Quinta-feira, 29 de Outubro de 2009

A Delphi - antes e depois

A blogoesfera também tem memória, e quando introduzo num motor de busca o nome Delphi, vou parar ao blog Câmara de Comuns e a um post de Paulo Ferreira em Dezembro do ano passado, 2008: “A Delphi de Ponto de Sôr já não vai fechar, as minas de Neves-Corvo e de Aljustrel também não e ficam (...) em mãos portuguesas”. O texto rematava com a frase clássica de Churchill: “Realmente "a democracia é o pior sistema, com excepção de todos os outros".

Menos de um ano depois, 15 dias passados sobre as eleições, a notícia mudou: “A fabricante norte-americana de componentes Delphi vai fechar a sua unidade em Ponte de Sor até ao final do ano, deixando cerca de 430 trabalhadores sem emprego”. Este é um drama duplo aos nossos olhos: porque é de mais uma pequena manigância politica que se trata, mas especialmente porque é de desemprego que se fala. No blog Aventar, João Paulo desabafa: “Ora cá está mais um exemplo de como o problema deste país são as pessoas que trabalham. É mais uma vez a Modernidade em pleno”. No Foguetório, Paulo Lobato nota que “No discurso da tomada de posse do XVIII Governo, o Primeiro-Ministro José Sócrates nunca mencionou a palavra Desemprego. Sendo, igualmente, verdade que aponta o emprego, a par do crescimento económico, como primeira prioridade, quero crer que o Primeiro-Ministro parece recear o vocábulo desemprego mais do que parecia recear aquando do seu anterior discurso da tomada de posse do primeiro Governo por si liderado”. Os links para a noticia sobre o encerramento da fábrica da Delphi deixam o leitor do blog a pensar...

No blog A ver o Mundo, Jorge Carreira Maia tenta ver o problema de um ponto de vista alargado: “Quarenta mil idosos passam fome em Portugal. Delphi fecha em Ponte de Sor e atira 430 pessoas para o desemprego. Certamente haverá explicações económicas para este triste panorama. As empresas estão obsoletas e fecham. As pessoas envelhecem, tornam-se obsoletas, ficam sem emprego, passam fome no ocaso da vida. Tudo isto, porém, não passa do sintoma de uma sociedade que nunca se preocupou em tornar-se mais adaptada à realidade e mais justa. A injustiça social, em Portugal, é companheira fiel da desadequação educativa, científica e tecnológica do país. Apesar de mirabolantes planos tecnológicos, planos que andamos a inventar há décadas - Sócrates não é o primeiro -, o destino, como numa tragédia grega, parece imutável”.

Enquanto tudo isto acontece e a blogoesfera se entretém com a pequena Alexandra e as surpresas do futebol, Tomás Vasques anota uma receita que vem da poderosa Alemanha: “A chanceler Angela Merkel anunciou que o seu governo (...) irá reduzir os impostos das empresas e das famílias a partir de 1 de Janeiro de 2010, medida que, de acordo com a sua perspectiva, incentiva o crescimento económico e diminui o desemprego. É uma boa notícia para os alemães”. O blogger comenta: “tenho um preconceito: sempre que um governo baixa imposto penso que o Estado está a ser bem gerido, sempre que há aumento de impostos penso, naturalmente, que o Estado está a ser mal gerido”. Por acaso, penso o mesmo...

publicado por PRD às 03:08
link do post | comentar

PRD

Pesquisar blog

 
Estes textos são escritos para serem “falados”, ou “lidos”, pelo que não só têm algumas marca de oralidade (evidentemente, propositadas...) como é meu hábito improvisar um pouco “em cima deles” no momento em que gravo a rubrica. Também é relevante dizer que, dado tratar-se de uma “revista de blog’s” – e uma vez que os blog’s não se preocupam com a oralidade ou com a eventual citação lida dos seus textos -, tomo a liberdade de editar minimamente os textos que selecciono. Faço-o apenas para que, em rádio, não se perca a ideia do blogger pelo facto de escrever frases longas e muito entrecortadas. Da mesma forma, não reproduzo palavrões nem frases pessoalmente ofensivas, assim como evito acusações cuja possibilidade de prova é diminuta ou inexistente. Sendo uma humilde crónica de rádio, tinha ainda assim de ter alguns princípios. São estes. Quem tiver razão de queixa, não hesite!

Textos recentes

...

Blog da Semana: As Penas ...

Outra vez o casamento ent...

Em dia

Lhasa de Sela

O ritual de Cavaco

2010

Blog do Ano 2009: O Alfai...

O ano 2009 - II

O ano 2009 - I

Arquivos

Outubro 2011

Janeiro 2010

Dezembro 2009

Novembro 2009

Outubro 2009

Setembro 2009

Julho 2009

Junho 2009

Maio 2009

Abril 2009

Março 2009

Fevereiro 2009

Janeiro 2009

Dezembro 2008

Novembro 2008

Outubro 2008

Setembro 2008

Agosto 2008

Julho 2008

Junho 2008

Maio 2008

Abril 2008

Março 2008

Fevereiro 2008

Janeiro 2008

Dezembro 2007

Novembro 2007

Outubro 2007

Setembro 2007

favorito

Leituras de sábado

Declaração de voto

Seis anos já cá cantam.

Na melhor revolução cai a...

Subscrever feeds