Terça-feira, 13 de Outubro de 2009

Futebol & circo

Mudemos então de assunto, e olhemos por momentos o futebol na véspera de um jogo decisivo da Selecção Nacional com vista ao Mundial do próximo ano. No fim de semana passado ganhámos à Hungria por 3-0 e foram feitas momentaneamente as pazes com Carlos Queiroz. Medeiros Ferreira reparou mesmo que “Ganhámos claramente à Hungria sem contar com Cristiano Ronaldo durante dois terços do encontro...”. Acrescenta: “Está fora de questão o valor individual de Cristiano Ronaldo e até a prova de dedicação que deu ao jogar hoje 30 minutos com uma lesão latente. Mas que o futebol é um jogo colectivo lá isso é. O que muitos esquecem”.

No Linha Avançada, José Nunes nem admite derrota amanhã: “quem é que não ganha a Malta? Até Angola ganhou a Malta”, escreve ele, mas depois também reconhece: “é preciso dizer que a selecção não jogou nada bem, e quem nem a derrota da Suécia nos acalmou. Mas ganhámos. E de outras vezes jogámos bem e perdemos. Antes assim. Quando chegará o dia em que jogamos bem e ganhamos ainda por cima? Isso é que era… Será pedir muito?”

Interessante é notar, por outro lado, que basta a selecção ganhar para o discurso de alguns comentadores mudar: “Ao fim de muitos jogos sentiu-se que o “povo” estava com a Selecção e isso, acredito, fez e faz toda a diferença”. Isto li no blog Mesa Redonda, escrito por Ricardo. Já Pedro Ferreira, na Tertúlia benfiquista, não perdoa as exibições nacionais: “A classificação em segundo lugar e o apuramento para o playoff (...) num grupo tão fraco, por mais que a tentem maquilhar de vitória, é uma derrota. E é uma derrota que espelha o mau desempenho”.

Veremos o que sucede amanhã no jogo com Malta. Enquanto a selecção faz o seu estágio, leio uma notícia inesperada, pelo menos para mim: “A exibição de animais nos circos tem os dias contados. Uma nova lei proíbe a compra de macacos, elefantes, leões ou tigres e impede a reprodução dos animais existentes nos circos” – ou seja, a prazo, os circos deixarão de ter animais. Procuro comentários no mundo dos blogues e claro que encontro, nos mais militantes pela causa animal, enormes saudações. No Aventar, por exemplo, Ricardo Santos Pinto diz mesmo que nunca se imaginou “dar os Parabéns a este Governo, mas há que ser justo. (...) É uma clara vitória para os animais e para os valores civilizacionais de um país como Portugal. Que se apoie o circo, o «maior espectáculo do mundo» – mas sem animais que nasceram para viver em liberdade e não para estarem aprisionados e a fazer habilidades durante toda a vida”.
Mas eu imaginei, confesso, a analogia entre os animais, o circo, o futebol, a politica. Só encontrei no blog Pais do Burro assinado por Filipe Tourais. Escreveu ele: “Lá se safaram outra vez”: a lista dos proibidos nos circos “não inclui espécimes perigosos como a Fátima de Felgueiras, o Isaltino de Oeiras, o Valentim-major, o Ferreira das Torres” e por aí fora. “Safaram-se à justa”, diz ele...

publicado por PRD às 03:23
link do post | comentar

PRD

Pesquisar blog

 
Estes textos são escritos para serem “falados”, ou “lidos”, pelo que não só têm algumas marca de oralidade (evidentemente, propositadas...) como é meu hábito improvisar um pouco “em cima deles” no momento em que gravo a rubrica. Também é relevante dizer que, dado tratar-se de uma “revista de blog’s” – e uma vez que os blog’s não se preocupam com a oralidade ou com a eventual citação lida dos seus textos -, tomo a liberdade de editar minimamente os textos que selecciono. Faço-o apenas para que, em rádio, não se perca a ideia do blogger pelo facto de escrever frases longas e muito entrecortadas. Da mesma forma, não reproduzo palavrões nem frases pessoalmente ofensivas, assim como evito acusações cuja possibilidade de prova é diminuta ou inexistente. Sendo uma humilde crónica de rádio, tinha ainda assim de ter alguns princípios. São estes. Quem tiver razão de queixa, não hesite!

Textos recentes

...

Blog da Semana: As Penas ...

Outra vez o casamento ent...

Em dia

Lhasa de Sela

O ritual de Cavaco

2010

Blog do Ano 2009: O Alfai...

O ano 2009 - II

O ano 2009 - I

Arquivos

Outubro 2011

Janeiro 2010

Dezembro 2009

Novembro 2009

Outubro 2009

Setembro 2009

Julho 2009

Junho 2009

Maio 2009

Abril 2009

Março 2009

Fevereiro 2009

Janeiro 2009

Dezembro 2008

Novembro 2008

Outubro 2008

Setembro 2008

Agosto 2008

Julho 2008

Junho 2008

Maio 2008

Abril 2008

Março 2008

Fevereiro 2008

Janeiro 2008

Dezembro 2007

Novembro 2007

Outubro 2007

Setembro 2007

favorito

Leituras de sábado

Declaração de voto

Seis anos já cá cantam.

Na melhor revolução cai a...

Subscrever feeds