Sexta-feira, 2 de Outubro de 2009

Blog da Semana. Sete Sombras

E de volta aos Blog da Semana, agora que a campanha é autárquica, o que significa muita gente à procura de votos e muito mais dificuldade em ser imparcial e ir a todas.

Bom, como nestas coisas da politica há palavras sacrificadas, procurei escolher um blog cuja temática é sacrificada, asfixiada, morta à nascença. Falo da amizade. Dos amigos.

Pedro Lomba, um homem do direito, jurista, prof universitário, mas interessado pelo mundo – escreve regularmente na imprensa seja sobre livros ou politica – dizia, Pedro Lomba voltou ao mundo dos blogues há pouco mais de um mês com “Sete Sombras - Diário das Amizades”. O exercício é interessante: reflectir sobre a amizade, os amigos, os conceitos, os que escrevem sobre a amizade, como se define, como se descobre, como nos deslumbra ou nos desilude.

Os trinta e tal posts até agora colocados deixam-nos muito para pensar. Repare-se nas frases eguinte, soltas, que sublinhei do blog:

“A amizade e o amor são ambos despóticos nas suas exigências. O amor é um despotismo absoluto; a amizade um despotismo benevolente”.

“O trágico da vida na amizade é que nem sempre se distingue, com clareza, da vida no amor. Muitas vezes, a vida na amizade enfrenta reacções, medos e ansiedades que são semelhantes aos da vida no amor”.

"Quem sou eu?" não é pergunta que se faça na amizade. Os amigos devem ter a delicadeza de deixar essa pergunta suspensa. A cada um dos nossos amigos o seu exacto lugar.”.

Há pequenos episódios – não sei se verdadeiros ou ficcionados – há leituras alheias, há um olhar inquieto mas ao mesmo tempo sereno, pacificado, que traduz ensinamentos e muitas vezes surpreende, como esta reflexão de Pedro Lomba sobre os amigos dos nossos amigos:

“Não são nossos amigos, mesmo por inerência, mas também não são meros conhecidos, daqueles que vemos de passagem na rua e agraciamos por polidez. Os amigos dos amigos deviam ser em teoria também nossos amigos. Por extensão, por lógica, pela natureza das coisas. Mas quase nunca é assim. E se na maioria dos casos os amigos dos amigos não passam para nós de completos estranhos é talvez porque aquilo que vemos nos nossos amigos é só uma parte ampliada do que eles são. Com algumas excepções, a amizade é sempre uma escolha selectiva, porque escolhemos os amigos contra outras pessoas mas também, coisa irónica, porque os escolhemos contra eles próprios”.

O blog de Pedro Lomba, Sete Sombras, é então o meu destaque da semana e está em

setesombras.blogspot.com. Se eu quisesse fazer alguma ponte com a actualidade e a policia, iria buscar este bocadinho do blog:

“Pode haver na amizade na política? Pode. Mas nunca sobrevive muito tempo à força devoradora da ambição”.

Lá está: deve ser por isso que eu não entro por essa rua e fico à janela.

 

publicado por PRD às 03:28
link do post | comentar

PRD

Pesquisar blog

 
Estes textos são escritos para serem “falados”, ou “lidos”, pelo que não só têm algumas marca de oralidade (evidentemente, propositadas...) como é meu hábito improvisar um pouco “em cima deles” no momento em que gravo a rubrica. Também é relevante dizer que, dado tratar-se de uma “revista de blog’s” – e uma vez que os blog’s não se preocupam com a oralidade ou com a eventual citação lida dos seus textos -, tomo a liberdade de editar minimamente os textos que selecciono. Faço-o apenas para que, em rádio, não se perca a ideia do blogger pelo facto de escrever frases longas e muito entrecortadas. Da mesma forma, não reproduzo palavrões nem frases pessoalmente ofensivas, assim como evito acusações cuja possibilidade de prova é diminuta ou inexistente. Sendo uma humilde crónica de rádio, tinha ainda assim de ter alguns princípios. São estes. Quem tiver razão de queixa, não hesite!

Textos recentes

...

Blog da Semana: As Penas ...

Outra vez o casamento ent...

Em dia

Lhasa de Sela

O ritual de Cavaco

2010

Blog do Ano 2009: O Alfai...

O ano 2009 - II

O ano 2009 - I

Arquivos

Outubro 2011

Janeiro 2010

Dezembro 2009

Novembro 2009

Outubro 2009

Setembro 2009

Julho 2009

Junho 2009

Maio 2009

Abril 2009

Março 2009

Fevereiro 2009

Janeiro 2009

Dezembro 2008

Novembro 2008

Outubro 2008

Setembro 2008

Agosto 2008

Julho 2008

Junho 2008

Maio 2008

Abril 2008

Março 2008

Fevereiro 2008

Janeiro 2008

Dezembro 2007

Novembro 2007

Outubro 2007

Setembro 2007

favorito

Leituras de sábado

Declaração de voto

Seis anos já cá cantam.

Na melhor revolução cai a...

Subscrever feeds