Quarta-feira, 4 de Novembro de 2009

Saltou ou queda... à Vara

No caso Face Oculta, que envolve empresas, governo, corrupção, o costume – bom, no caso Face Oculta havia já um arguido em prisão preventiva, o empresário Manuel Godinho, mas o nome mais sonante e mediático acaba por ser o de Armando Vara, que é hoje administrador do BCP/Milenium.

É, ou era: Vara suspendeu o seu mandato como vice-presidente do banco. A solicitação vai ainda ser analisada na reunião do Conselho Geral e de Supervisão, mas parecia obvio este desfecho.

Como bem escreveu Francisco Clamot no blog Terra dos Espantos, “Esteja ou não inocente (...) a Armando Vara (...) não restava, neste momento, outra alternativa que não fosse pedir a suspensão de funções”.

No blog Fim de Partida, Sílvia de Oliveira suspira: “Afinal há uma réstia de juízo entre os accionistas e o conselho de administração do maior banco privado português - o BCP. Alguém percebeu, espera-se que a tempo, que manter Armando Vara em funções era um risco impossível de correr”.

Claro que Armando Vara é inocente até prova em contrário, mas é suspeito - e assim sendo, como bem escreve Sílvia, “a leitura das conclusões do Ministério Público basta para arrepiar qualquer um. E num negócio como o da actividade bancária, que vive e respira confiança, o perigo era demasiado evidente, sobretudo para um banco a braços com a justiça”.

Ainda que a decisão de Armando Vara tenha demorado mais tempo do que se desejaria, João Gonçalves, no Portugal dos Pequeninos, elogia-o: “Armando Vara mostrou sentido de qualquer coisa ao suspender-se das funções que desempenha na gestão de um banco privado. Percebeu, pelo menos, que não basta chegar lá”.

No Blasfémias, Carlos Abreu Amorim escreve uma única frase: “Este homem poderia ter sido primeiro-ministro em vez daquele que lá está. Existiria alguma diferença?”. E a pergunta faz sentido – Vara, juntamente com Sócrates, fez parte do grupo de jovens políticos modernos do PS lançados por António Guterres. O comentador Vasco Pulido Valente chegou a considerá-los o futuro do PS no poder – e pelos vistos, não se enganou muito. Talvez por esse remexer na memória, Luciano Amaral, no blog Gato de Cheshire, diz que vivemos o “fim do guterrismo”: “Há um ano (quem não se lembra?), o caso BPN era o fim do cavaquismo. (...) Agora, com o caso da sucata (e outros), deve ser o fim do guterrismo (...) E os coveiros do cavaquismo, que então se entretiveram a descobrir a sua deliquescência moral e o seu novo-riquismo, devem estar agora a afiar a pena para desferir golpes igualmente mortais sobre o legado do guterrismo”.

Com alguma graça e ironia, dá-me jeito fechar a Janela com dois trocadilhos menos reflectidos e com o passado a limpo. Um, no blog Abrasivo: “Em casa de santos, vara não é de pau”. E no Activismo de Sofá, JRV deixa esta: “Depois do salto, a queda à Vara”...

 

publicado por PRD às 00:50
link do post | comentar

PRD

Pesquisar blog

 
Estes textos são escritos para serem “falados”, ou “lidos”, pelo que não só têm algumas marca de oralidade (evidentemente, propositadas...) como é meu hábito improvisar um pouco “em cima deles” no momento em que gravo a rubrica. Também é relevante dizer que, dado tratar-se de uma “revista de blog’s” – e uma vez que os blog’s não se preocupam com a oralidade ou com a eventual citação lida dos seus textos -, tomo a liberdade de editar minimamente os textos que selecciono. Faço-o apenas para que, em rádio, não se perca a ideia do blogger pelo facto de escrever frases longas e muito entrecortadas. Da mesma forma, não reproduzo palavrões nem frases pessoalmente ofensivas, assim como evito acusações cuja possibilidade de prova é diminuta ou inexistente. Sendo uma humilde crónica de rádio, tinha ainda assim de ter alguns princípios. São estes. Quem tiver razão de queixa, não hesite!

Textos recentes

...

Blog da Semana: As Penas ...

Outra vez o casamento ent...

Em dia

Lhasa de Sela

O ritual de Cavaco

2010

Blog do Ano 2009: O Alfai...

O ano 2009 - II

O ano 2009 - I

Arquivos

Outubro 2011

Janeiro 2010

Dezembro 2009

Novembro 2009

Outubro 2009

Setembro 2009

Julho 2009

Junho 2009

Maio 2009

Abril 2009

Março 2009

Fevereiro 2009

Janeiro 2009

Dezembro 2008

Novembro 2008

Outubro 2008

Setembro 2008

Agosto 2008

Julho 2008

Junho 2008

Maio 2008

Abril 2008

Março 2008

Fevereiro 2008

Janeiro 2008

Dezembro 2007

Novembro 2007

Outubro 2007

Setembro 2007

favorito

Leituras de sábado

Declaração de voto

Seis anos já cá cantam.

Na melhor revolução cai a...

Subscrever feeds