Quarta-feira, 7 de Outubro de 2009

Boas ideias...

Já só faltam 4 dias para as eleições e para termos um pouco de paz, que bem precisamos, depois de tantos dia de berraria. Mas enquanto o tema é eleições a Janela abre-se ao tema da actualidade. Hoje, 2 destaques mesmo interessantes: uma iniciativa absolutamente extraordinária, e uma ideia sobre a qual vale a pensa pensar.

Comecemos pela iniciativa. Foi Pacheco Pereira quem a lançou no Abrupto, e no seu segundo blog Ephemera, o tal que “tem como objectivo divulgar materiais da biblioteca e arquivo pessoais do autor, em particular dos diferentes espólios, doações, ofertas e aquisições que deles fazem parte”.

Ora bem: para dar corpo a uma biblioteca e um acervo mais ricos, o politico e historiador fez um apelo aos seus leitores para recolherem materiais de campanha destas eleições, fotografarem cartazes e pinturas, juntarem tudo o que existe por todo o país. E mandarem-lhe. Depois, Pacheco disponibiliza este material para consulta, estudo ou apenas visita a todos os internautas. Escrevia ele ontem: “Neste momento temos um terço dos concelhos pelo menos parcialmente cobertos. e muitas dezenas de freguesia Os materiais recolhidos aproximam-se de 1000 novas unidades”: cartazes, comunicados, programas, "brindes", autocolantes, jornais de campanha, objectos vários, desde um pacote de chá de hipericão (do PSD de Ourém) até um apito (do PS de Carregal do Sal). Pacheco já juntou matérias de sítios tão díspares como Arganil, Mortágua, Poiares, Ponte de Lima, Portimão, enfim, uma iniciativa extraordinária que nos obriga a admirar ainda mais o historiador e coleccionador, mesmo que possamos admirar menos o politico.

Passemos agora à ideia sobre a qual vale a pena pensar. Encontro-a no blog Da Literatura de Eduardo Pitta: “A legislatura que começa daqui a dias terá poderes de revisão constitucional. Talvez fosse a altura de acentuar o carácter local das eleições autárquicas. Ao contrário das legislativas, que visam o todo nacional, as autárquicas teriam tudo a ganhar com a sua repartição. Estou a propor 308 eleições? Precisamente. Cada concelho no seu dia. Lisboa e Cascais a 13 de Junho (...), o Porto a 24 de Junho, e assim sucessivamente. Dando-lhes carácter nacional, ninguém discute os problemas locais, porque as máquinas partidárias (...) utilizam as eleições autárquicas como 1.ª ou 2.ª volta das legislativas. (...) Ora, repartindo-as por 308 actos eleitorais, os líderes dos partidos ficavam inibidos de correr o país atrás dos candidatos. No limite, dada a importância de que se revestem, dariam uma mãozinha em Lisboa e outra no Porto. Alguém discute os problemas locais? Quantos concelhos cobrem os media de expressão nacional? Cem? Cento e vinte? Duvido. E, no entanto, estão 308 em jogo!”

Pode ninguém querer ouvir Eduardo Pitta, mas que esta ideia faz todo o sentido, não me parece que restem duvidas – basta ver como corre a campanha nestes dias em que, outra vez, só vemos os líderes dos partidos na TV, e os debates se reduzem às regiões mais mediáticas. Quem se atrever a propor uma medida destas no âmbito de uma revisão constitucional, merece pelo menos um voto.

 
 

publicado por PRD às 03:27
link do post | comentar

PRD

Pesquisar blog

 
Estes textos são escritos para serem “falados”, ou “lidos”, pelo que não só têm algumas marca de oralidade (evidentemente, propositadas...) como é meu hábito improvisar um pouco “em cima deles” no momento em que gravo a rubrica. Também é relevante dizer que, dado tratar-se de uma “revista de blog’s” – e uma vez que os blog’s não se preocupam com a oralidade ou com a eventual citação lida dos seus textos -, tomo a liberdade de editar minimamente os textos que selecciono. Faço-o apenas para que, em rádio, não se perca a ideia do blogger pelo facto de escrever frases longas e muito entrecortadas. Da mesma forma, não reproduzo palavrões nem frases pessoalmente ofensivas, assim como evito acusações cuja possibilidade de prova é diminuta ou inexistente. Sendo uma humilde crónica de rádio, tinha ainda assim de ter alguns princípios. São estes. Quem tiver razão de queixa, não hesite!

Textos recentes

...

Blog da Semana: As Penas ...

Outra vez o casamento ent...

Em dia

Lhasa de Sela

O ritual de Cavaco

2010

Blog do Ano 2009: O Alfai...

O ano 2009 - II

O ano 2009 - I

Arquivos

Outubro 2011

Janeiro 2010

Dezembro 2009

Novembro 2009

Outubro 2009

Setembro 2009

Julho 2009

Junho 2009

Maio 2009

Abril 2009

Março 2009

Fevereiro 2009

Janeiro 2009

Dezembro 2008

Novembro 2008

Outubro 2008

Setembro 2008

Agosto 2008

Julho 2008

Junho 2008

Maio 2008

Abril 2008

Março 2008

Fevereiro 2008

Janeiro 2008

Dezembro 2007

Novembro 2007

Outubro 2007

Setembro 2007

favorito

Leituras de sábado

Declaração de voto

Seis anos já cá cantam.

Na melhor revolução cai a...

Subscrever feeds