Segunda-feira, 10 de Setembro de 2007

O Caso Maddie

Se calhar está mesmo “Tudo Maluco”, como comentava ontem Pedro Picoito no “Cachimbo de Magritte”, mas a verdade é que desde há uns dias que se exerce em Portugal, como ele escreve, “o nobre exercício de trucidar o casal McCann”.
A blogoesfera não escapa à voragem dos comentários sobre o volte-face do caso do desaparecimento da pequena Maddie...
José Teófilo Duarte, no “Blog Operatório”, depois de umas longas férias, vem a terreiro e escreve:
“A populaça já iniciou o ciclo de vaias. Aquele povo sofredor quer sangue. Estão achados os culpados e já foram condenados por estes implacáveis juízes. A partir de agora está montado um circo à porta da polícia Judiciária de Portimão. E as vedetas são eles: já dão entrevistas em directo e tudo. As telenovelas não satisfazem a mórbida curiosidade desta gente. A realidade é ainda mais perfeita”.
Miguel Portas, no blog “Sem Muros”, está de acordo:
“Os noticiários do almoço abriram, mais uma vez, com o caso Madeleine. Todos passaram imagens da mãe Mcann a dirigir-se para a judiciária. Estavam umas dezenas de populares e ouviram-se apupos. É tramado. Aquela gente, que uns dias antes ali poderia estar de lágrima no olho, mais um bocado e dispor-se-ia a linchá-la. De bestial a besta, portanto. Que teremos dentro de nós que nos torna capazes do melhor e do pior?”
José Medeiros Ferreira no “Bicho Carpinteiro”, alinha com a populaça porque acha que “nada é transparente e tudo parece coreografado” na atitude do casal inglês.
Já o jornalista Nuno Simas, no blog “Glória Fácil”, prefere reflectir sobre o trabalho da Policia Judiciária e a relação directa com o Governo:
“Se a PJ “meter água” neste processo, com meio mundo a assistir, bem podem o Governo e o ministro Rui Pereira pôr as barbas de molho. Para já não falar do director da PJ”.
É interessante ver como os jornalistas gostam de misturar ministros com casos de polícia... O primeiro erro de Simas é que a PJ depende do Ministro da Justiça, que é Alberto Costa, e não de Rui Pereira. O 2º erro é que, mesmo assim, se a PJ meter água, o ministro tem zero a ver com o tema, parece óbvio...
Bom, fecho o dia com Rui Castro que aproveita este tema para meter outra acha na fogueira, no blog “31 da Armada”. Escreve ele:
“Todos os dias têm sido publicadas notícias a propósito do caso da criança inglesa desaparecida no Algarve. O nível de pormenor é impressionante, com a divulgação pelos jornais e televisões de questões colocadas a testemunhas e arguidos em sede de inquérito, bem como as respectivas respostas. Da última vez que peguei nos manuais de direito penal, a violação do segredo de justiça era ainda crime. Se assim (ainda) é, não compreendo como é que não há notícia de um único inquérito que tenha sido aberto tendo em vista a punição dos prevaricadores.”
Como se vê, o regresso do caso McCann tem muitas pontas novas por onde pegar. Vamos ver o que os próximos dias nos reservam, eu volto amanhã com mais notícias do mundo de lá...
publicado por PRD às 00:35
link do post | comentar

PRD

Pesquisar blog

 
Estes textos são escritos para serem “falados”, ou “lidos”, pelo que não só têm algumas marca de oralidade (evidentemente, propositadas...) como é meu hábito improvisar um pouco “em cima deles” no momento em que gravo a rubrica. Também é relevante dizer que, dado tratar-se de uma “revista de blog’s” – e uma vez que os blog’s não se preocupam com a oralidade ou com a eventual citação lida dos seus textos -, tomo a liberdade de editar minimamente os textos que selecciono. Faço-o apenas para que, em rádio, não se perca a ideia do blogger pelo facto de escrever frases longas e muito entrecortadas. Da mesma forma, não reproduzo palavrões nem frases pessoalmente ofensivas, assim como evito acusações cuja possibilidade de prova é diminuta ou inexistente. Sendo uma humilde crónica de rádio, tinha ainda assim de ter alguns princípios. São estes. Quem tiver razão de queixa, não hesite!

Textos recentes

...

Blog da Semana: As Penas ...

Outra vez o casamento ent...

Em dia

Lhasa de Sela

O ritual de Cavaco

2010

Blog do Ano 2009: O Alfai...

O ano 2009 - II

O ano 2009 - I

Arquivos

Outubro 2011

Janeiro 2010

Dezembro 2009

Novembro 2009

Outubro 2009

Setembro 2009

Julho 2009

Junho 2009

Maio 2009

Abril 2009

Março 2009

Fevereiro 2009

Janeiro 2009

Dezembro 2008

Novembro 2008

Outubro 2008

Setembro 2008

Agosto 2008

Julho 2008

Junho 2008

Maio 2008

Abril 2008

Março 2008

Fevereiro 2008

Janeiro 2008

Dezembro 2007

Novembro 2007

Outubro 2007

Setembro 2007

favorito

Leituras de sábado

Declaração de voto

Seis anos já cá cantam.

Na melhor revolução cai a...

Subscrever feeds