Quinta-feira, 5 de Novembro de 2009

Blog da Semana: Juvenal, o anormal

A coisa promete logo no nome: “O melhor blog do universo”. O endereço, por seu lado, não bate certo, já que o blog está na morada “sobpressaonaoconsigo.blogspot.com2, tudo isto sem acentos, claro.

O autor do blog Juvenal, o anormal, dizem-me que é engenheiro, mas não sei se é verdade. O que sei é que há 4 anos, desde 2005, ele posta praticamente todos os dias. Sobre quê? Tudo e nada. Mas em geral frases curtas, aforismos, quase ditados. Irónicos, divertidos, às vezes ácidos, cortantes, difíceis de engolir. Quando nasceu, foi Juvenal bastante claro: “Este é o melhor blog do Universo.
Porquê? Porque sim”.

E nunca mais parou. No começo publicava textos longos sobre cinema, pejados de palavrões, mas nos últimos anos especializou-se em ideias curtas, fortes, e que nos deixam pelo menos a sorrir, muitas vezes a pensar. Exemplos:

“Acho que a minha vida está em estrangeiro e ninguém pôs legendas”, ou “Um técnico é um gajo que diz exactamente a mesma coisa mas com um lápis atrás da orelha”, ou “A minha vida é uma bosta tão grande que, quando passeio o cão, é ele que me apanha”. Ou ainda “Entro nas reuniões de costas para acharem que estou de saída”.

Pelo blog pode adivinhar-se infelicidade na vida ou pura e simplesmente uma enorme capacidade de construir e alimentar um personagem: o tal Juvenal que “Quando a (...) família se refere a (ele), usa a palavra desperdício como adjectivo”. O Juvenal que pensa: “Se o espaço e o tempo são a mesma coisa, hoje almoçarei às 13 horas e 4 metros”. O mesmo Juvenal que diz: “e a minha vida fosse um filme, diria que estou na parte dos bloopers”.

Nunca sabemos o que é verdade ou mentira no blog, que também tem uns diálogos impossíveis de reproduzir em rádio, tal o palavreado usado, mas que nunca deixam de ter o seu sentido, o seu lado corrosivo.

De vez em quando Juvenal quebra o gelo com um aforismo romântico, como este: “osto duma música mas ela diz que só gosta de mim como amigo”. Ou aproxima-se da actualidade e escreve: “ meu primo começou na gripe A e já vai na hepatite C”.

E podia passar o resto do dia aqui só com coisas destas, frases divertidas, inesperadas, surpreendentes de um blog que, não sendo de todo o melhor do Universo, tem frequentemente tiradas que merecem o nosso sorriso. Aviso que a linguagem é dura, muitas vezes obscena, e que ali não há mesmo limites ao humor – doenças, taras, crimes, morte, tudo pode valer uma piada, por mais negra que seja. Ainda assim, com talento.

É então o meu destaque desta semana, que remato obviamente com uma boa ideia de Juvenal, o anormal: “estive a pensar na melhor maneira de acabar com a vida. Vou sentá-la na mesa da cozinha e dizer-lhe que conheci outra pessoa”...

publicado por PRD às 00:51
link do post | comentar

PRD

Pesquisar blog

 
Estes textos são escritos para serem “falados”, ou “lidos”, pelo que não só têm algumas marca de oralidade (evidentemente, propositadas...) como é meu hábito improvisar um pouco “em cima deles” no momento em que gravo a rubrica. Também é relevante dizer que, dado tratar-se de uma “revista de blog’s” – e uma vez que os blog’s não se preocupam com a oralidade ou com a eventual citação lida dos seus textos -, tomo a liberdade de editar minimamente os textos que selecciono. Faço-o apenas para que, em rádio, não se perca a ideia do blogger pelo facto de escrever frases longas e muito entrecortadas. Da mesma forma, não reproduzo palavrões nem frases pessoalmente ofensivas, assim como evito acusações cuja possibilidade de prova é diminuta ou inexistente. Sendo uma humilde crónica de rádio, tinha ainda assim de ter alguns princípios. São estes. Quem tiver razão de queixa, não hesite!

Textos recentes

...

Blog da Semana: As Penas ...

Outra vez o casamento ent...

Em dia

Lhasa de Sela

O ritual de Cavaco

2010

Blog do Ano 2009: O Alfai...

O ano 2009 - II

O ano 2009 - I

Arquivos

Outubro 2011

Janeiro 2010

Dezembro 2009

Novembro 2009

Outubro 2009

Setembro 2009

Julho 2009

Junho 2009

Maio 2009

Abril 2009

Março 2009

Fevereiro 2009

Janeiro 2009

Dezembro 2008

Novembro 2008

Outubro 2008

Setembro 2008

Agosto 2008

Julho 2008

Junho 2008

Maio 2008

Abril 2008

Março 2008

Fevereiro 2008

Janeiro 2008

Dezembro 2007

Novembro 2007

Outubro 2007

Setembro 2007

favorito

Leituras de sábado

Declaração de voto

Seis anos já cá cantam.

Na melhor revolução cai a...

Subscrever feeds