Sexta-feira, 9 de Outubro de 2009

Blog da semana: Joel neto

No mundo dos blogues, e à medida que vai crescendo o potencial tecnológico da própria plataforma, é possível criar blogues que são praticamente portais ou sites. Para um jornalista free-lance, que escreve e publica em diversos meios, escrevendo sobre diversos temas, pode valer a pena investir um pouco na complexidado do seu blog.

E a minha escolha desta semana é um destes exemplos. O autor é um jornalista, também escritor, Joel Neto, que há uns decidiu tornar-se profissional livre, depois de ter exercido, entre outras funções, a de chef de redacção do Correio da Manhã, editor do Record e da Focus, etc. Actualmente, escreve na imprensa sobre televisão, sobre futebol, mas é também um amante do golf e, como jornalista, um observador privilegiado da realidade.
Joel começou por ter um blog, que alimentava de vez em quando, mas que claramente não cumpria os seus patamares de exigência. Com a ajuda do Sapo, presumo, desenvolveu um blog que é praticamente um site: “Joel Neto ponto com” junta toda a sua produção jornalística em subsecções dedicadas aos temas que lhe tocam: futebol, golf, televisão. Tem uma zona com textos diversos, outra mais em cima da actualidade, e ainda uma coluna lateral de notas soltas. A isto junta a promoção dos seus livros, a interactiviade com os leitores, e eis como no universo blog nasce um espaço que reflecte em rigor o trabalho multifacetado do seu autor.

É um blog para ler – e talvez por isso, ironicamente, descubro por lá um texto onde Joel neto relata uma busca no google.pt. Escreveu ele, entre aspas, “adoro ler”: “Resultado: 162.000 entradas. Mudo para “detesto ler”: apenas 3.500. Desconfiado, experimento “não gosto nada de ler”: escassas 269, sendo que a primeira é de um adepto de futebol que “não gosta nada de ler certas crónicas” que falam mal do seu clube, mas “adora ler outras” que falam bem. Já quando vou a “gosto muito de ler”, fico esmagado: 180 mil entradas. Aparentemente, toda a gente em Portugal gosta de ler, adora ler e não pode mesmo viver sem ler “os clássicos”, “os russos” e “o Mia”. “Eu devoro livros. Devoro, devoro, devoro!”, dizem, numa inspirada metáfora digestiva que recupera in extremis Vítor Sobral para esta crónica”.

Não preciso de ir mais longe: Joel Neto é um bom observador da realidade, as suas crónicas são disso uma excelente prova, e este blog que é quase site e que se encontra justamente em www.joelneto.com é um bom exemplo do que pode ser um cantinho de um jornalista livre. E neste caso, tal facto torna-o ainda mais livre.

publicado por PRD às 03:25
link do post | comentar

PRD

Pesquisar blog

 
Estes textos são escritos para serem “falados”, ou “lidos”, pelo que não só têm algumas marca de oralidade (evidentemente, propositadas...) como é meu hábito improvisar um pouco “em cima deles” no momento em que gravo a rubrica. Também é relevante dizer que, dado tratar-se de uma “revista de blog’s” – e uma vez que os blog’s não se preocupam com a oralidade ou com a eventual citação lida dos seus textos -, tomo a liberdade de editar minimamente os textos que selecciono. Faço-o apenas para que, em rádio, não se perca a ideia do blogger pelo facto de escrever frases longas e muito entrecortadas. Da mesma forma, não reproduzo palavrões nem frases pessoalmente ofensivas, assim como evito acusações cuja possibilidade de prova é diminuta ou inexistente. Sendo uma humilde crónica de rádio, tinha ainda assim de ter alguns princípios. São estes. Quem tiver razão de queixa, não hesite!

Textos recentes

...

Blog da Semana: As Penas ...

Outra vez o casamento ent...

Em dia

Lhasa de Sela

O ritual de Cavaco

2010

Blog do Ano 2009: O Alfai...

O ano 2009 - II

O ano 2009 - I

Arquivos

Outubro 2011

Janeiro 2010

Dezembro 2009

Novembro 2009

Outubro 2009

Setembro 2009

Julho 2009

Junho 2009

Maio 2009

Abril 2009

Março 2009

Fevereiro 2009

Janeiro 2009

Dezembro 2008

Novembro 2008

Outubro 2008

Setembro 2008

Agosto 2008

Julho 2008

Junho 2008

Maio 2008

Abril 2008

Março 2008

Fevereiro 2008

Janeiro 2008

Dezembro 2007

Novembro 2007

Outubro 2007

Setembro 2007

favorito

Leituras de sábado

Declaração de voto

Seis anos já cá cantam.

Na melhor revolução cai a...

Subscrever feeds