PRD

Pesquisar blog

 
Estes textos são escritos para serem “falados”, ou “lidos”, pelo que não só têm algumas marca de oralidade (evidentemente, propositadas...) como é meu hábito improvisar um pouco “em cima deles” no momento em que gravo a rubrica. Também é relevante dizer que, dado tratar-se de uma “revista de blog’s” – e uma vez que os blog’s não se preocupam com a oralidade ou com a eventual citação lida dos seus textos -, tomo a liberdade de editar minimamente os textos que selecciono. Faço-o apenas para que, em rádio, não se perca a ideia do blogger pelo facto de escrever frases longas e muito entrecortadas. Da mesma forma, não reproduzo palavrões nem frases pessoalmente ofensivas, assim como evito acusações cuja possibilidade de prova é diminuta ou inexistente. Sendo uma humilde crónica de rádio, tinha ainda assim de ter alguns princípios. São estes. Quem tiver razão de queixa, não hesite!

Textos recentes

...

Blog da Semana: As Penas ...

Outra vez o casamento ent...

Em dia

Lhasa de Sela

O ritual de Cavaco

2010

Blog do Ano 2009: O Alfai...

O ano 2009 - II

O ano 2009 - I

Arquivos

Outubro 2011

Janeiro 2010

Dezembro 2009

Novembro 2009

Outubro 2009

Setembro 2009

Julho 2009

Junho 2009

Maio 2009

Abril 2009

Março 2009

Fevereiro 2009

Janeiro 2009

Dezembro 2008

Novembro 2008

Outubro 2008

Setembro 2008

Agosto 2008

Julho 2008

Junho 2008

Maio 2008

Abril 2008

Março 2008

Fevereiro 2008

Janeiro 2008

Dezembro 2007

Novembro 2007

Outubro 2007

Setembro 2007

favorito

Leituras de sábado

Declaração de voto

Seis anos já cá cantam.

Na melhor revolução cai a...

Subscrever feeds