Terça-feira, 3 de Novembro de 2009

O estado do Sporting

Ontem olhei brevemente o mundo do futebol no que respeita aos clubes principais – sendo certo que principais hoje, são cada vez mais 4, e não os 3 clássicos – mas parece evidente que o Sporting está no olho do furacão. Sócios e adeptos descontentes, um lugar de miséria na Liga. Paulo Bento pressionado a sair. No blog Civilização do Espectáculo, Nuno Dias da Silva escolhe como frase do dia uma citação de Bento no jornal A Bola: «Pressão têm as famílias que estão no desemprego».

Frase inteligente, que ainda assim não deixa calmos aqueles que comentam o futebol. Por exemplo, o nosso José Nunes, no Linha Avançada: “A malta já ia prevenida, conta ele sobre o ultimo jogo – cachecol numa mão, lenço branco na outra – e foi um ver se te avias quando o jogo acabou. Porrada e tiros cá fora – adeptos queriam invadir as instalações do estádio para darem na focinheira a jogadores, treinadores e administradores (...). Paulo Bento diz que não atira a toalha ao chão – mas qual toalha? Mas há alguma toalha já?”.

No blog com o seu nome, Joel Neto recorda que “os jogadores do Sporting estão com Paulo Bento. Quem não estaria com um chefe que nos garante a subsistência sem alguma vez exigir resultados – um chefe para quem está sempre tudo bem, desde que ninguém lhe ponha a pata em cima? (...) O Sporting tornou-se um absurdo há demasiado tempo”.

No Tomar Partido, Jorge Ferreira acha que “está tudo louco” no seu clube e fala mesmo do Presidente: "Bettencourt diz que o Sporting é alvo de «ataques terroristas»". Eu tenho andado um bocado preocupado com o Sporting. Dá-me mais gozo disputar o título com o rival de sempre, do que com o rival circunstancial. Agora, este homem não me parece que ande nada bem. Depois do  célebre bento forever, depois de uma espécie de piquenicão que faz todas as semanas com sócios novos, um discuso desportivo tipo "Noddy" cada vez que vai à televisão, já não sei quem vai sair primeiro: se o treinador se o presidente...”

Pedro Santana Lopes, que até já foi Presidente do Clube, acha que “o treinador não deve ser "crucificado". Mas não "descarreguem" em quem ainda tem menos culpa”, como seria o caso de Pedro Barbosa. E por fim, aterro em Bernardo Pires de Lima, no União de Facto, que tenta pôr água na fervura com alguma sensatez: “Qualquer sportinguista com o mínimo de memória e calo de bancada já assistiu a fases tão ou mais graves do que a actual. Não vale sequer a pena estar aqui a relembrar figurinhas patéticas que já vestiram aquela mágica camisola. (...) O que não é possível continuar a assistir é a três coisas simples, essas sim, injustificáveis (...). Primeiro, a um director desportivo que nunca dá a cara e que nunca foi amado em nenhuma curva de Alvalade. Segundo, um plantel para quatro competições simultâneas, assente em crianças e bebés. Terceiro, um aparente receio do que o Benfica faz desde Agosto. Se não aguentam isto nem resolvem o óbvio, não estão lá a fazer nada. Isto não é para todos”.

De facto, tem razão: o futebol não é para todos. Nunca foi.

publicado por PRD às 00:49
link do post | comentar

PRD

Pesquisar blog

 
Estes textos são escritos para serem “falados”, ou “lidos”, pelo que não só têm algumas marca de oralidade (evidentemente, propositadas...) como é meu hábito improvisar um pouco “em cima deles” no momento em que gravo a rubrica. Também é relevante dizer que, dado tratar-se de uma “revista de blog’s” – e uma vez que os blog’s não se preocupam com a oralidade ou com a eventual citação lida dos seus textos -, tomo a liberdade de editar minimamente os textos que selecciono. Faço-o apenas para que, em rádio, não se perca a ideia do blogger pelo facto de escrever frases longas e muito entrecortadas. Da mesma forma, não reproduzo palavrões nem frases pessoalmente ofensivas, assim como evito acusações cuja possibilidade de prova é diminuta ou inexistente. Sendo uma humilde crónica de rádio, tinha ainda assim de ter alguns princípios. São estes. Quem tiver razão de queixa, não hesite!

Textos recentes

...

Blog da Semana: As Penas ...

Outra vez o casamento ent...

Em dia

Lhasa de Sela

O ritual de Cavaco

2010

Blog do Ano 2009: O Alfai...

O ano 2009 - II

O ano 2009 - I

Arquivos

Outubro 2011

Janeiro 2010

Dezembro 2009

Novembro 2009

Outubro 2009

Setembro 2009

Julho 2009

Junho 2009

Maio 2009

Abril 2009

Março 2009

Fevereiro 2009

Janeiro 2009

Dezembro 2008

Novembro 2008

Outubro 2008

Setembro 2008

Agosto 2008

Julho 2008

Junho 2008

Maio 2008

Abril 2008

Março 2008

Fevereiro 2008

Janeiro 2008

Dezembro 2007

Novembro 2007

Outubro 2007

Setembro 2007

favorito

Leituras de sábado

Declaração de voto

Seis anos já cá cantam.

Na melhor revolução cai a...

Subscrever feeds