Quarta-feira, 14 de Outubro de 2009

Circo de feras

Já ontem abordei numa primeira versão a noticia, mas ela foi crescendo o longo do dia e mesmo hoje ganha novos contornos com um eventual apelo à Europa para modificar a ler que proíbe a compra de animais e impede a sua reprodução nos circos. Na prática, a portaria 1226/2009 acaba, a prazo com os animais nos circos: leões, elefantes, macacos. Maria Costa, no blog uinta da Ribeira, acha que “esta lei até já vem tarde. Quantas vezes passei pelos circos e reparei nas más condições em que os leões eram  mantidos e transportados. Finalmente sai a lei que vai terminar com isso”. Helena Matos no Blasfémias lembra a frase clássica e faz um titulo bom: “O Circo quando falta o pão”. Escreve:

“Os tigres dos circos não se podem reproduzir. Os macacos idem. Enfim nada disto tem importância por nada disto é para cumprir. É para ir cumprindo. Se a malta chateia lembram-lhe a legislação. Primeiro foi com a comida. A ASAE parecia omnipresente e omnipotente. Depois tivemos a fase da ginástica, dos ginásios e dos pescadores que tinham de andar de fita métrica para verificar a quantos metros estavam uns dos outros. Agora chegou a vez dos circos. Sugiro que a seguir se legisle sobre os palhaços. Não é aceitável que um ser humano seja achincalhado como acontece no número do palhaço rico e do palhaço pobre. Após os palhaços deve o legislador (...) recomendar que se legisle sobre a ausência de prática desportiva entre as crianças ao fim-de-semana e o nº de pactotes de batas fritas que ingerem enquanto vêem séries de televisão esticadinhas no sofá”.

No mesmo blog, JCD, depois de analisar alternativas possíveis à lei, deixa um irónico apelo: “Vamos lá, jugulares, defensores de causas profissionais e outros bloquistas, temos aqui temos uma nova causa fracturante, mexam-se. Lutemos juntos pela defesa do direito dos animais circenses a terminarem os seus mandatos com dignidade”.

Mais a sério, no Câmara de Comuns, João Feijão Maurício pergunta: “Será tão mais fácil proibir macacos, elefantes, leões, tigres, tartarugas etc, do que obrigar os circos a tratá-los como deve ser...?”

Neste ponto da polémica, há quem se interrogue sobre oitras utilizações dos animais igualmente polémicas. Se Victor Hugo Cardinali perguntou "Qual é a diferença entre ter um leão ou um passarinho numa jaula?", Blue Water no blog Make jeto moço deixa outra pergunta no ar: “que justificação pode ser apresentada para atenuar a hipocrisia e cobardia dos legisladores, ao não incluírem na mesma lei, os animais que protagonizam as cenas seguintes?”. As cenas seguintes são touradas. Remata, com a pergunta que Cardinalli podia ter feito: “Qual é a diferença entre ter um leão numa jaula ou um touro numa arena?”

Já Pedro Correia, no Delito de Opinião, publica uma foto da águia Vitória no Estádio da Luz e deixa também uma pergunta: “Será que a exibição desta ave de rapina também vai ser proibida em nome da inalienável defesa dos direitos dos animais?”

Perante tantas perguntas, e uma polémica que ameaça prolongar-se, razão tem o ABC do PPM: “Restam os palhaços, mas para ver esses não é preciso ir ao circo”.

publicado por PRD às 03:22
link do post | comentar

PRD

Pesquisar blog

 
Estes textos são escritos para serem “falados”, ou “lidos”, pelo que não só têm algumas marca de oralidade (evidentemente, propositadas...) como é meu hábito improvisar um pouco “em cima deles” no momento em que gravo a rubrica. Também é relevante dizer que, dado tratar-se de uma “revista de blog’s” – e uma vez que os blog’s não se preocupam com a oralidade ou com a eventual citação lida dos seus textos -, tomo a liberdade de editar minimamente os textos que selecciono. Faço-o apenas para que, em rádio, não se perca a ideia do blogger pelo facto de escrever frases longas e muito entrecortadas. Da mesma forma, não reproduzo palavrões nem frases pessoalmente ofensivas, assim como evito acusações cuja possibilidade de prova é diminuta ou inexistente. Sendo uma humilde crónica de rádio, tinha ainda assim de ter alguns princípios. São estes. Quem tiver razão de queixa, não hesite!

Textos recentes

...

Blog da Semana: As Penas ...

Outra vez o casamento ent...

Em dia

Lhasa de Sela

O ritual de Cavaco

2010

Blog do Ano 2009: O Alfai...

O ano 2009 - II

O ano 2009 - I

Arquivos

Outubro 2011

Janeiro 2010

Dezembro 2009

Novembro 2009

Outubro 2009

Setembro 2009

Julho 2009

Junho 2009

Maio 2009

Abril 2009

Março 2009

Fevereiro 2009

Janeiro 2009

Dezembro 2008

Novembro 2008

Outubro 2008

Setembro 2008

Agosto 2008

Julho 2008

Junho 2008

Maio 2008

Abril 2008

Março 2008

Fevereiro 2008

Janeiro 2008

Dezembro 2007

Novembro 2007

Outubro 2007

Setembro 2007

favorito

Leituras de sábado

Declaração de voto

Seis anos já cá cantam.

Na melhor revolução cai a...

Subscrever feeds