Sexta-feira, 25 de Setembro de 2009

Um balanço

Faltam então dois dias para as eleições. Hoje não falo do que eles andam para aí a falar, nem destaco um blog sobre culinária ou jardinagem, armado em independente.

Nada disso: hoje falo-vos do que observei no mundo dos blogues naquela que terá sido a mais renhida e dura campanha eleitoral desde que existe a Janela Indiscreta. A plataforma dos blogues já existia quando José Sócrates ganhou há quatro anos, mas não era seguramente a mesma coisa – nem era tão popular, nem tinha o carácter multimédia que tem hoje, nem era tão fácil e acessível.

Nessa medida, esta eleição será a primeira do tempo do blog enquanto meio de comunicação de massas. E o próprio meio reflectiu essa realidade: blogues organizados em torno de partidos e candidatos, blogues a discutir tudo e mais alguma coisa, e caixas de comentários pejadas de gente que obviamente está ligada aos partidos e a quem os partidos pedem que comentem e comentem e comentem. Um pouco como sucede nos programas de rádio de linha aberta, em que nós próprios, muitas vezes, como ouvintes, nos apercebemos quando o outro ouvinte que fala é o militante do partido B que vem dar o recado directamente da sede, também no mundo dos blogues existem os leitores/comentadores dedicados. Nesta campanha isso foi notório, especialmente na órbita dos partidos principais: PS, PSD, CDU, claro, e Bloco de Esquerda. O CDS, apesar de tudo, notou-se menos.

Num outro patamar de reflexão, o efeito de espelho que a blogoesfera criou em relação ao mundo mediático tradicional. E o espelho mostra que o Gato fedorento foi o rei da campanha, os debates foram logo a seguir, o programa Prós e Contras nunca perdeu protagonismo, e os temas mais fortes da campanha andaram sempre em torno do folhetim das escutas, de Cavaco, do Publico, da TVI e dos passados por saber de José Sócrates. Ou seja, e na mais pura observância do rigor: os blogues não foram além da reprodução da agenda mediática normal, nesse tal espelho quase perfeito – e se digo quase perfeito é porque a ser realmente perfeito, ele tinha de incluir o Benfica e as suas vitórias...

Não incluiu. O Benfica foi prejudicado na campanha...

Exceptuando este pormenor, tudo o resto que eu vi e vivi na Janela Indiscreta reflectiu, com desvios mínimos, o que ocorreu basicamente nas televisões – mantendo portanto a lógica que vinha de trás e que faz da Tv a caixinha que muda as nossas vidas. Como, curiosamente, as TV’s reflectem muito as agendas dos jornais, o que acabo por encontrar, no momento do balanço, é uma espécie de pescadinha de rabo na boca em que jornais e tv’s fazem a caminha onde os bloggers se deitam a comentar. Acrescentam? Claro que sim. Ganharam força? Sem dúvida. Mas ainda não constituem a agenda dos dias políticos.

Agenda que, a bem da verdade, foi desta vez dominada pelo Gato Fedorento. Para já, e até domingo, são os quatro gatos que ganham as eleições. Faltam dois dias para as eleições, e ao terceiro... eu volto.

 

publicado por PRD às 03:01
link do post | comentar

PRD

Pesquisar blog

 
Estes textos são escritos para serem “falados”, ou “lidos”, pelo que não só têm algumas marca de oralidade (evidentemente, propositadas...) como é meu hábito improvisar um pouco “em cima deles” no momento em que gravo a rubrica. Também é relevante dizer que, dado tratar-se de uma “revista de blog’s” – e uma vez que os blog’s não se preocupam com a oralidade ou com a eventual citação lida dos seus textos -, tomo a liberdade de editar minimamente os textos que selecciono. Faço-o apenas para que, em rádio, não se perca a ideia do blogger pelo facto de escrever frases longas e muito entrecortadas. Da mesma forma, não reproduzo palavrões nem frases pessoalmente ofensivas, assim como evito acusações cuja possibilidade de prova é diminuta ou inexistente. Sendo uma humilde crónica de rádio, tinha ainda assim de ter alguns princípios. São estes. Quem tiver razão de queixa, não hesite!

Textos recentes

...

Blog da Semana: As Penas ...

Outra vez o casamento ent...

Em dia

Lhasa de Sela

O ritual de Cavaco

2010

Blog do Ano 2009: O Alfai...

O ano 2009 - II

O ano 2009 - I

Arquivos

Outubro 2011

Janeiro 2010

Dezembro 2009

Novembro 2009

Outubro 2009

Setembro 2009

Julho 2009

Junho 2009

Maio 2009

Abril 2009

Março 2009

Fevereiro 2009

Janeiro 2009

Dezembro 2008

Novembro 2008

Outubro 2008

Setembro 2008

Agosto 2008

Julho 2008

Junho 2008

Maio 2008

Abril 2008

Março 2008

Fevereiro 2008

Janeiro 2008

Dezembro 2007

Novembro 2007

Outubro 2007

Setembro 2007

favorito

Leituras de sábado

Declaração de voto

Seis anos já cá cantam.

Na melhor revolução cai a...

Subscrever feeds