Quarta-feira, 21 de Outubro de 2009

Uma nuvem

Por um dia, deixemos a actualidade imediata e façamos um voo mais distante sobre o mundo. Acompanhemos por momentos Miss Pu no Blog dos Indecisos: “Há dias para cá, na leitura que faço matinalmente (…) pela imprensa diária nacional, tenho notado que o tema “depressão” ocupa desmesuradamente os cabeçalhos da dita. Ora, a meu ver, com a imprensa a martelar no tema desta forma, estão lançados os dados para que a nuvem cinzenta que paira sobre o País há meia dúzia de anos (que positivista!), teime em não sair. Pior, acomode-se de tal forma que nem o sol nos safa.
Mas contra factos, dificilmente se arranjam argumentos (…) “Nos próximos 20 anos, a doença mais comum do mundo não será o cancro ou as doenças cardíacas, mas a depressão, estima a Organização Mundial da Saúde (OMS).”

Miss Pu acaba o seu texto a dizer que rir é o melhor remédio e de passagem sugere que, “se não vivermos na expectativa, se não vivermos à espera que tudo aconteça, o que acabar por acontecer, o que vier ter connosco, será recebido com muito mais ânimo e um sorriso não improvisado”.

Num outro blog, A Cama, AC conta que foi a uma entrevista de emprego numa grande empresa e esteve 35 minutos à espera de ser atendida. Como não tinha nada para fazer, conta ela, “a partir de um determinado momento (…) constatei que só os homens me davam o respectivo "Bom Dia"”. Que fez ela: contou o numero de pessoas que passaram por ela e fez a estatística:

“Homens - passaram 28 e TODOS disseram bom dia.

Mulheres - passaram 31 e NENHUMA deu bom dia.

(…) Meninas... a inveja não mata, mas definha... e Bom Dia é o mínimo da boa educação nos dias de hoje. Vocês é que sabem... mas, nós mulheres ganharíamos muito mais se soubéssemos ser mais fãs umas das outras”.

E para fechar em beleza, aterro no blog O amor é um lugar estranho onde Kitty Fane

Elogia um post do blog Alfaiata Lisboeta para depois dizer: “precisamos de mais bloggers que escrevam estas coisinhas assim tão simples e ao mesmo tempo tão românticas. Estamos um bocadinho cansadas de homens que escrevem só sobre política, de homens que escrevem só piadas, de homens que só citam escritores atrás de escritores, que só falam dos filmes europeus que poucos viram (…). Precisamos de acreditar que afinal ainda há homens românticos que escrevem estas coisas bonitas”.

Em 3 blogues, a mesma ideia base: cansaço. A mulher cansada com o excesso da palavra depressão, a mulher cansada pela falta de um “bom dia” inspirador, a mulher cansada de ler as mesmas coisas e não ler o que quer ler.

Pelo mundo dos blogues noto, com frequência, este cansaço, esta nuvem cinzenta, esta falta de ar. A mesma que me conduz ao blog de Luís Filipe Cristovão, para fechar este voo rasante sobre um estado de espírito generalizado: “Muitas vezes pensamos que nos apetece ir existir para outro lado. Normalmente, quando no lugar onde estamos um pesado pé nos vai quebrando os ossos um a um. Tentam, à força, fazer de nós invertebrados. Nós não deixamos. E partimos”.

publicado por PRD às 03:16
link do post | comentar

PRD

Pesquisar blog

 
Estes textos são escritos para serem “falados”, ou “lidos”, pelo que não só têm algumas marca de oralidade (evidentemente, propositadas...) como é meu hábito improvisar um pouco “em cima deles” no momento em que gravo a rubrica. Também é relevante dizer que, dado tratar-se de uma “revista de blog’s” – e uma vez que os blog’s não se preocupam com a oralidade ou com a eventual citação lida dos seus textos -, tomo a liberdade de editar minimamente os textos que selecciono. Faço-o apenas para que, em rádio, não se perca a ideia do blogger pelo facto de escrever frases longas e muito entrecortadas. Da mesma forma, não reproduzo palavrões nem frases pessoalmente ofensivas, assim como evito acusações cuja possibilidade de prova é diminuta ou inexistente. Sendo uma humilde crónica de rádio, tinha ainda assim de ter alguns princípios. São estes. Quem tiver razão de queixa, não hesite!

Textos recentes

...

Blog da Semana: As Penas ...

Outra vez o casamento ent...

Em dia

Lhasa de Sela

O ritual de Cavaco

2010

Blog do Ano 2009: O Alfai...

O ano 2009 - II

O ano 2009 - I

Arquivos

Outubro 2011

Janeiro 2010

Dezembro 2009

Novembro 2009

Outubro 2009

Setembro 2009

Julho 2009

Junho 2009

Maio 2009

Abril 2009

Março 2009

Fevereiro 2009

Janeiro 2009

Dezembro 2008

Novembro 2008

Outubro 2008

Setembro 2008

Agosto 2008

Julho 2008

Junho 2008

Maio 2008

Abril 2008

Março 2008

Fevereiro 2008

Janeiro 2008

Dezembro 2007

Novembro 2007

Outubro 2007

Setembro 2007

favorito

Leituras de sábado

Declaração de voto

Seis anos já cá cantam.

Na melhor revolução cai a...

Subscrever feeds