Quinta-feira, 19 de Novembro de 2009

O apuramento

A reza mudou. Desta vez, “Valeu a pena rezar à Nossa Senhora do Karadzic”, como escreve Pedro Vieira. E assim começa a festa do apuramento para o Mundial de Futebol da África do Sul no imenso mundo dos blogues – onde, pasme-se, até aqueles que so falam de politica por momentos olharam os 22 jogadores à volta de uma bola. Mesmo que seja um olhar particular, como o de Daniel Oliveira no Arrastão: “Ao ouvir os comentadores portugueses a falar dos bósnios senti-me um inglês a ouvir comentários sobre os portugueses. “Esta gente”, diziam eles. Às vezes parecemos o primo pobre da aldeia que volta da cidade e julga que é aristocrata”.

Lá está: afinal a politica está em todo o lado. Como aliás nos recorda João Carvalho no Delito de Opinião: “Ao contrário de um impensável punhado de portugueses, capazes de se empenhar para assistir ao vivo ao Mundial de Futebol na África do Sul, há um bom número de políticos que não está em condições de lá ir. A menos que desçam à Terra a tempo, o que também dava um certo jeito cá dentro”.

No seu blog, a Blonde with a PHD exclama: “Ó sofrimento! Ó amargura! Muito eu curto estes apuramentos in extremis e à justinha! Agora vejam lá o que é que me arranjam na África do Sul. Continuem assim que nem com a Nova Zelândia se safam. Mas, enfim, parabéns, força, joguem para vencer, animem o povo que se não for pelo futebol, só nos resta a política para nos divertirmos um pouco”.

Politica outra vez. E agora António Boronha no blog com o seu nome: “O principal e único objectivo desde o início da campanha acaba de ser cumprido. A campanha foi percorrida jogando bem e perdendo, como anteriormente contra a 'Dinamarca' cá e lá, outras vezes não estando bem e ganhando, frente à 'Albânia' e 'Hungria' fora, hoje vencendo com muito pulmão, coração e cabeça. Tudo está bem quando acaba bem! Confiemos que o maniqueísmo acéfalo que tem rodeado a nossa 'selecção', nos últimos anos, se atenue até ao verão do próximo ano para que possamos ter a grande maioria dos portugueses a apoiá-la. Para isso é absolutamente necessário que continue a imperar a crítica! objectiva, serena e construtiva. sem 'vacas sagradas'! Respondam elas pelo nome de Queiroz ou Scolari”.

No blog 4 Linhas, Hermínio Loureiro mostra o seu optimismo: “Portugal vai certamente mostrar a qualidade do seu Futebol ao Mundo. Precisamos de tranquilidade na preparação para o Mundial 2010. Precisamos de ambição, mas de uma ambição com responsabilidade”. Nuno Dias da Silva sublinha “a guerra psicológica contra os bárbaros bósnios”, reconhece que “não há razão para euforias, mas importa sublinhar que desde 2000 não falhamos a presença numa fase final de um mundial ou um europeu. Já temos reservado o nosso comprimido para arrebitar a auto-estima no próximo Verão, entre 11 de Junho e 11 de Julho. Depois entra logo Agosto. O Governo que prepare três meses de país em piloto automático. Já não se garante que a pior selecção portuguesa da última década, mesmo com Cristiano Ronaldo, permaneça muito tempo por terras sul-africanas”.

Esperemos então por esse Verão, porque uma coisa é certa: o Inverno vai ser duro e comprido...

publicado por PRD às 01:03
link do post | comentar

PRD

Pesquisar blog

 
Estes textos são escritos para serem “falados”, ou “lidos”, pelo que não só têm algumas marca de oralidade (evidentemente, propositadas...) como é meu hábito improvisar um pouco “em cima deles” no momento em que gravo a rubrica. Também é relevante dizer que, dado tratar-se de uma “revista de blog’s” – e uma vez que os blog’s não se preocupam com a oralidade ou com a eventual citação lida dos seus textos -, tomo a liberdade de editar minimamente os textos que selecciono. Faço-o apenas para que, em rádio, não se perca a ideia do blogger pelo facto de escrever frases longas e muito entrecortadas. Da mesma forma, não reproduzo palavrões nem frases pessoalmente ofensivas, assim como evito acusações cuja possibilidade de prova é diminuta ou inexistente. Sendo uma humilde crónica de rádio, tinha ainda assim de ter alguns princípios. São estes. Quem tiver razão de queixa, não hesite!

Textos recentes

...

Blog da Semana: As Penas ...

Outra vez o casamento ent...

Em dia

Lhasa de Sela

O ritual de Cavaco

2010

Blog do Ano 2009: O Alfai...

O ano 2009 - II

O ano 2009 - I

Arquivos

Outubro 2011

Janeiro 2010

Dezembro 2009

Novembro 2009

Outubro 2009

Setembro 2009

Julho 2009

Junho 2009

Maio 2009

Abril 2009

Março 2009

Fevereiro 2009

Janeiro 2009

Dezembro 2008

Novembro 2008

Outubro 2008

Setembro 2008

Agosto 2008

Julho 2008

Junho 2008

Maio 2008

Abril 2008

Março 2008

Fevereiro 2008

Janeiro 2008

Dezembro 2007

Novembro 2007

Outubro 2007

Setembro 2007

favorito

Leituras de sábado

Declaração de voto

Seis anos já cá cantam.

Na melhor revolução cai a...

Subscrever feeds